Como obter o certificado do INMETRO para a minha empresa? 



Ter o certificado do INMETRO é muito importante para  empresas, produtos e serviços. Entretanto, para ter o certificado, são necessárias informações básicas, que ajudam a  entender o tipo de certificação, além de sua importância e como obtê-la.

Por isso, é exatamente sobre esses assuntos que falaremos: a importância do certificado do INMETRO e como consegui-lo. Confira!

O que é o INMETRO?

O INMETRO é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia , uma autarquia federal, vinculada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia.

Esse órgão foi  criado em 11 de dezembro de 1973, em substituição ao Instituto de Pesos e Medidas.

Ainda, a  principal função do INMETRO é prover a segurança de mecanismos e produtos da indústria brasileira, desse modo, busca o bem-estar e a maior produtividade.

De fato, a quantidade de serviços oferecidos pelo INMETRO é muito grande e vai desde avaliação e notas em pneus fabricados no país, em relação à aderência em pista molhada e consumo de combustível, até  diversos outros serviços.

Há serviços de calibração, metrologia e selos para produtos, por exemplo.Além disso, há também a certificação de produtos e ofícios.

O que é a certificação do INMETRO?

A certificação do INMETRO é realizada por uma terceira parte, independente, credenciada pelo INMETRO. Assim, o objetivo é avaliar a conformidade de um ou mais produtos ou serviços.

Para que um organismo independente seja creditado pelo INMETRO, significa que o órgão reconhece que o mesmo  é competente para tal avaliação, baseada nas regras preestabelecidas pelo próprio INMETRO.

Quais são os tipos de certificado do INMETRO?

Existem diferentes tipos de certificado do INMETRO. É importante frisar que o tipo depende do produto, do processo produtivo e de como são as principais características da matéria-prima utilizada.

Além disso, há também outros fatores a serem considerados e que estabelecem os diferentes modelos de certificação.Então, iremos descrever os seguintes modelos de certificação, com a respectiva descrição.

Modelo de certificação 1a e 1b 

No modelo 1a, há uma única avaliação da conformidade do objeto que   é efetuada uma única vez. Já no modelo 1b, envolve a certificação de um lote de produtos e vale somente para aquele lote específico.

Certificação modelo 2, 3, 4 e 5

Nesses tipos de certificação, há a avaliação inicial de amostras retiradas do fabricante e também avaliação de manutenção periódica, na qual ocorre a coleta da amostra do produto já no mercado.

Ainda, o objetivo desses tipos de certificação é justamente verificar se os produtos produzidos após a conformidade inicial (certificado 1 a, por exemplo) permanecem com as mesmas características, após outras produções.

Em outras palavras, se as características iniciais, avaliadas como positivas na avaliação inicial, permanecem nos produtos após um tempo determinado.

Aliás, tanto na certificação 4 e 5, há avaliação periódica do processo produtivo ou do serviço, com auditoria.

Modelo 6

Esse é o tipo de certificação que envolve auditoria de Gestão de Qualidade,no intuito de certificar de serviços e processos.

Certificação de sistemas de gestão

Os sistemas de gestão, quando certificados, demonstram o compromisso da empresa em relação às normas.

Diante disso, existem diversos sistemas de gestão de qualidade e os certificados são emitidos com base nas normas ABNT NBR ISO 9001.

Já para os sistemas de gestão ambiental, as normas seguem a série NBR ISO 14001. Além disso,  a  área de alimentos possui a norma ABNT NBR 16001, com foco na responsabilidade social das empresas.

E há também a gestão de riscos, com princípios e diretrizes, ABNT NBR ISO 31000 e ABNT NBR 27001, para Gestão de Segurança da Informação.

Há também outros sistemas de gestão com certificação, tais como os sistemas do setor automobilístico e de telecomunicações, por exemplo como a OS 9000, AVSO 94 e TL 9000,dentre outros.

Enfim, é importante perceber que essas normas de gestão têm por objetivo induzir a organização dos processos e minimizar defeitos, o que assegura a repetibilidade dos resultados obtidos, além de bons parâmetros de qualidade.

Como obter o certificado do INMETRO para minha empresa?

A primeira ação é saber se seu produto está na lista de produtos os quais a certificação é obrigatória. Portanto, é importante ter a informação correta.

Caso essa seja a situação do seu produto, há uma portaria do INMETRO específica que descreve os requisitos obrigatórios a serem seguidos pelas empresas.

Porém, existem casos nos quais a certificação é voluntária, então, a empresa define se certifica ou não o produto. Logo, isso deve ser bem avaliado, para saber se há uma norma técnica e se haverá benefícios na certificação daquele produto.

No caso de empresas, é importante cadastrar-se no Sistema de Gestão de Acesso do INMETRO, através do endereço oficial do INMETRO, e receber a delegação de competência de um representante legal ou sócio da empresa previamente habilitada no portal.

Quanto custa a certificação do INMETRO?

Isso depende muito do produto e como será o processo. Mas, em geral, a certificação varia entre R$ 6 mil até R$ 20 mil.

Por que a certificação do INMETRO é importante?

A certificação do INMETRO é importante para produtos e serviços por diversas razões. Para começar, conforme já explicado, há certificações compulsórias de determinados produtos. 

Nesses casos, não é questão de escolha: tanto a empresa que produz, caso seja uma empresa nacional, quanto a empresa que importa ou comercializa precisam dessa certificação.

No caso de serviços, ter a certificação do INMETRO em gestão demonstra o compromisso e a seriedade daquela empresa. 

Assim, demonstra aos clientes que não somente as regras e a legislação são respeitadas, como também o colaborador é bem tratado e os processos adequados.

Conclusão

Para se ter a certificação do INMETRO, deve-se, primeiro, saber se o produto da sua empresa tem certificação compulsória. Caso contrário, é importante verificar as normas técnicas e avaliar os benefícios da certificação.

Em relação às empresas, a certificação do INMETRO de uma determinada empresa mostra aos seus clientes a seriedade daquela empresa e que ela segue as boas práticas, bem como a legislação vigente.

Quando uma empresa recebe a certificação do INMETRO, pode divulgá-la aos seus clientes e fornecedores, o que certamente traz tranquilidade para quem depende dos serviços daquela empresa ou fornece a ela.

Agora que você já sabe como obter o certificado do INMETRO para sua empresa, confira o nosso artigo: Como a Catarinense Marcas pode te ajudar no registro de patente da minha marca? E entenda mais sobre o assunto!

× Como posso te ajudar?