Global Branding: o que é? Quais as vantagens?



Já pensou na possibilidade da sua marca conquistar diversos países de maneira simultânea? É isso que oferece o Global Branding! Essa é uma estratégia de marketing global que tem por objetivo conquistar mercados internacionais.

Para saber como ele funciona, e como pode ser essencial para promover de vez o crescimento da sua empresa e a conquista de novos mercados, continue lendo e confira abaixo.

O que é Global Branding?

Também conhecido como Branding Global ou Branding Internacional, ele corresponde ao planejamento da forma como uma empresa conquista territórios internacionais. Em tradução livre, significa a gestão de marcas de forma global.

De uma forma bastante lúdica, é possível entender o conceito da seguinte maneira: imagine um explorador que chega em um novo território e o conquista, firmando a sua bandeira. É exatamente isso que a estratégia global de marketing propõe às empresas.

Em outras palavras, busca conseguir espaço e público suficiente para se manter em países que não incluem necessariamente o país de origem.

Nesse aspecto, o Global Branding estuda como entrar em novos mercados. Contudo, ele tem em mente que não basta ter seus produtos em novos locais, é necessário também apresentar proposta de valores aos consumidores com a formação da percepção sobre a sua marca.

Considere que todos os lugares possuem culturas e costumes próprios, inclusive em relação ao consumo. Ao mesmo tempo, as economias são diferentes e, por isso, a prioridade em consumir muda de grande maneira.

Enquanto em alguns lugares, por exemplo, o custo de vida e a capacidade financeira dos consumidores se limitam ao básico, em outros há espaço para compras e consumo de materiais considerados até mesmo supérfluos. Tudo isso é estudado, portanto, pelo Global Branding.

Além disso, como qualquer tipo de trabalho ou de estratégia de marketing, há necessidade de integração de equipes. O Branding estuda e coloca em prática ações que driblam as diferenças de idioma, fuso horário, e até mesmo de metodologias de trabalho.

 Atenção às legislações locais

Por fim, e não menos importante, o Global Branding também se atenta às legislações locais. Isso é imprescindível, pois existem limitações muitas vezes colocadas pelas leis dos países em relação a certos tipos de negócios e seus desenvolvimentos.

O Airbnb, por exemplo, enfrenta limitações impostas em diversas capitais européias. Nesse cenário, tem-se Paris que coloca limites de utilização de um imóvel por turistas pelo aplicativo por até 120 dias consecutivos. O mesmo ocorre com Amsterdam, com prazo de 30 dias.

Tais prazos se devem ao fato de que esse tipo de negócio estava afastando os moradores dessas cidades do centro delas. Esse processo, chamado de gentrificação, levou às limitações em diversos países. O caso mais grave se refere à Berlim, que chegou a proibir aluguéis a curto prazo pela plataforma.

Portanto, todos esses aspectos são estudados pelo Global Branding.

Quais as vantagens do Global Branding?

Agora que você já sabe como essa estratégia de marketing funciona, e quais são os seus principais aspectos, é chegado o momento de entender quais são as vantagens de adotá-la.

Afinal, o que a faz melhor que outros tipos de estratégias? Pois bem, são vários os benefícios que podem ser extraídos do uso do Global Branding.

Aumentar o alcance da marca

Primeiramente, o principal objetivo do global branding é a aumento do alcance da marca, de forma que seja possível alcançar novos mercados. 

Assim, ao aplicar essas estratégias, é possível conquistar o mercado de forma mais rápida, consolidando novos públicos consumidores.

Melhorar o valor da marca

Quando uma marca passa a ser conhecida mundialmente, ou ao menos em mais países do que naquele em que foi originalmente criada, ela também aumenta seu valor de mercado.

Encontrar mercados com carência de marcas

Encontrar mercados com carência de marcas e empresas no ramo é o sonho de qualquer organização. Essa é uma das peças-chave no processo de crescimento e consolidação internacional.

O Global Branding é capaz de auxiliar uma empresa a encontrar um local em que ainda não existe concorrência suficiente, ou mesmo alguma marca que ofereça os mesmos tipos de produtos que ela. Assim, as chances de sucesso aumentam muito!

Superar os concorrentes locais

Por fim, e certamente não menos importante, o uso da cultura e estratégias de Global Branding é crucial para que uma empresa seja capaz de não apenas fazer concorrência às organizações locais, mas também de superá-las.

Ora, é impossível não remeter ao marketing a entrada e o sucesso de uma empresa em novos mercados. Divulgar o nome e os produtos da empresa é imprescindível nessa trajetória, e é justamente isso que tais estratégias podem fazer pela instituição.

Como fazer uma estratégia para sua marca se tornar global?

Conhecidas as vantagens e as principais preocupações que as estratégias de marketing global podem oferecer à empresa, como é possível desenvolvê-las?

Em primeiro lugar, saiba que elas não são exclusivas às grandes marcas. Portanto, mesmo que você tenha uma pequena empresa, estando ela consolidada no mercado brasileiro, já torna possível adotar o Global Branding.

Então, conheça já algumas das estratégias que podem ser utilizadas na sua empresa:

Consistência e flexibilidade nas estratégias de marketing e atuação

Apesar de poder parecer contraditório, a consistência se dá no desenvolvimento da imagem, que deve ser passada pela sua empresa em qualquer lugar em que ela atue. Ao mesmo tempo, a flexibilidade se refere às adaptações feitas em razão de cada cultura e mercado local.

Mesmo tais flexibilizações precisam ser coordenadas para que a essência da organização não se perca.

Faça um planejamento global de marca

Para a aplicação da estratégia de Global Branding, é importante que a marca tenha seu planejamento estratégico, de forma que leve em consideração os seguintes pontos: 

  • Diagnóstico da empresa;
  • metas e indicadores de sucesso;
  • planos de ações conjuntas que variem apenas de acordo com a cultura local, mas que no geral demonstram alinhamento.

Estude todos os mercados que deseja conquistar

Ainda, outro ponto que não pode passar batido por uma empresa ao buscar novos mercados consumidores é conhecê-los bem. 

Os costumes de consumo, os valores praticados e demais detalhes são importantes. O mesmo ocorre em relação à postura dos locais com produtos estrangeiros. Para isso, aliás, não deixe de fazer uso das pesquisas de mercado.

Firme parcerias locais

Uma ótima forma, por fim, de colocar o Global Branding em prática, é por meio da firmação de parcerias locais. Isso nada mais é do que utilizar pequenos empreendedores, distribuidores, fornecedores, e até mesmo organizadoras de evento para trabalhar em conjunto com a sua marca.

Dessa maneira, você auxilia os negócios do país em que está adentrando e fortalece o seu, igualmente, pois o primeiro se torna um agente de divulgação.

 

Agora que você já sabe o que é Global Branding, confira o nosso artigo sobre Como fazer o registro do desenho industrial! E entenda mais sobre o assunto!

 

 

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