A importância do registro de marca para músicos



Fazer sucesso no meio artístico não basta! Antes de mais nada, registre o nome da sua banda ou como você é conhecido. Evite problemas futuros e registre a sua marca o quanto antes!

 

Acorda, Pedrinho e registre já a sua marca! Sucesso da banda Jovem Dionísio, a música “Acorda Pedrinho” é reconhecida dentro e fora de nosso país. Mas e se existissem duas bandas com o mesmo nome no Brasil? Já pensou, uma outra banda recebendo o mérito da sua música?

 

Por exemplo, poderia existir uma outra banda Jovem Dionísio, no entanto, que tocasse música erudita. Imagine a confusão de, em uma apresentação alguém pedisse que ela tocasse “Acorda, Pedrinho”. Não seria bom, certo?

 

Para evitar este e muitos outros problemas, vamos ajudá-lo a registrar a marca do seu nome artístico ou da sua banda! Entretanto, antes disso, recordaremos alguns benefícios do registro de marca. Vamos lá?

Proteção do nome

Quando você registra a sua marca, assegura a segurança do seu nome. Já pensou, você faz sucesso com a sua música e uma pessoa mal intencionada registra a marca antes de você?

 

Além de todo o processo jurídico e burocrático para mudar de nome e voltar a ser reconhecido pelos fãs, o seu sucesso será, pelo menos momentaneamente, ofuscado pelo escândalo. No entanto, se registrar, você deve usar a sua marca na forma originalmente concedida, senão podem entrar com o processo de caducidade e tomá-la de você.

Direito de exclusividade

Poucas pessoas sabem, mas nomes artísticos e nomes de bandas são marcas. Por isso, devem ser registradas. Quando você registra a sua marca, fica protegido por lei e, caso alguém de má fé se utilize de seu nome artístico ou de banda, você terá garantia de segurança perante à justiça.

 

Com a sua marca registrada, você impede que outros comercializem ou façam uso ilícito de sua música. Dessa forma, você não terá problemas de outras pessoas usarem a sua marca no cenário artístico.

Imagem consolidada

Ter a marca registrada passa credibilidade e profissionalismo a sua marca. Principalmente para artistas iniciantes, é fundamental começar bem a sua carreira, sem correr riscos desnecessários.

 

Uma marca forte e um marketing bem feito são excelentes aliados para ter reconhecimento no mundo artístico. Se você já tem um nome forte, não perca mais tempo e faça o seu registro antes que outra pessoa o faça antes!

 

 

“Ah, mas as pessoas que me acompanham e são meus fãs, me conhecem, não tem perigo!”, você vai dizer. Será que realmente não tem perigo? Algumas empresas tiveram muitos problemas com registros de suas marcas, como você pode ver aqui.

 

Se ainda não está convencido, vamos a um caso real. A banda Jota Quest, por exemplo, tinha planos de começar com o nome J. Quest. Inspirada pelo desenho animado Jonny Quest, a banda foi registrar o seu nome, lá em 1995.

 

Para a sua surpresa, a empresa americana Hanna-Barbera, produtora do desenho, entrou com uma oposição. De acordo com ela, o nome da banda poderia ter conflito com o nome do desenho. Para evitar processos, a banda mineira se tornou Jota Quest.

 

 

Agora que você já sabe como é importante músicos/cantores registrarem a sua marca, vamos conversar? Entre em contato conosco agora mesmo!

× Como posso te ajudar?