Qual a diferença entre registro de marcas e patentes?



Você sabe qual a diferença entre registro de marcas e patentes? 

Para quem tem uma organização ou está trabalhando em um novo projeto, é muito importante entender sobre o registro de marcas para ter mais segurança e credibilidade no mercado. 

Hoje, o registro de marca é realizado pela INPI, porém, você precisa de uma empresa intermediária para realizar todo a parte burocrática para você.

Se ainda tem dúvidas sobre esse tema, não se preocupe! Ao longo deste artigo iremos explicar como funciona o registro de marcas e patentes e o passo a passo para você realizar esse processo. Vamos conferir?

O que é um registro de marcas?

Antes de entendermos qual a diferença entre registro de marcas e patentes, precisamos compreender o significado de cada um separadamente.

Então, para começar, você sabe o que é uma marca?

Marca é qualquer representação simbólica de uma empresa. Ela é importante, pois é a partir da marca que é possível identificarmos uma empresa rapidamente. 

No entanto, sempre que criamos uma marca precisamos registrá-la para manter segurança e vantagem competitiva no mercado. Isso ocorre pois se você não realizar o registro da sua marca, qualquer outra organização poderá copiá-la e aproveitar do valor da marca.

O registro da marca é realizado pela INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) com duração de até 10 anos. Mas para realizar esse processo, você precisará de uma empresa intermediária que irá cuidar de todo a burocracia de um registro para você.

O que é uma patente?

A patente é parecida com o registro de marca, mas possui algumas divergências. Então, podemos entender como patente, um documento que irá registrar e reconhecer o direito de alguma invenção que você criou. 

No entanto, é importante destacarmos que para realizar uma patente, a sua invenção precisa estar dentro de uma das categorias que são estabelecidas e seguir algumas diretrizes.

Dentre elas, podemos destacar que a sua criação precisa ser ser inovadora, possuir aplicações industriais, benéfica para a sociedade e propor melhorias em sua fabricação.

Quanto às categorias existentes, separamos elas abaixo para você entender melhor:

  • Patente de modelo de utilidade (UI): aqui se enquadra qualquer criação que esteja refazendo um objeto já inventado.
  • Patente de invenção (PI): nesta categoria se encaixa qualquer criação que jamais foi inventada.

Qual a diferença entre registro de marcas e patentes?

Conforme citamos acima, a marca é uma representação de uma empresa como por exemplo, o símbolo do nike. Se formos comprar uma camisa que estiver com um símbolo de “check” facilmente lembramos da nike.

Além da representação simbólica, há também a marca sonora que são sons que nos fazem lembrar de uma empresa. 

Empresas como Netflix, Intel, 20th Century fox, Apple possuem a sua marca sonora que são facilmente identificadas. 

Já em contrapartida, a patente é algo que você inventou e quer realizar o seu registro. Uma patente garante que ninguém mais copie aquilo que você criou, por isso, ela é realizada para segurar produtos.

Por que preciso realizar esse processo?

Embora exista uma diferença entre registro de marcas e patentes, ambas situações são importantes. Se você deixa de registrar uma marca ou uma patente, está sujeito há cópias de outras empresas.

Além disso, se uma marca não é registrada, outras empresas podem utilizar as mesmas cores que a sua instituição por exemplo, isso faz com que você perca credibilidade no mercado e consequentemente clientes. 

Como registrar uma marca ou patente na Catarinense Marcas?

Para realizar o registro de uma marca ou patente, o primeiro passo é descobrir qual registro é ideal para aquilo que você procura. Neste caso é interessante você entender um pouco mais sobre registro de marcas e patentes para realizar a escolha ideal. Você pode conferir isso nos artigos que criamos no nosso blog.

Depois desse passo, você vai precisar encontrar uma empresa especializada para realizar o registro.

A nossa equipe, Catarinense Marcas, é especializada em registro de marcas e patentes, portanto, você pode entrar em contato conosco para auxiliarmos e tirar todas as suas dúvidas. 

Assim que a empresa for escolhida é hora de dar continuidade. Nós iremos solicitar uma série de documentos que são necessários para o registro. Abaixo, separamos os principais para você se preparar:

  • cópia do Contrato Social ou inscrição de Empresário Individual;
  • número do CNPJ da empresa ou RG, CPF;
  • documentos de comprovação para a execução de determinadas atividades, como CREA, Diplomas e OAB;
  • comprovante de endereço (conta de água ou luz);
  • logotipo (caso tenha);
  • informações sobre os produtos ou serviços que serão protegidos.

Por fim, assim que todos os documentos forem entregues, é só acompanhar o processo. A parte burocrática do registro será realizada por nós, fazendo com que você fique tranquilo e não tenha nenhum tipo de complicação. 

Como saber se a Catarinense Marcas é a empresa ideal para mim?

Sempre que você vai escolher uma empresa para realizar um serviço, é importante ter alguns cuidados para evitar complicações.

Por isso, a nossa equipe gosta de deixar claro quais são as vantagens da Catarinense Marcas e porquê você deve escolher nós ao invés de outras organizações. 

Para começar, a Catarinense presta serviço de forma clara e transparente, permitindo que você possa acompanhar todo o processo. 

Além disso, contamos uma excelente infraestrutura e uma equipe composta por técnicos, contabilistas, consultores e advogados para te ajudar. 

Hoje, já atendemos mais de 7 mil clientes em todo o Brasil, com 25 anos de atuação no mercado e 22 estados atendidos. 

E se você ainda tem dúvidas sobre os serviços da Catarinenses Marcas, poderá entrar em contato conosco, para que possamos te explicar como trabalhamos e tirar todas as suas dúvidas. 

 

Portanto, se você ainda não é nosso cliente, basta clicar aqui para fazer parte e manter a sua marca segura!

× Como posso te ajudar?