Benefícios do registro de marca



Você já tem a empresa, o nome e o público. O que falta para você registrar a sua marca? Se ainda precisa se convencer, confira alguns benefícios do registro de marca neste artigo!

 

A marca pode ser o maior patrimônio da sua empresa. E, quando você decide não registrá-la, muitas dores de cabeça e processos judiciais podem acontecer. Sem o registro, o nome da sua marca pode ser utilizado por outros e você terá que pagar indenizações por uso indevido.

 

Registrar a sua marca não tem mistério. Pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pode ser feito por outra pessoa ou empresa como a nossa. Ela passa por algumas etapas que são: depósito, publicação, deferimento e concessão do registro.

 

Vamos conferir alguns benefícios de registrar a sua marca? Vamos juntos!

1- Uso exclusivo

Quando você registra a sua marca, você consegue protegê-la de roubos e garante o seu uso exclusivo. Um bom exemplo é o slogan de Paris Hilton: “That ‘s hot!”. Na verdade este bordão foi criado pela sua irmã, mas foi a socialite que o registrou. Tanto que, alguns anos depois, uma marca norte-americana quis usar o mesmo slogan e foi processada por ela, que ganhou a ação judicial.

2- Sem mudanças inesperadas

Quando você não registra a sua marca, você corre o risco de ter que fazer tudo de novo. Sim, se alguém rouba a sua marca e registra ela em seu lugar, sendo assim, passa a ser o novo proprietário do nome e tem direito ao seu uso exclusivo, como já vimos no tópico anterior.

 

Dessa forma, você terá que mudar logo, nome, produtos e, até mesmo conversar com os clientes, fornecedores e investidores sobre a mudança de nome, este é um processo que leva tempo, readquirir a confiança das pessoas. Até lá, com toda a certeza, você vai perder bastante dinheiro com esta troca.

3- Diferencial no mercado

A marca registrada é uma garantia de sua reputação e qualidade. Como a marca é uma das maiores propriedades de uma empresa, ela se diferencia frente aos concorrentes quando está registrada. Isso se deve ao valor e confiança dos clientes, que não vai mudar de uma hora para a outra. Desde que, é claro, a marca proteja a sua reputação frente a sociedade.

4- Licenciamento e franquias

Franquias e licenças são formas de expandir e ampliar a receita de marcas registradas. No entanto, as duas são diferentes.

 

Enquanto o licenciamento é uma autorização temporária de exploração comercial, em que os dois ganham, como se fosse um aluguel de marca, a franquia é diferente. Nela, todas as informações necessárias para montar e gerir o negócio são repassadas pela marca registrada.

 

Entendeu? No licenciamento, a marca é “emprestada” e, na franquia, uma nova loja idêntica à original é aberta, mas com outro dono. Nos dois formatos, tanto a empresa registrada quanto a outra pessoa ganham com isso.

 

Dessa forma, vimos que o registro de marca traz inúmeros benefícios à sua empresa. Com ele, a sua marca fica protegida de cópias, pirataria e todos os meios de uso ilegal, que podem acabar com a reputação da sua empresa.

 

Para as iniciantes, o registro de marca é uma proteção para garantir que o investimento em identidade visual e divulgação não será perdido. Afinal, alguma outra empresa pode registrar e reivindicar a marca.

 

 

Evite futuros problemas e entre em contato conosco! Podemos ajudar a registrar a sua marca e tirar todas as suas dúvidas! Ligue agora mesmo!

× Como posso te ajudar?