No início de 2019 foi ao ar uma notícia inesperada que abalaria tanto os fãs da apresentadora Xuxa, quanto ela mesma: a rede de TV Globo não havia renovado o registro da marca “Xou da Xuxa” após utilizar esse nome para a apresentação do programa durante 33 anos. A revelação foi feita ao vivo pelo colunista Alessandro Lo-bianco durante o programa “A Tarde é Sua”.
Por que essa notícia impactou tanta gente?
O motivo da surpresa se deve ao fato do sucesso que o programa fez nas décadas de 1980 e 1990. Naquela época, a emissora Globo possuía a maior audiência no país e a televisão funcionava como uma espécie de babá para os pais, fatores que contribuíram para a fama do Xou da Xuxa.
Logo após sua estreia, Xuxa Meneghel passou a ser conhecida como “rainha dos baixinhos” e até os dias atuais faz parte das lembranças de toda uma geração que cresceu em frente à TV.
Outro fator que colaborou para que o programa se fixasse no imaginário dessa galera era seu formato inovador: a apresentadora iniciava as manhãs descendo de uma nave, sempre utilizando roupas coloridas e “xuxinhas” no cabelo. Esse formato fez tanto sucesso que foi replicado em diversos países mundo afora, como Argentina, Espanha e Estado Unidos.
Percebendo a relevância que o Xou possuía entre seus telespectadores fica mais fácil de entender por que a notícia divulgada em 2019 chocou tanta gente, não é mesmo?
O direito da Globo sobre o Xou da Xuxa
A emissora havia realizado o registro de marca do Xou junto ao INPI, no entanto, não havia feito as devidas renovações desde 2016. Afinal, não é porque ela realizou o registro uma vez que possui os direitos sobre a marca para sempre. Por que não? Vamos entender mais a fundo.
O registro de marca é responsável por formalizar a proteção de uma determinada marca, ou seja, ela é semelhante à escritura de um imóvel. O pedido deve ser feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e possui validade de 10 anos, precisando ser renovado após esse período.
Desfecho da história
Após descobrir que Xuxa estava utilizando o nome “Xuxa Xou” e não “Xou da Xuxa” em sua turnê, o colunista Alessandro Lo-Bianco resolveu realizar uma busca no site do INPI para conferir os registros.
Quando a notícia foi ao ar no programa da Rede TV, duas empresas desconhecidas entraram com o pedido de registro da marca. Será que a rainha dos baixinhos perderia a oportunidade de regularizar seu registro? Felizmente não, pois Xuxa já havia entrado com o pedido: assim que Alessandro descobriu o que estava acontecendo, contatou a equipe da apresentadora, que deu início às burocracias necessárias.
Mas com várias empresas solicitando o mesmo registro, você deve estar se perguntando como é decidido a qual delas será cedido o direito de uso. O processo realizado pelo INPI respeita o princípio de anterioridade, ou seja, leva em consideração o pedido protocolado há mais tempo.
O que podemos aprender com esse caso
Através dessa história ficou evidente que nem mesmo grandes marcas estão livres da renovação de seu registro junto ao INPI. Além disso, é possível perceber a importância de estar atento às datas para manter o seu Negócio regularizado e livre de problemas. Pra isso, conte com a ajuda da Catarinense Marcas e Patentes! Clique aqui para falar com um de nossos especialistas.