Você sabe o que é Rebranding de marca? Esse é um conceito extremamente importante no mundo empresarial e que, ao que tudo indica, será ainda mais crucial no mundo pós pandemia.
Isso se deve ao fato de que a pandemia enfrentada durante o ano de 2020 mudou não apenas a rotina das pessoas no mundo inteiro, mas também o consumo e para o que ele é voltado.
Aliás, essas mudanças não devem se limitar aos tempos de Covid-19, mas ao que tudo indica, devem refletir no futuro.
Por isso que toda empresa deve se atentar em como a pandemia influenciou a mudança no consumo, e como isso deve considerar no rebranding.
Continue lendo, então, para entender o que é isso e como as marcas devem se posicionar mediante as mudanças que a pandemia trouxe ao mercado e ao consumo.
Rebranding é um termo da língua inglesa que significa “ressignificando” e está relacionado à imagem da empresa.
Em outras palavras, um rebranding de marca corresponde à mudança da imagem de uma empresa ou mesmo do seu produto. Para isso, são traçadas estratégias que permitam à organização empresarial passar uma nova impressão ao público.
Assim, existem alguns passos que a empresa desenvolve e coloca em prática que visam influenciar o cliente de uma forma diferente, com uma postura diversa daquela apresentada até então.
Portanto, tem-se que são utilizados métodos que consideram o marketing e a psicologia mercantil a fim de que seja possível construir uma imagem pré-determinada e conduzir o público a percebê-la da maneira que se deseja.
Nesse viés, o rebranding de marca não é limitado aos fatores visuais da marca, necessariamente, podendo ser aplicado em relação a muitas questões. Dentre elas estão, por exemplo, o conceito, o foco, o nome, o logotipo, a identidade visual e a linguagem utilizada.
Tudo isso influencia na visão que o público em geral, aqui inclusos clientes, concorrentes e profissionais do mercado, enxerga a marca.
O rebranding de marca é muito importante, portanto.
Com ele é possível se reposicionar no mercado com vias de se destacar perante à concorrência e atrair um novo olhar sobre a empresa, seus produtos e serviços.
São várias as vantagens na adoção de um rebranding. Afinal, ele pode ajudar a conquistar mais consumidores para uma marca.
Ao mesmo tempo, pode ser utilizado para lidar com algum tipo de urgência causada por um mau posicionamento ou polêmica da marca, ou mesmo para se adequar aos novos tempos.
Assim, estão dentre os principais benefícios do rebranding de marca:
A pandemia mudou o modo como as pessoas vivem, exigindo o distanciamento social. Ao mesmo tempo, causou consequências econômicas, dentre elas desempregos ou queda salarial devido aos programas de suspensão contratual, por exemplo.
Portanto, os hábitos de consumo obviamente também sofreram influência. Sua alteração exige que as marcas fiquem atentas para acompanharem as mudanças e se manterem relevantes, entrando o rebranding de marca.
Segundo Paul Marsden, psicólogo de consumo da Universidade de Artes de Londres, leva em torno de 66 dias para que uma pessoa adote um novo hábito e dê continuidade a ele quando não é coagido.
A coação como a imposta por uma pandemia, então, gera reações mais rápidas e adoção de novos costumes de consumo em menos tempo.
Dentre as alterações mais latentes estão, por exemplo, o aumento da atenção à saúde e à qualidade de vida. As pessoas estão ficando mais em casa e, portanto, buscam produtos que lhes mantenham confortáveis.
Ao mesmo tempo, a fragilidade da vida que foi evidenciada pela pandemia que vitimou milhares de pessoas, fez com que houvesse uma valorização ainda maior dos produtos que promovem a saúde.
Outros pontos importantes se referem às flexibilizações na prestação de serviços, com o aumento da adoção do home office.
Isso, por sua vez, reflete até mesmo na busca de maior experiência de consumo virtual.
Embora antes da pandemia a presença de uma marca na internet era essencial, com a Covid-19 isso se tornou ainda mais importante, e é preciso rever o posicionamento da empresa na internet e nos canais que ela utiliza para se manter on-line.
O consumo responsável e consciente também foi uma das alterações visíveis.
Com menos dinheiro disponível, ou até mesmo como uma forma de resguardar economias para eventuais problemas futuros ante à instabilidade atual, as pessoas passaram a pensar mais antes de comprar.
Isso não ocorre apenas em relação à necessidade de comprar certo produto, mas também se esse produto é condizente com a produção sustentável, e se a marca demonstra cuidado com o seu capital humano.
Ora, são várias as mudanças de foco do consumidor, portanto, e isso terá continuidade. Portanto, o reposicionamento da empresa por meio de um rebranding de marca se tornou imprescindível.
Uma vez que os hábitos de consumo sofreram alterações, as marcas devem analisar se as mudanças são compatíveis com o que ela oferece.
Ao verificar a ausência de sintonia com os novos costumes dos consumidores, cabe à empresa aplicar o rebranding para se manter relevante ou conquistar de vez aquele espaço tão sonhado no mercado.
A importância de fazer um rebranding de marca, então, revela-se na possibilidade de manutenção do público consumidor e na expansão dele, conquistando novos espaços e mantendo-se relevante.
É preciso analisar como é o posicionamento da empresa hoje, se ela está presente na internet, qual a linguagem utilizada e quais os princípios defendidos.
Ao mesmo tempo, deve-se pensar no público-alvo, como ele se posiciona atualmente, e quais são as suas demandas.
A partir disso, devem ser traçadas estratégias para a empresa assumir a imagem que deseja de forma que seja compatível com as expectativas do público.
Agora que você já sabe o que é rebranding de marca para o pós pandemia, confira o nosso artigo: Como fazer um planejamento de marketing digital para a sua marca!, e entenda mais sobre o assunto!