Muitas são as pessoas que gostariam de viajar para o futuro e descobrir como a humanidade estaria vivendo daqui há alguns anos. Será que haveria muitas tecnologias inovadoras? É provável que sim, tendo em vista o acelerado avanço de seu desenvolvimento atualmente.
Foi pensando nessa questão que Robert Zemeckis criou e dirigiu o filme “De volta para o futuro”, em 1985. Na trama, Marty e seu amigo cientista Dr. Emmett L. Brown vivem uma aventura a bordo de uma máquina do tempo. Apesar de muitas das previsões apresentadas no filme não terem se cumprido nos dias atuais, algumas delas estão presentes em nosso cotidiano e já se tornaram tão comuns que muitas vezes nem nos damos conta da inteligência que as compõem.
Um exemplo notável é o momento em que Marty McFly é demitido através de uma vídeo chamada. Na época de lançamento do filme, quando o que se tinha de mais tecnológico presente em casa eram as TV’s de tubo, quem poderia imaginar que seria possível conversar com outra pessoa através de uma tela em tempo real, comunicando-se de maneira instantânea? Atualmente essa é uma atividade comum entre quem possui um smartphone, principalmente após a pandemia do Covid-19.
O que é a inteligência artificial?
A proposta da Inteligência Artificial (IA) é assemelhar-se o máximo possível ao intelecto humano. Através de pesquisas científicas ela utiliza símbolos computacionais para construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar e solucionar problemas.
Ameaça ou aliada?
Há quem diga que as tecnologias chegaram como uma alternativa ao trabalho humano, por exemplo, temendo que essas a substituam em um futuro próximo. No entanto, é notável que ela existe para aprimorar as tarefas desempenhadas por nós, como nossa aliada. E se você possui uma marca essa ideia pode ficar muito mais clara pra você com o que iremos mostrar a seguir.
Como a IA pode ajudar as marcas?
Muitos empreendedores que enxergam esse avanço da tecnologia como algo positivo têm caminhado cada vez mais em direção a esse universo, com o intuito de acelerar seus processos.
Uma pesquisa realizada pela Morning Consult, empresa de tecnologia, apontou que 40% das empresas brasileiras já fazem uso de IA. Entre os usos estão a realidade aumentada, computação gráfica, uso de drones e, principalmente, o uso de dados.
Inteligência Artificial e análise de dados: como funciona
Um ótimo exemplo dessa forma de utilização da Inteligência Artificial são os serviços de streaming. Esse tipo de serviço avalia nossa rotina e nossos hábitos de consumo de conteúdo e, ao identificar um padrão, pressupõe que temos uma certa afinidade com aquele gênero. E é assim que a tela de sugestões para assistir se torna mais interessante para o consumidor: mostrando exatamente aquilo que ele gostaria de ver.
Estudar e compreender o seu consumidor através da análise de dados obtidos pelos próprios hábitos de consumo dele é uma das melhores ferramentas da qual uma marca pode usufruir. Entregar um produto ou serviço que soluciona exatamente a dor do seu público é quase garantia de uma venda com sucesso.
Graças aos softwares oferecidos por essa tecnologia, os dados obtidos vão muito além dos dados demográficos adquiridos por pesquisas, que concentram-se somente em dados demográficos. Com ela você tem acesso a informações de extrema importância ao acessar os algoritmos que coletam hábitos, dores, expectativas e motivações de compra.
Assim, quando uma marca reconhece a importância da Inteligência Artificial e decide utilizá-la como aliada, as chances de obter resultados excepcionais em seus negócios aumentam consideravelmente, uma vez que reduz as possibilidades de erros nos projetos desenvolvidos.