Registro de marca para e-commerce



Vai criar o seu e-commerce, pensou no domínio e no nome? Então não perca tempo e registre o quanto antes! Confira as nossas dicas e veja como é fácil registrar seu comércio virtual!

 

Seja uma loja virtual ou uma nova linha de produtos para vendas online, o registro de uma marca para e-commerce é fundamental. Não se engane ao pensar que somente empresas presenciais devem registrar a sua marca! O registro deve acontecer para todas as organizações que querem evitar “futuras dores de cabeça” com a sua marca.

 

Como já explicamos anteriormente em nosso blog, registrar uma marca não é difícil. No entanto, você deve ficar atento aos prazos e à documentação necessária em cada etapa. Por isso, ter o apoio de uma assessoria de marca é essencial para ter sucesso no processo.

 

Vamos relembrar algumas fases do registro de marca? Vamos lá!

Pesquisa de nomes e classes

Antes de registrar a sua marca, você deve fazer uma pesquisa de viabilidade junto ao banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Muitas vezes, as marcas podem ter nomes semelhantes, com grafias ou atuarem em ramos distintos, por isso é muito importante pesquisar antes de começar o processo.

 

Algumas vezes, os nomes são idênticos, mas as classes diferem. Dessa forma, o seu e-commerce pode ter o mesmo nome que outra empresa. No entanto, se por exemplo a sua organização é uma confeitaria e na busca de anterioridade você encontrar uma empresa de mesmo nome, porém que atue no seguimento de comércio de calçados. Neste caso, o registro pode continuar sem problemas.

Cadastro no INPI

Feita a busca por anterioridade e a sua marca estando disponível, nós iremos juntar a documentação da sua empresa e efetuar o cadastro dela junto ao INPI.

Está tudo certo? Então é só iniciar o pedido. Embora até aqui possa parecer fácil fazer sozinho, mas tanto ao iniciar o cadastro quanto na fase de acompanhamento, é muito importante contar com um apoio de uma assessoria de marcas. Muitas vezes, prazos e descontos podem ser perdidos por falta de tempo do empreendedor. Dessa forma, podemos ajudar com o acompanhamento adequado.

Acompanhamento do processo

Esta é a etapa mais demorada e pode levar até 8 meses para a sua conclusão. Semanalmente, a Revista da Propriedade Industrial (RPI) traz notícias sobre as decisões do INPI, e toda publicação que houver no seu processo, será informado através de e-mails e ligações, você ficará por dentro de todo o andamento do seu pedido de registro.

 

Como, na maioria das vezes, você não vai ter tempo para verificar, todas as terças, as notícias sobre o seu processo, fale conosco! Estamos sempre disponíveis para instruí-lo e falar sobre as novidades de seu processo!

 

 

Lembre-se, o registro de marca aumenta a credibilidade da sua empresa e tem inúmeros benefícios. Entre eles, o de licenciar a sua marca e ser reconhecido em todo país! Pense nisso!

 

× Como posso te ajudar?