O nome de uma marca é um elemento essencial para que uma empresa e os produtos ou serviços por ela oferecidos obtenham sucesso. Para isso, existem algumas importantes estratégias e cuidados que devem ser observados.
A escolha do nome de sua marca pode ser um procedimento complicado, pois será responsável por representar uma empresa perante o público. Ainda, possui a responsabilidade de chamar a atenção da clientela e ganhar a confiança dela.
Tamanha importância deve ser tratada com cuidado, uma vez que a escolha errada de uma identificação perante o mercado pode obstar o sucesso até das melhores idéias e mercadorias.
Ao pensarmos em produtos rapidamente, algumas marcas vêm a mente. Geralmente, são nomes fáceis de gravar e que, não raro, são utilizados como sinônimos do nome do produto pelo público.
A partir disso já é possível entender a tamanha importância que o nome escolhido para representar uma marca da empresa possui.
Isso porque a alcunha escolhida será responsável por representar uma empresa perante o público, e não apenas indicar qual produto ou serviço está sendo oferecido, mas igualmente capturar a essência da empresa e os benefícios que ela oferece ao consumidor.
O desempenho de uma empresa está completamente atrelado à marca que se escolhe, uma vez que ela também deve passar confiabilidade ao público.
O maior exemplo que se tem quanto à importância do processo de escolha do nome de sua marca diz respeito à Amazon.
Inicialmente, essa gigantesca empresa da área de tecnologia e comércio seria chamada de Cadabra. Contudo, esse nome foi substituído ante a dificuldade do público em soletrar o nome ao mesmo tempo em que ele não remetia às possibilidades oferecidas pela marca.
A escolha de um nome para representar uma marca não é tão simples, uma vez que requer cuidados específicos que podem garantir o desenvolvimento e consolidação de uma empresa perante o mercado.
Entretanto, existem algumas dicas muito práticas que podem auxiliar nesse processo criativo de desenvolvimento de um nome de representação dos produtos e serviços oferecidos perante o público e que podem fazer toda a diferença!
Em primeiro lugar, o nome de sua marca deve ser claro e sugerir o que ela é. Dessa maneira, mesmo que o consumidor se depare com um rápido anúncio, ele poderá ser capaz de identificar qual o tipo de mercadoria ou serviços que você oferece.
Quando se pensa no desenvolvimento de uma marca, deve-se ter em mente que é necessário que ela seja capaz de ser facilmente lembrada pelo cliente, ou seja, que ela se fixe à mente de forma a remeter ao produto ou serviço disponibilizado.
Para tanto, é crucial que sejam considerados nomes não demasiadamente longos ou, ainda, de difícil pronúncia ou soletração.
Muitas pessoas ainda insistem em utilizar seus sobrenomes como nomes de marca. Entretanto, é preciso considerar se ele se enquadra nos requisitos de memorização e pronúncia. Caso contrário, será improdutivo.
É claro que sendo um elemento de identificação, a marca também deverá ser única. Mas isso não significa que ela apenas deva ter um nome diferente das já existentes, mas que deva usar conceitos que as diferenciam perante ao público quanto ao que é oferecido.
Considere, por exemplo, uma marca de produtos de limpezas. Listar palavras chave que remetem à higiene, por exemplo, podem auxiliar no desenvolvimento de um nome de marca memorável, único e claro.
Ainda, é importante que o nome escolhido seja analisado quanto à possibilidade de uso com conotação negativa ou com cacofonias que podem até mesmo gerar embaraços e constrangimentos e apenas virar piada perante o público.
Além disso, deve-se fazer uma pesquisa se o nome da sua marca não possui conotações negativas ou vulgares em outras línguas, o que pode ocorrer quando sobrenomes, por exemplo, são utilizados.
Finalmente, é indispensável que o desenvolvimento do nome que representará uma marca seja analisado quanto à disponibilidade do domínio. Caso esteja disponível, então, é importante que se faça o registro.
A escolha do nome de uma marca também pode incorrer em erros comuns que podem atrapalhar o procedimento ou a obtenção de sucesso por ele.
Portanto, eles devem ser evitados e isso é possível por meio do seguimento das dicas elencadas acima. Elas obstam, por exemplo, a ocorrência de situações em que o nome passa a ter associações involuntárias e negativas ou, ainda, não soar bem.
Também, são capazes de evitar que o nome da sua marca apresente dificuldades de memorização por ser demasiadamente elaborado, grande ou mesmo complicado.
Além de seguir as dicas acima, então, veja alguns dos erros mais comuns ao desenvolver o nome e os evite!
Um dos erros que não devem ser cometidos ao escolher o nome de uma marca é optar por algum que encontre um concorrente já estabelecido e com nome similar no mercado.
Nesse sentido, por exemplo, considere novamente uma empresa de produtos de limpeza. Nesse caso, já existe uma marca chamada Brilhante, sendo contraprodutivo escolher um que se utilize de alcunha semelhante, como Brilho ou Brilhoso.
O desenvolvimento de uma marca considera seu estabelecimento no mercado e não apenas uma situação pontual e temporal. Nesse sentido, o nome de sua marca também não pode ser temporal, como no caso de seguir uma gíria ou expressão cultural passageira, por exemplo.
Por fim, é importante que antes do lançamento da marca, em si, o nome dela seja testada com uma parcela do público-alvo.
Esses testes podem ser aplicados por empresas especializadas com uma amostra de consumidores que irá demonstrar a confiabilidade e clareza que o nome transparece; e a possibilidade que teria em escolher um produto dessa marca e não de outra.
Agora que você já sabe como escolher o nome da sua marca, confira o nosso artigo sobre os Direitos Autorais! E entenda quais são os cuidados necessários!