O manual da marca é um documento que toda empresa precisa ter para evitar erros, padronização e ainda garantir a credibilidade da marca.
Ao longo deste artigo, iremos te explicar com mais detalhes como tudo isso funciona. Então, continue acompanhando para saber mais!
Manual da marca é um documento que irá mostrar todos os elementos do branding de uma empresa como, tom de voz, cores, logos, tipografia e outros.
É importante definir o manual da marca para manter uma padronização da instituição em todos os seus pontos de contatos.
Os pontos de contato são canais que a empresa irá utilizar para comunicar, por exemplo, lojas, redes sociais, panfletos, cartões de visitas e outros.
Quando uma marca é padronizada ela é facilmente identificada pela a sua audiência, gerando reconhecimento.
Além disso, o manual da marca precisa estar claro para todos os representantes de uma instituição. Então, sempre que houver a criação de alguma peça de design da empresa, o manual da marca precisará ser consultado.
Além da parte visual, o manual precisa incluir os elementos de posicionamento como, missão, visão, valores, tom de voz, canais e conteúdos. Esses objetos também são responsáveis pela representação de uma marca, por isso, precisam estar claros.
Criar um manual da marca envolve inúmeros benefícios, além de ser de total importância para o desenvolvimento do mesmo. Ao criá-lo, é importante manter esse documento guardado, pois você irá utilizá-lo em várias situações. Abaixo separamos alguns pontos importantes na criação do manual da marca.
A realização de campanha é fundamental para o desenvolvimento de uma marca e para geração de lucro de uma empresa. Quando for necessário criar uma campanha, é importante manter uma padronização com os elementos da marca incluindo a sua identidade visual e o seu posicionamento.
O manual da marca também possui um papel importante para a eliminação de erros e até otimização de tempo. Por exemplo, se você for contratar uma empresa terceirizada para realizar uma campanha para você, irá precisar passar todas as informações da marca para a empresa que vai elaborar.
Sem o manual, você pode acabar enviando alguma informação incorreta que vai causar erros na campanha. Já com o manual, você vai diminuir os erros além de não precisar gastar tempo explicando cada detalhe da marca.
Por fim, não podemos esquecer de citar também que o manual da marca permite a identificação com o público correto. Se uma marca possui como cores principais o laranja e o preto, por exemplo, quando o público identificar essas cores, facilmente irá associar a marca, por isso, é tão importante a sua elaboração.
O manual da marca é composto por todos os elementos do branding, seja ele visual ou de posicionamento.
Se você ainda não sabe o que é branding, trata-se da gestão de uma marca, que reúne elementos que representam uma empresa e desenvolve estratégias para o seu crescimento. Abaixo, separamos os elementos presentes no branding.
Observamos nos tópicos anteriores os elementos que contém em um manual da marca, por isso, ao criá-lo, é muito importante que seja completo. Para te ajudar, separamos o passo a passo para você criar o seu.
Para começar, defina o posicionamento da sua marca, como: tom de voz, valores, missão e outros. Isso será necessário, pois te dará ideias dos próximos elementos visuais, uma vez que, estarão atrelados ao seu posicionamento.
Com o posicionamento pronto é hora de pensar nas cores. Cada cor possui uma representação, por isso, precisa estar alinhada com o posicionamento da marca. Por exemplo, se a sua marca quer representar natureza e sustentabilidade, pode incluir o verde.
As cores precisam ser divididas em principais – podendo ser duas ou três – e complementares.
O próximo passo é definir a tipografia – que poderá ser mais de uma. Lembre-se que ela estará em todos os elementos visuais da sua empresa, então, opte por fontes mais simples.
Com os principais elementos definidos, crie uma logo e a sua definição. Nesta etapa você pode contar com uma ajuda terceirizada, apresentando a sua ideia para o profissional criar para você. Quanto mais minimalista for a sua logo, mais fácil será de identificá-la depois.
Com os passos anteriores feitos é hora de anexar tudo em um documento, assim criando o manual da marca. Existem algumas ferramentas gratuitas que você pode utilizar para te ajudar nesse processo, como o Canva.
Adicione o código das cores, nome das fontes de forma clara e objetiva. É importante que todos que tiverem acesso ao manual, consigam entender as representações da marca.
Por fim, depois que o manual estiver pronto é importante que você registre a marca. Se ela não for registrada, você estará sujeito à plágios, cópias e perda de credibilidade.
Então, aproveite para ler o nosso artigo sobre como registrar uma marca e realizar o seu registro!