O design de produtos é uma área que está em constante crescimento devido os inúmeros benefícios que ela proporciona à sociedade Além disso, ele é capaz de possibilitar não só uma identidade visual, mas a criação de um produto com design inovador e funcional.
Por isso, ao longo deste artigo iremos te explicar o que é essa área, como ela funciona e, principalmente, como proteger o seu design de cópias. Portanto, continue acompanhando esse artigo para saber mais!
O design de produtos é a criação e elaboração de um design em um objeto.
Hoje, você também encontra vários cursos de design de produtos, principalmente para a área de desenho industrial.
Além disso, essa área é mais abrangente do que apenas um design. Isso ocorre porque trata-se da elaboração de um produto que além de bonito seja funcional para o consumidor, estando diretamente entrelaçado com o UI (Design de Interface do Usuário) e UX (Experiência do Usuário).
A criação de um design se inicia em um brainstorming, produção, em seguida prototipação e testes, seguindo exatamente a linha do design thinking.
Embora não seja muito comentada, isso é muito importante para o desenvolvimento de uma marca e de empresas. Por isso, os profissionais da área precisam garantir um bom desenho e manter a segurança da sua arte.
A parte estética de um produto, por mais simples que seja, possui total importância no desenvolvimento de uma marca. Fica fácil pensar nisso se levarmos em consideração o ditado tão conhecido de que “ a primeira impressão é a que fica”.
Com isso, é muito comum as pessoas comprarem um determinado produto principalmente pela estética dele. Não é atoa que as marcas que investem muito além do próprio design do objeto, como em um bom unboxing, se diferenciam no mercado.
Além disso, um profissional desse campo precisa está sempre acompanhando as mudanças do mercado, justamente pela própria funcionalidade do objeto.
Um ótimo exemplo é o vidro de ketchup da Heinz. Com o tempo ele ganhou uma alteração, colocando a tampa para baixo. O que acontece é que quando o usuário vai colocar o ketchup no prato, não precisa bater no objeto para que ele saia, trazendo total praticidade. Portanto, podemos perceber o quanto o design de produtos também é importante para a própria experiência da sociedade em um todo.
Infelizmente criação de produtos inovadores podem ser facilmente copiados, por isso precisam de proteção. Então, com o registro do design, você evita plágio, perda de credibilidade e a garante em prática da inovação.
A proteção de um desenho industrial ou design de algum produto é feita através de uma patente.
A patente é um documento que registra e reconhece o direito de alguma invenção. Esse registro é feito através do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), mas não são todos os designs que podem incluir nesse registro. Existem algumas condições para realizá-lo e protegê-lo.
Para você entender melhor, o seu design precisa incluir em uma das condições abaixo:
O registro de patentes é um processo um tanto burocrático e nem sempre é fácil separar toda a documentação necessária e registrar pela INPI. Por isso, abaixo separamos o passo a passo de como você vai conseguir realizar o registro da criação de design e mantê-lo protegido.
O primeiro passo é escolher uma consultora de registro de marcas e patentes que vai te guiar em todo o processo. Nesta etapa, você precisa analisar com calma as opções de consultora para escolher a ideal para aquilo que você necessita.
A Catarinense Marcas e Patentes, por exemplo, mantém total transparência com os seus clientes, com mais de 25 anos de atuação no mercado, justamente para criar uma relação confiável e segura. Portanto, você pode aproveitar para saber mais dela clicando aqui.
Depois que você encontrar a consultora os próximos passos serão mais simples, já que ela te dará todo o suporte para o registro de design de produtos. A consultora irá pedir algumas documentações que são exigidas pela INPI.
Portanto, o próximo passo é encaminhar os documentos necessários para dar procedimento ao pedido.
A partir do envio você vai aguardar a análise. Nessa parte a consultora escolhida irá fazer todo o acompanhamento para você. Essa análise é realizada pela equipe da INPI para verificar se todos os documentos entregues estão corretos. Por isso, a consultora irá garantir o envio de dados justamente para passar por essa etapa de forma mais rápida e evitar gargalos.
Os dados checados são:
Por fim, é só aguardar o registro. A consultora irá te manter informado sobre o registro da patente e garantir que o seu desenho se mantenha seguro e livre de cópias. Quando o documento estiver pronto, ele terá uma durabilidade de 20 anos. Portanto, você precisa se manter atento a isso para renovar depois que esse período acabar.
Ficou alguma dúvida sobre design de produtos e como protegê-lo? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!