O posicionamento de marca é um termo que refere-se a uma estratégia de branding a fim de criar uma percepção positiva do consumidor alinhada com aquilo que você deseja passar.
Hoje, estabelecer essa estratégia é de suma importância para o crescimento de uma marca, não é à toa que grandes organizações possuem o seu posicionamento bem estabelecido.
Se você ainda não sabe o que é e como fazer, ao longo deste artigo iremos explicar e trazer alguns exemplos para você se inspirar. Portanto, continue acompanhando esse artigo para aprender como fazer isso.
Posicionamento de marca é uma estratégia de branding que tem como objetivo definir quais bandeiras uma marca vai abraçar e a forma como ela irá se posicionar.
Hoje, o consumidor está optando por marcas que possuem uma causa e tendem a pagar por um valor maior por elas. Desse modo, o seu objetivo é fazer com que a percepção do leitor esteja alinhada com aquilo que a sua marca espera e torná-la mais atrativa.
Um posicionamento está diretamente atrelado aos valores de uma marca. Por exemplo, se uma empresa tem como um de seus valores a sustentabilidade, ela deverá criar campanhas e se posicionar em prol ao meio ambiente para gerar essa boa percepção para o shopper.
Além disso, para investir nessa estratégia necessário entender os mínimos detalhes da buyer persona da sua marca como as suas dores, atributos, desejos, hobbies e definir a sua proposta de valor. No decorrer desse artigo iremos explicar com detalhes como fazer isso.
Uma excelente maneira de você entender melhor sobre essa estratégia é conhecendo o exemplo de posicionamento de marcas famosas. Abaixo separamos alguns cases para você acompanhar.
A Coca-Cola é um dos melhores exemplos, principalmente porque ela foi uma das primeiras a trazer a ideia de que um produto é muito mais do que um produto, pois ele é capaz de proporcionar uma boa experiência.
Fica fácil pensarmos na forma como a marca se posicionamento ao lembrarmos da famosa campanha de natal.
Nesta propaganda em nenhum momento a Coca-Cola convida o leitor a comprá-la, ela apenas mostra um delicioso jantar com família reunida e saboreando um bom refrigerante.
Essa organização busca se posicionar como uma marca capaz de gerar felicidade para o leitor, por isso ela reúne várias pessoas felizes em suas campanhas.
A Apple é uma das marcas mais caras do mundo segundo a Forbes, ocupando o primeiro lugar. Identificar o seu posicionamento também se torna fácil, quando percebemos o quanto as pessoas compram o produto não só por ele em si, mas pelo status que ele é capaz de proporcionar.
Além disso, a Apple segue a mesma ideia da Coca-Cola em suas campanhas, no qual ela só mostra as experiências que são proporcionadas ao invés de convidar o leitor a realizar uma compra.
Todo esse conjunto de estratégias faz com que ela se torne exclusiva e gere mais valor para o consumidor.
A Natura é um exemplo marca que está 100% alinhada com a riqueza natural do Brasil. Ela traz consigo um novo significado para a sustentabilidade, gerando mais valor.
Além disso, nos últimos anos a marca tem investido na humanização ficando mais próxima do shopper para a atender as suas necessidades.
É muito comum encontrarmos o Red Bull patrocinando grandes eventos esportivos porque é exatamente esse o seu posicionamento.
O seu objetivo é mostrar como a bebida é capaz de gerar mais energia e contribuir no esporte.
Hoje, além dos patrocínios, a marca está investindo em marketing de conteúdo e de influenciadoras.
Não dá para pensar em varejo e não lembrar da Amazon. Atualmente, essa empresa é conhecida mundialmente e além da inovação e tecnologia, ela traz consigo um bom posicionamento.
O grande diferencial da Amazon é garantir a entrega de produtos em curto tempo e gerar uma excelente experiência para o consumidor em seu processo de compra.
Dentro do site, a Amazon investe em botões que tornam ainda mais simples adquirir um produto. Não é atoa que com a epidemia do coronavírus as vendas na Amazon alavancaram.
Realizar um posicionamento de marca necessita de alguns passos e não se trata de uma estratégia que ocorre em curto prazo, mas sim de longo prazo. Para ajudar você nesse processo, separamos três etapas para você posicionar a sua marca.
A primeira etapa para realizar um posicionamento é definir os seus valores. Podemos entender como valores aquilo que a sua marca acredita e preza. Veja alguns exemplos:
No entanto — conforme explicamos — o posicionamento de marca está atrelado aos valores, por isso você precisa mantê-los bem definidos. Sugerimos estabelecer entre 3 a 5 valores.
O tom de voz é a forma como a sua marca vai se comunicar com a audiência e esse é um passo muito importante na hora de posicionar.
Alguns exemplos de tons de voz são:
Depois da sua definição, é importante que você mantenha esse mesmo tom de voz em todos os seus canais de comunicação, para que não haja conflito entre eles.
A última etapa é a mais importante que é criar campanhas de como a sua marca vai se posicionar.
Nesta etapa é interessante verificar um calendário sazonal a fim de observar quais datas estão alinhadas com os seus valores e podem ser aproveitadas para criar uma campanha.
Agora, aproveite para conferir o nosso artigo de como fazer uma gestão de marca!