Saiba tudo sobre a marca figurativa



Quantas marcas você conhece só pela imagem? Inúmeras, não é? Estas são as marcas figurativas! Vamos saber mais sobre elas? Bora lá!

 

Imagine você em um país cuja língua você não domina. Você está cansado, com fome, é noite e você não conhece nada desta terra desconhecida. De repente, uma luz no fim do túnel. Que, na realidade, é um M gigantesco, amarelo e luminoso que acena com familiaridade. A boca encheu de água? Sim, estamos falando do Mc Donald ‘s!

 

Usamos este exemplo para começar a falar da marca figurativa para mostrar a força das imagens. Se formos pensar em quantas marcas reconhecemos apenas pela imagem, iríamos perder as contas!

 

Vamos ver o que é necessário para registrar a sua marca figurativa? Vamos juntos!

O que é marca figurativa?

A marca figurativa é o sinal feito por desenho, imagem, figura e/ ou símbolo. Pode ser também uma letra ou algarismo isolado, feito de forma criativa ou fantasiosa.

 

Símbolos como o “I” que aparece nas propagandas do Itaú ou como o “C” em branco da marca Carrefour. Inclusive, com quantos anos você viu aquele “C”? Confesso que demorei um bom tempo para vê-lo, viu?

Como registrar?

Conforme já explicamos neste texto, não é difícil registrar a sua marca. No entanto, é necessário ficar atento. Como a marca figurativa é uma imagem, ou seja, o logo, se tiver mudanças ou atualizações, você pode perder a sua marca!

 

Hã, como assim? Lembra do que já explicamos sobre a caducidade da marca? Alterações na logomarca podem ser vistas como uma nova marca e, por isso, serem processadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Para evitar futuras dores de cabeça, sempre atualize o seu registro de acordo com as atualizações da marca figurativa! Este é um outro papel importante do acompanhamento de marca.

Casos especiais

Palavras compostas por letras diferentes da nossa língua, como árabe e russo, bem como ideogramas, como chinês e japonês, podem ser usadas como marcas figurativas. No entanto, elas seguem algumas especificações.

O registro será feito somente sobre a representação gráfica das letras e dos ideogramas, não sobre o seu significado. No entanto, se o requerente indicar, no processo de registro, a palavra que a imagem representa e for compreensível para o público a que se refere, a marca será registrada como marca mista.

 

 

A marca figurativa é apenas uma das formas de registro por formas de apresentação. Elas se separam por marcas nominativas, figurativas, mistas e tridimensionais.

 

Quando a imagem é acompanhada do nome, como é o caso de marcas como a Nestlé e a Adidas, ela recebe o nome de marca mista. Se é somente um nome, como a Avon, aí é uma marca nominativa.

 

A marca tridimensional é constituída do sinal aplicado ao próprio produto, como, por exemplo, o rótulo da Coca-Cola original, em vidro, a marca do Yakult e Toblerone. Dessa forma, a marca está condicionada à embalagem.

 

Agora que conhecemos as marcas figurativas, vamos relembrar as classes de marcas? Confira nosso artigo no blog!

 

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