Alguém registrou minha marca, o que fazer?



Calma, não se desespere! Confira as nossas dicas e tente reverter esta situação! Caso não consiga, damos algumas ideias para você seguir em frente! Vem com a gente?

 

Você já está com a sua empresa consolidada, clientes fixos, nome no mercado e resolve, após algum tempo, registrar a sua marca. No entanto, quando vai fazer isso, descobre que já a registraram antes de você!

 

Nossa, que pesadelo! Não é um sonho ruim, na realidade, é algo muito mais comum do que você imagina! Mas tenha calma! Você tem duas possibilidades para contornar esta situação, com o auxílio de uma assessoria especializada em registro de marcas.

 

Vamos conferir quais são estas soluções? Vamos lá!

Começar de novo

Uma das suas opções é mudar todo o material e história para outra marca e registrá-la o quanto antes. Esta é uma sugestão bem trabalhosa e cara, mas é uma das mais utilizadas.

 

Por isso, assim que pensou em sua marca, corra o quanto antes e a registre junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Além da marca registrada ser algo mais profissional e sinal de confiança para seus clientes e a sociedade em geral, você não precisa pagar tudo de novo em outra marca.

 

Inclusive, antes de registrar uma nova marca, certifique-se que a marca registrada pertence à mesma categoria que a sua. Isto é fundamental. Por exemplo, você sabia que existe mais de uma marca com o nome “Renner”? Enquanto uma comercializa roupas, a outra é especialista em tintas.

 

Quando for pesquisar a sua marca antes de registrar, fique atento às categorias. Essa dica pode evitar muitos problemas futuros.

Processo de Nulidade Administrativa (PAN)

Outra alternativa é entrar com um pedido de nulidade da marca. Você tem o prazo de 180 dias do deferimento para entrar com o pedido de nulidade da marca e revertê-la para a sua empresa junto ao INPI. Outro fator a ser considerado é provar que você usa a marca há mais tempo que a outra organização.

 

E é claro que cada caso deve ser observado de forma individual,  para que possa adequar a melhor estratégia para que essa situação possa ser revertida.

 

Por isso, antes de entrar com o processo de nulidade administrativa (PAN), entre em contato com uma assessoria especializada em registros marca, para evitar erros no processo administrativo. Se já registraram a marca há muitos anos e mesmo assim você tem a anterioridade, também é possível estudar uma estratégia para solucionar este problema.

 

Dessa forma, antes de registrar a sua marca, consulte se ela já foi registrada antes. Uma boa forma de fazer isso é através da busca de anterioridade junto ao banco de dados do INPI.

 

Outra forma de saber se a sua marca já foi registrada é entrar em contato com uma empresa especializada em registro de marcas. Ela pode pesquisar gratuitamente no site do INPI se a sua marca já está lá.

 

Como sempre estamos lembrando, não espere fazer sucesso para registrar a sua marca. Um bom exemplo disso é o grupo de axé “É o Tchan”. A princípio, o nome dele era “Gera Samba”. No entanto, eles demoraram para registrar este nome e tiveram a sua marca registrada antes por outras pessoas.

 

Não perca a sua marca! Entre em contato conosco e comece o processo de registro o quanto antes!

 

 

× Como posso te ajudar?