Manual de marca: o que é e como criar um!



O manual da marca é um documento que toda empresa precisa ter para evitar erros, padronização e ainda garantir a credibilidade da marca. 

Ao longo deste artigo, iremos te explicar com mais detalhes como tudo isso funciona. Então, continue acompanhando para saber mais!

O que é um manual da marca?

Manual da marca é um documento que irá mostrar todos os elementos do branding de uma empresa como, tom de voz, cores, logos, tipografia e outros. 

É importante definir o manual da marca para manter uma padronização da instituição em todos os seus pontos de contatos.

Os pontos de contato são canais que a empresa irá utilizar para comunicar, por exemplo, lojas, redes sociais, panfletos, cartões de visitas e outros. 

Quando uma marca é padronizada ela é facilmente identificada pela a sua audiência, gerando reconhecimento. 

Além disso, o manual da marca precisa estar claro para todos os representantes de uma instituição. Então, sempre que houver a criação de alguma peça de design da empresa, o manual da marca precisará ser consultado.

Além da parte visual, o manual precisa incluir os elementos de posicionamento como, missão, visão, valores, tom de voz, canais e conteúdos. Esses objetos também são responsáveis pela representação de uma marca, por isso, precisam estar claros.

Por que é importante criar um manual?

Criar um manual da marca envolve inúmeros benefícios, além de ser de total importância para o desenvolvimento do mesmo. Ao criá-lo, é importante manter esse documento guardado, pois você irá utilizá-lo em várias situações. Abaixo separamos alguns pontos importantes na criação do manual da marca.

Mantém a padronização da marca

A realização de campanha é fundamental para o desenvolvimento de uma marca e para geração de lucro de uma empresa. Quando for necessário criar uma campanha, é importante manter uma padronização com os elementos da marca incluindo a sua identidade visual e o seu posicionamento. 

Evita erros na elaboração de campanhas

O manual da marca também possui um papel importante para a eliminação de erros e até otimização de tempo. Por exemplo, se você for contratar uma empresa terceirizada para realizar uma campanha para você, irá precisar passar todas as informações da marca para a empresa que vai elaborar.

Sem o manual, você pode acabar enviando alguma informação incorreta que vai causar erros na campanha. Já com o manual, você vai diminuir os erros além de não precisar gastar tempo explicando cada detalhe da marca.

Permite a identificação correta entre os públicos

Por fim, não podemos esquecer de citar também que o manual da marca permite a identificação com o público correto. Se uma marca possui como cores principais o laranja e o preto, por exemplo, quando o público identificar essas cores, facilmente irá associar a marca, por isso, é tão importante a sua elaboração. 

Quais elementos contém em um manual da marca?

O manual da marca é composto por todos os elementos do branding, seja ele visual ou de posicionamento. 

Se você ainda não sabe o que é branding, trata-se da gestão de uma marca, que reúne elementos que representam uma empresa e desenvolve estratégias para o seu crescimento. Abaixo, separamos os elementos presentes no branding. 

  • Cores: inclui as cores principal da marca e as complementares.
  • Logo: é o elemento que vai representar a sua empresa. Deve haver a logo principal, logo para as redes sociais e apenas o símbolo.
  • Tipografia: está relacionado a fonte que você vai utilizar na sua marca, seja no cartão de visita, redes sociais e outros. 
  • Valores: esse é um elemento referente ao posicionamento da marca, que mostra aquilo que ela acredita. Exemplo: responsabilidade, respeito, sustentabilidade, etc.
  • Tom de voz: é a forma como a marca irá se comunicar com as pessoas, podendo ser um tom de voz informal, divertido, formal, etc.

Como criar um manual da marca do zero?

Observamos nos tópicos anteriores os elementos que contém em um manual da marca, por isso, ao criá-lo, é muito importante que seja completo. Para te ajudar, separamos o passo a passo para você criar o seu.

  1. Defina o posicionamento da marca

Para começar, defina o posicionamento da sua marca, como: tom de voz, valores, missão e outros. Isso será necessário, pois te dará ideias dos próximos elementos visuais, uma vez que, estarão atrelados ao seu posicionamento.

  1. Estabeleça as cores 

Com o posicionamento pronto é hora de pensar nas cores. Cada cor possui uma representação, por isso, precisa estar alinhada com o posicionamento da marca. Por exemplo, se a sua marca quer representar natureza e sustentabilidade, pode incluir o verde. 

As cores precisam ser divididas em principais – podendo ser duas ou três – e complementares.

  1. Determine a tipografia

O próximo passo é definir a tipografia – que poderá ser mais de uma. Lembre-se que ela estará em todos os elementos visuais da sua empresa, então, opte por fontes mais simples.

  1. Crie uma logo e estabeleça sua definição

Com os principais elementos definidos, crie uma logo e a sua definição. Nesta etapa você pode contar com uma ajuda terceirizada, apresentando a sua ideia para o profissional criar para você. Quanto mais minimalista for a sua logo, mais fácil será de identificá-la depois.

  1. Inclua tudo em um documento

Com os passos anteriores feitos é hora de anexar tudo em um documento, assim criando o manual da marca. Existem algumas ferramentas gratuitas que você pode utilizar para te ajudar nesse processo, como o Canva. 

Adicione o código das cores, nome das fontes de forma clara e objetiva. É importante que todos que tiverem acesso ao manual, consigam entender as representações da marca.

  1. Registre a marca

Por fim, depois que o manual estiver pronto é importante que você registre a marca. Se ela não for registrada, você estará sujeito à plágios, cópias e perda de credibilidade. 

Então, aproveite para ler o nosso artigo sobre como registrar uma marca e realizar o seu registro!

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