Ter uma marca registrada traz inúmeros benefícios para o seu negócio, além proporcionar segurança jurídica, ajuda a aumentar a credibilidade e a rentabilidade da sua organização.
Uma empresa que se preocupa com os mínimos detalhes do seu negócio e faz uma boa gestão de marca, passa a ter inúmeros benefícios a partir do seu registro.
Portanto, se você ainda está com dúvida se deve registrar ou não, neste artigo iremos explicar os principais benefícios que uma marca registrada possui com mais detalhes. Continue acompanhando para saber mais.
O registro de marca é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que protege a marca de possíveis plágios. Dessa forma, caso alguma empresa venha a copiar o seu trabalho, você terá todo direito de reivindicar e até abrir uma ação judicial.
O registro feito pelo INPI garante uma proteção nacional por 10 anos. Depois desse processo é possível expandir o seu registro para internacional, assim obtendo mais segurança em todo o mundo.
Além do mais, se você não registrar sua marca assim que criá-la poderá ocorrer de você desenvolver um projeto e depois descobrir que já existe uma empresa com o mesmo nome do seu negócio.
Isso fará com que não seja possível conseguir o seu o direito de uso e todo o projeto não poderá manter continuidade.
A marca também é um patrimônio de uma empresa e dependendo do seu desenvolvimento pode valer mais do que o seu próprio bem.
A Apple e a Coca Cola são excelentes exemplos disso. Ambas possuem o seu nome com o patrimônio de maior valor e podem ser vendidas por uma grande quantia.
Sendo assim, com a marca registrada você tem a possibilidade de desenvolvê-la e depois até vendê-la se desejar. Mas é claro, para isso precisará realizar uma estratégia de branding para fazer com que ela seja bem vista e valiosa no mercado.
Uma marca registrada também é capaz de gerar mais credibilidade no mercado.
A cada dia o consumidor está mais criterioso na hora de comprar um produto ou serviço de uma empresa. Isso porque existem muitas organizações que infelizmente deram golpe em inúmeras pessoas que acabaram manchando a imagem do mercado.
Outro fator que contribui com essa preocupação é quando empresas prometem um produto e não entregam conforme combinado, fazendo com que o consumidor tenha ainda mais cuidado na próxima compra.
No entanto, as marcas registradas são capazes de trazer mais confiança para o consumidor. Após o seu registro ela pode também utilizar o símbolo de “®” que gera mais confiança e segurança para os consumidores.
Franquear uma marca é uma excelente forma de aumentar o rendimento do seu negócio, mas um dos principais requisitos para realizar esse processo é ter ela registrada.
Em seguida, você terá segurança e poderá abrir portas para possíveis investidores. Caso opte por essa alternativa, é importante ter mais alguns cuidados além do registro da marca. Entenda como funciona esse mercado e deixe claro todos os propósitos do seu negócio para evitar ruídos entre os canais de comunicação e diferenças entre os seus pontos de contato.
O licenciamento de uma marca é a maneira de emprestar a marca para que outras pessoas utilize-a.
Um exemplo disso é a Disney, ela licencia o uso do Mickey e outros personagens, possibilitando que seja vendido produtos dos personagens no mundo inteiro.
Essa é uma oportunidade de gerar mais lucro na sua marca.
Quando uma marca é registrada ela passa a ser considerada uma propriedade. Por exemplo, ao comprar um carro ou um imóvel ele passa a ser uma propriedade sua, e com a marca isso não é diferente.
A marca registrada passa a se tornar uma propriedade porque ela também tem um valor. Além disso, em casos de falecimento ela é passada como uma propriedade para os seus herdeiros.
Conforme citamos, uma marca registrada ajuda fazer com que o cliente se sinta mais confiante em investir no seu negócio. Com isso, ela também traz a possibilidade de fidelizar os clientes e fazer com que eles se tornem defensores da sua marca.
Os defensores de uma marca são pessoas que já compraram um produto ou serviço dela, fidelizam e passaram a valorizar mais o trabalho da marca. Com base nisso, as pessoas passam a divulgá-la e defendê-la, contribuindo com o seu crescimento.
Do mesmo modo que uma marca registrada é capaz de gerar mais valor para o seu negócio, ela também melhora os valores dos seus produtos ou serviços.
O valor de um produto está diretamente atrelado ao que ele proporciona de positivo para o consumidor. Então uma empresa que se preocupa com a segurança do seu negócio e do seu cliente, é capaz de gerar mais valor para os seus produtos e serviços oferecidos, melhorando a sua percepção no mercado em um todo.
A vantagem de produtos que têm um valor agregado é que também existe a visibilidade de aumentar o seu preço. Não é à toa que muitas organizações vendem um produto por um valor mais elevado, justamente pelo que ele oferece.
Portanto, agora que você já conhece os benefícios de uma marca registrada, realize esse processo para protegê-la e ter novas oportunidades para o seu negócio. Entre em contato com o time de vendas do nosso negócio, para saber mais!