Quando perguntamos “O que é marca?” é possível que muitas pessoas digam que marca é o mesmo que a logo de uma empresa. Não é uma resposta totalmente incorreta, mas o conceito definitivo, que engloba uma marca de sucesso vai muito além de desenhos e símbolos.
Certamente você já reparou que algumas empresas tem seu nome bastante forte no mercado e são facilmente reconhecidas e associadas aos produtos que comercializam. O fato dessas empresas se tornarem tão conhecidas popularmente não foi apenas sorte.
Para chegarem a este nível, existe um grande trabalho de gestão de marcas que estas empresas devem ser submetidas. Por isso, se você tem uma empresa e não sabe o que é uma marca e muito menos a sua importância, muito provável que ela se torne pouco conhecida.
Apesar disso, não há com o que se preocupar, pois neste artigo você poderá tirar todas as suas dúvidas a respeito do conceito de marca e ainda as conferir as dicas que separamos como criar uma marca de sucesso.
O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é uma autarquia federal com a função de proteger as propriedades industriais. Uma das suas principais atribuições é o registro de marcas.
Em suas definições sobre o que é marca temos que:
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.
Em outras palavras, a marca seria um sinal utilizado para distinguir os produtos de uma empresa dos produtos de outra empresa. Pode ser uma imagem, uma palavra, um som, ou até uma letra que faça com as pessoas associam este elemento aos produtos de uma empresa.
Além disso,uma marca é como se fosse a identidade de uma empresa, e como tal, ela precisa ser devidamente registrada para evitar que seja passível de clonagens por outras empresas.
Agora que você sabe o que é marca, separamos para você 6 passos simples de como criar uma marca de sucesso.
Antes de mais nada, o primeiro e mais essencial passo para se criar uma marca de sucesso é conhecer sobre o mercado e sobre quais são seus clientes em potencial. Isto lhe ajudará a gerar estratégias mais direcionadas.
O seu público-alvo será todas aquelas pessoas em que o seu foco de ações deve ser totalmente direcionado, pois eles possuem maior potencial de aderirem e consumirem de sua marca. Por este motivo é bastante importante que você responda as seguintes perguntas:
Sua marca será a forma como seus clientes verão os seus produtos. Por isso é importante definir quais sentimentos você quer despertar em seus públicos e qual será a sua voz.
Caso você queira transmitir uma mensagem mais séria, adote uma postura séria. Já se você quer que sua marca inspire criatividade, crie uma marca que inspira a imaginação. Isto facilita que seus público alvo se identifique com sua marca e queira consumi-la.
Um logotipo é a “cara” que sua empresa representa em todas as ocasiões. Um logotipo ideal é um desenho que pode ser facilmente reconhecido a sua marca transmitindo visibilidade e credibilidade a ela.
Quando olhamos para o símbolo da Coca-Cola ou da Nike, por exemplo, associamos imediatamente essa imagem visual ao produto que essas marcas oferecem. Isso acontece pois os logotipos dessas marcas são exclusivos e transmitem boas emoções para quem as observa.
Pense em fatores como cores, fontes, símbolos, formas, etc. Lembrando que todos devem estar em harmonia e que transmitam uma mensagem fiel a sua marca.
Outra dica importante é lembrar que simplicidade é tudo na criação de um logotipo. Muitas cores misturadas e vários símbolos, podem deixar a sua marca mais confusa e esta não é uma mensagem boa de ser transmitida.
O slogan é uma frase simples e curta que transmite o que sua marca quer passar para seus clientes. Ele deve ser feito de uma forma que sua marca seja lembrada apenas ao se expressar mensagem.
Tente escrever algo memorável de forma resumida que consiga captar a essência de sua marca.
Além de causar impacto e se fixar nas memórias das pessoas esta frase serve para iniciar um certo relacionamento com o público. Assim o slogan vai ser mais um método para fortalecer a visibilidade e credibilidade de sua marca.
Definir padrões de design auxilia quando se quer criar seus materiais de divulgação, seja para seu site, flyer, cartão de negócios, etc. Tente usar sempre um padrão de fonte, cores ou colocação do logo.
Por exemplo, quando observamos uma propaganda da Apple, podemos observar que sempre ocorre a utilização das cores brancas e padrões mais neutros e você rapidamente associa aquelas imagens aos produtos da Apple.
Este tipo de padrão é muito importante pois se você cria algo com padrões muito diferenciados, dificilmente seus clientes vão associar o seu conteúdo a sua marca.
Como sua marca representa um estilo de vida ou uma maneira de se comportar, isso deve se refletir em todas as atividades que você faz em seu trabalho. Seja no modo de atender um telefonema ou os uniformes de seus funcionários.
Sua marca precisa ter certa presença, então cuide para que tudo o que você desenvolva seja relacionada a sua mensagem.
Você pode facilmente conduzir os seus clientes a terem a percepção que você quer que eles tenham sobre sua marca. Tudo o que precisa fazer é seguir essas dicas e se empenhar bastante, e o mais importante: ter paciência e consistência!
Agora que você sabe o que é marca e como fazer com que a seu alcance o sucesso, acesse nosso guia de como patentear uma ideia!