Rebranding significa reposicionar a imagem de uma marca. Ela é feita quando a marca possui uma percepção negativa ou precisa de uma mudança de posicionamento.
Se você já tem uma marca e não consegue vender, quer atingir um novo público-alvo ou mudar a percepção da sua marca o rebranding é ideal. Porém para realizar esse processo é necessário seguir algumas ações. Por isso, ao longo deste artigo iremos explicar o passo a passo para fazer o rebranding da sua marca.
Rebranding é um conjunto de ações que tem como objetivo ressignificar uma marca. Essas ações têm como princípio mudar a percepção do público referente a marca. No entanto, o processo de rebranding não significa que ela precisa alterar a logo ou as cores de uma marca, tudo isso vai depender do objetivo deste processo.
Uma marca envolve vários atributos e o rebranding pode alterar apenas um ou mais de um. Portanto, durante a execução o porquê dessa mudança precisa estar claro.
A readaptação de uma marca no mercado possui diferentes causas. Por exemplo, se uma empresa percebe que a sua marca não está conseguindo se comunicar de maneira adequada com o consumidor, ela precisa fazer algumas alterações.
A partir disso, podemos entender que o reposicionamento desta marca é importante para que ela continue atuando no mercado, pois caso ao contrário, ela poderá perder posição.
Para você conseguir compreender melhor a importância do rebranding podemos utilizar o caso da Skol. As propagandas da Skol utilizavam as mulheres como personagem principal, de forma sensual. O seu objetivo era mostrar que comprando a Skol, os homens iriam conseguir mulheres tão sensuais quanto as garotas propagandas.
Com o tempo, o comportamento do consumidor mudou e a partir disso os movimentos feministas se tornaram mais intensos, criticando o posicionamento da marca.
Analisando a mudança no mercado a Skol se reposicionou, criando uma propagando prol feminismo e deixando de utilizar mulheres sensuais.
Se a empresa não tivesse se posicionado ela iria perder consumidor e gerar uma percepção negativa. Por isso, o rebranding foi tão necessário para ela continuar crescendo.
Além do exemplo da Skol, existem outras marcas que fizeram o processo de rebranding. Por isso, separamos mais dois case para você conferir.
A Havaianas é uma marca famosa e bastante consumida hoje, porém nem sempre isso aconteceu dessa forma. Durante um tempo ela só atendia público de classe baixa e logo as sandálias passaram a ser pirateadas e os preços das originais estavam mais altos.
Foi então que a marca passou por um processo de rebranding. Ela criou uma linha com 40 modelos, investiu em comercial nos melhores horários e com famosos utilizando.
A marca não só passou a aumentar a suas vendas para classe mais baixa, como também despertou interesse do público de classe alta devido a presença de celebridades em suas propagandas.
O processo de rebranding pode ocorrer por diferentes motivos e, diferente das marcas que citamos, a Natura optou por essa estratégia para fortalecer os seus valores. Após uma pesquisa realizada a marca percebeu que precisava deixar mais claros os seus valores e com isso, alterou sua logo, identidade visual e buscou formas de posicionar.
A forma como você vai realizar o rebranding da sua marca se relaciona com o diagnóstico do cenário. Isso acontece porque nem sempre uma marca vai se posicionar pelo mesmo motivo, por isso o processo de mudança vai se alterar.
Portanto, a seguir separamos algumas perguntas que você precisa responder para aplicar as ações de rebranding na sua marca.
A primeira etapa para realizar um rebranding é identificar o porquê desse reposicionamento. No exemplo do caso da Skol, ela se reposicionou devido passar uma imagem negativa sobre as mulheres e precisava se adequar às mudanças do mercado.
Neste caso a marca não precisou alterar a sua identidade visual, mas apenas a forma como iria se posicionar.
Portanto, antes de pensar em como vai mudar a sua marca defina o porquê dessa mudança.
O próximo passo é compreender qual a percepção que os stakeholders – pessoas físicas e jurídicas impactados pelas ações de uma organização – têm da sua marca. Essa etapa é de suma importância, pois você precisa verificar se o que a sua empresa quer passar está alinhado com o que as pessoas acham.
Neste passo, será necessário realizar uma pesquisa qualitativa com o máximo de informações possíveis. Para a coleta desses dados ocorrer de maneira correta o processo pode ser longo, então quanto antes você buscar uma medida para mudança da marca, melhor.
A terceira etapa do processo de rebranding é definir qual percepção você deseja passar depois de reconstruir a sua marca. Nesse momento, você precisa determinar qual imagem quer que as pessoas tenham do seu negócio.
Será a partir dessa definição que as ações serão desenvolvidas, para que seja possível alcançar esse objetivo.
Os atributos de uma marca referem-se às suas características. Com isso, após responder as perguntas anteriores, o próximo passo é identificar quais atributos precisam de mudanças.
Por exemplo, se a sua marca não está conseguindo se conectar com a sua audiência, o atributo que precisa ser alterado é o tom de voz, a fim de encontrar a melhor forma de identificar com o seu público.
Se esse não for o seu caso e se o problema é o posicionamento da sua marca, logo o atributo que precisará de alterações é justamente o posicionamento. Abaixo, separamos quais são os atributos de uma marca. Veja:
Por fim, a última etapa é definir as ações que serão feitas no processo de rebranding. As ações precisam ser estabelecidas conforme as respostas de todas as alternativas anteriores.
Além disso, nessa etapa é preciso ter uma visão crítica e uma visão “fora da caixa”, para que realmente haja resultados positivos após a ação.
Agora, que você já aprendeu o que é rebranding, aproveite para conferir o nosso artigo sobre branding.