Registro de marcas e patentes: qual a diferença e como a Catarinense pode me ajudar nisso.



O registro de marcas e patentes envolve uma burocracia mediante ao INPI. No entanto,  isso não tira a importância que tal registro  representa aos empreendedores. Através desse procedimento, é possível proteger-se e ter a garantia da marca da sua empresa.

Além de oferecer maior proteção aos empreendedores, o seu negócio também recebe mais benefícios ao realizar o registro de marcas e patentes. 

Para compreender mais sobre esse assunto, continue a leitura.

O que são registros de marcas?

Emitido pela INPI, o registro de marcas e patentes envolve um processo extremamente burocrático, mas essencial para o seu negócio. Trata-se do direito de obter uma marca e utilizá-la exclusivamente em um negócio, independentemente do meio de atuação.

Através desse procedimento, os empreendedores garantem maior proteção sobre uma marca. Assim, impedem que ela seja utilizada ou copiada por terceiros sem a devida autorização do empreendedor que realizou o registro de marcas e de patentes.

Falando de uma maneira mais didática, esse certificado é como uma escritura de um terreno, ou seja, um documento oficial. Desse modo, ele é amparado perante Leis, as quais atestam que determinada empresa é dona de uma marca.

Então, como um patrimônio, a marca que foi registrada também poderá ser vendida, doada ou, até mesmo, herdada.

Quando uma marca não é devidamente registrada, a mesma poderá ser utilizada por qualquer pessoa, o que inclui seus possíveis concorrentes. Sendo assim, os empresários não podem fazer nada a respeito disso. Isso acontece porque ela não está assegurada pelas leis.

Logo, o dono de uma marca só é aquele que realiza o registro dela.

Contudo, mesmo que o registro de marcas e  de patentes seja fundamental, o processo é ainda muito burocrático. Visto que esse processo para obter tal registro pode demorar cerca de 12 meses.

De maneira geral, quando o procedimento de registro for finalizado, a sua marca estará assegurada e,legalmente,protegida.

Vale ressaltar que esse registro de marcas e de patentes só estará assegurado em um período de 10 anos. Por conseguinte, será necessário renovar esse registro a cada 10 anos. Ainda, não há limites para essa renovação.

O que são registros de patentes?

O nome patente é definido como um documento, em que o Estado reconhece uma pessoa como a criadora, a inventora ou a aperfeiçoadora de um produto. 

E, além disso, também reconhece uma pessoa como a criadora dos processos de fabricação,isto é, quem possui os direitos sobre o seu uso.

Aliás, é fundamental destacar que o registro de marcas e de patentes não é o mesmo que os direitos autorais de algo. Esse, por sua vez, protege os proprietários de obras literárias, filmes, games, músicas, dentre outros produtos.

De maneira geral, o registro de patente diz respeito a resguardar suas invenções, aperfeiçoamentos ou criações. Por isso, é uma maneira de garantir que seus concorrentes não se apropriem de seu produto.

Logo, é essencial que você realize o registro de marcas e de patentes. A seguir, veja a forma de proceder nessa situação:

Primeiro, os patenteadores realizam o pedido para o INPI. Depois que uma análise for realizada, é possível verificar se você possui, ou não, a autorização para realizar a patente.

Abaixo, aparecem duas situações que serão consideradas durante o registro de patentes:

  • Se a intenção é uma novidade e possui uma aplicação para a indústria;
  • Se é uma nova forma ou uma disposição inovadora de algo que já existe.

Portanto, é essencial que você verifique se a sua inovação está ou não protegida por outra pessoa. Embora possa parecer algo simples, ainda existem discussões sobre o verdadeiro inventor de algo ao longo da História.

Qual é a diferença entre eles?

Mesmo que seja importante realizar o registro de marcas e de patentes, é válido ressaltar que existem diferenças entre ambos. Sendo assim, conheça quais são elas:

  • A marca registrada é conhecida como um símbolo, a qual é diferente e também serve para identificar um produto ou serviço comercializado. Já a patente serve para registrar uma invenção, por isso, é considerada como um conceito mais inovador;
  • No caso da marca registrada, é possível realizar o registro de um sinal, símbolo, desenho, imagem, logotipo e outros métodos que possuam apelo visual. Em patentes, os patenteadores irão proteger suas invenções, de qualquer tipo de campo.
  • Nas marcas registradas, é válido ressaltar que a proteção está assegurada para situações concretas, como o logotipo, slogan ou combinações de ambos. Por outro lado, a patente é considerada algo mais abstrato, sendo assim, seu registro protege ideias que são colocadas em prática;
  • Quando uma marca está registrada, outras pessoas não podem utilizá-la sem a sua autorização. Enquanto isso, a patente irá impedir que outras pessoas produzam, utilizem ou, então, vendam os seus produtos sem autorização prévia.

Como a Catarinense pode me ajudar com esse registro?

Já que entendeu a importância de realizar o registro de suas marcas e patentes, é essencial saber como alcançar mais segurança em seu negócio a partir dele.

Primeiramente, realize uma análise de todos os procedimentos burocráticos que você irá passar. Isso porque, o processo de registro de patentes e marcas envolve grandes burocracias, as quais são essenciais para garantir a segurança e não permitir que as mesmas sejam roubadas por terceiros.

Portanto, todo o procedimento abrange a apresentação de diversos documentos, os quais precisam ser informados durante esse registro.

Desse modo, uma das melhores maneiras de garantir o registro de suas marcas e patentes é com o auxílio da Catarinense. Uma vez que se trata de uma empresa especializada em realizar diversos registros, não somente esses, como outros.

Sendo assim, se o seu objetivo é garantir diferentes registros em seu negócio, contatar a Catarinense é essencial. Aliás, tal empresa  é referência nesse segmento, além de ser fundamental para garantir a segurança contra terceiros, evitando o roubo de sua marca e patente.

Além de garantir o registro de sua marca ou patente, a Catarinense também te auxilia em outros processos e na aquisição de selos. Ainda, ela também te auxilia no registro de outros meios, como o do INMETRO.

Caso queira evitar a burocracia que ocorre no registro de patente e de marca, entre em contato com a Catarinense e garanta o melhor atendimento!

Agora que você já conhece a diferença entre registro de marcas e de patentes, assim como a Catarinense pode ajudar, confira o nosso artigo: Plágio é crime! Como evitar ser plagiado fazendo o registro de sua marca? E entenda mais sobre o assunto!

× Como posso te ajudar?