Como registrar a minha marca?



Descobriu o nome ideal para o seu negócio, mas quer aguardar um pouco antes de registrá-lo? Não perca tempo! Saiba agora mesmo como registrar a sua marca neste artigo!

 

Você criou a sua empresa, já trabalha com ela e descobriu um nome muito bom? Não perca tempo e a registre o quanto antes! Registrar a marca evita muitas dores de cabeça futuras, como ter uma outra marca com outro nome, perdê-la, ter que pagar indenizações por uso indevido de marca já registrada, mudar todo o material gráfico e muito mais.

 

Inclusive, já falamos deste assunto aqui. Embora possa parecer exagero, muitas marcas famosas tiveram que passar por processos e, algumas vezes, até mesmo mudar o seu nome por falta de registro.

 

Para evitar problemas futuros, vamos ver como registrar a sua marca? Vamos lá!

Classes de marca

Antes de iniciar o processo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), confira qual a classe da sua marca, conforme abordamos neste texto. Aproveite e confira a viabilidade do nome.

 

Essa pesquisa não só procura o mesmo nome, mas variações, letras e espaços. Se a sua marca tiver a mesma fonética de outra, ela corre um sério risco de ser indeferida.

 

Muitas vezes, nem tem tanto problema, como o chocolate Bis, da Lacta, e a moto Biz, da Honda. Isso porque estão em classes diferentes, e um consumidor não vai confundir os dois produtos quando for comprar, certo?

Papel do INPI

O INPI é responsável por receber e avaliar todos os processos de registro de marcas do nosso país. Todo o processo pode levar cerca de um ano, e somente é dono da marca quando a pessoa tiver o certificado de registro de marca. Ele deve ser renovado a cada 10 anos, sem limites de renovações.

Importância da documentação certa

Você pode registrar a sua marca como pessoa física ou jurídica. No entanto, fique atento, pois a documentação pedida é diferente para um CPF e um CNPJ. Mais a frente, você pode solicitar transferência de um CPF para CNPJ e vice-versa. No entanto, não é algo simples. Converse conosco que poderemos ajudá-lo nisso!

 

Ter uma empresa séria e confiável para acompanhar o registro da sua marca é fundamental. Ela vai acompanhar os processos, as publicações, ficar de olho nos prazos e muito mais!

 

Você sabia que é muito comum processos e marcas serem abandonados por que as pessoas não sabem o que fazer depois ou perdem os prazos? Por isso, conte conosco para registrar a sua marca!

 

Agora que você já sabe como registrar a sua marca, confira os benefícios do registro de marca!

× Como posso te ajudar?