10 Marcas nacionais que estão entre as favoritas dos brasileiros



O mercado globalizado oferece à população a possibilidade de escolher entre consumir de uma empresa nacional ou global, sem restringir sua seleção às marcas que atuam no mesmo território no qual ela vive. Por conta dessa característica, é comum que entre as preferências dos brasileiros haja um maior número de marcas originárias de outros países, em detrimento das nacionais.

 

No entanto, algumas empresas brasileiras têm ganhado força e destaque entre os habitantes, seja pela qualidade de seus produtos ou serviços. Que marcas são essas? É isso o que iremos te mostrar no post de hoje!

 

Quais são as empresas brasileiras mais fortes no mercado nacional?

Um estudo realizado pela Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta da agência de publicidade WPP, apurou uma lista das empresas brasileiras mais fortes no mercado nacional.

 

Mas o que seria uma marca forte? A pesquisa considerou como tal as marcas com capacidade de crescimento em expansão, geração de valor, e com base em um pilar conhecido como Brand Strength (Força da Marca) – formado pela combinação de diferenciação e relevância.

 

Os dados se baseiam em uma pesquisa qualitativa feita com 16 mil entrevistados em 132 categorias ao longo do segundo semestre de 2021, abrangendo mais de 1.600 marcas. O resultado foi o seguinte:

 

01 – Nubank

A Nubank é uma startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros e é exemplo quando o assunto é crescimento exponencial.

 

Apesar de ter o início de suas atividades com um time enxuto em uma casa alugada na cidade de São Paulo, atualmente é uma das marcas mais queridas pelos brasileiros.

 

02 – Tramontina

A Tramontina é uma empresa metalúrgica brasileira, fundada em 1911 e sediada no município de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. Ela se destaca no mercado pela produção de itens de cozinha, principalmente por seus jogos de facas e de panelas.

 

03 – iFood

Fundada em 2011, o iFood é uma empresa de delivery de refeições que é referência na América Latina.

 

Esse é um dos exemplos de marcas que foram na contramão da crise originada pela pandemia: enquanto o faturamento de muitas empresas diminuía, o aumento do número de pedidos de refeições para consumo em casa colaborou para sua expansão.

 

04 – O Boticário

O Boticário é uma empresa de cosméticos e perfumes que se destaca entre os brasileiros, principalmente quando o assunto é presentear uma pessoa querida. Quem nunca ganhou um cosmético da marca em seu aniversário, ou até mesmo comprou para prestigiar alguém?

 

05 – Lojas Americanas

A Americanas, empresa que atua no segmento de varejo, foi fundada em 1929 com o intuito de atender um público de renda estável. Por isso, contava com preços mais baixos e até mesmo um slogan que dizia: “Nada além de 2 mil réis”.

 

Com o passar dos anos, a marca obteve um crescimento acelerado, graças à sua resiliência e capacidade de se adaptar às tendências do varejo e às necessidades dos consumidores.

 

Após essas cinco empresas em destaque no ranking elaborado pela pesquisa, estão as seguintes marcas e suas respectivas classificações:

 

  1. Magazine Luiza;
  2. Natura;
  3. Sebrae;
  4. Cacau Show;
  5. Brastemp.

 

Como essas marcas se destacaram

Os passos que levaram cada uma dessas marcas a atingir o nível de reconhecimento que possuem hoje podem ser os mais variados possíveis, sendo necessário uma análise detalhada e individual para chegar a uma conclusão precisa.

 

No entanto, algo que todas elas precisaram fazer foi o registro de marca: um passo essencial para a expansão e credibilidade do negócio, dentre outros inúmeros benefícios. Aqui no blog da Catarinense há uma série de posts a respeito do tema, onde você pode esclarecer todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!

× Como posso te ajudar?