Você já conhece a importância em registrar uma marca? Realizar esse processo é um passo fundamental para quem tem o negócio próprio. Afinal, assim você passa a evitar plágios e demais situações negativas que podem acontecer.
No entanto, fazer isso não é uma tarefa fácil e, por isso, muita das vezes delegar essa função para empresas especializadas pode ser a melhor alternativa. Mas para que você possa entender melhor como isso funciona, neste artigo separamos o passo a passo de como registrar a sua marca. Vamos conferir?
O registro da marca é uma maneira de você assegurar que outras empresas utilizem o nome, cores ou demais elementos da sua instituição. Essa é a única forma de evitar que haja plágio ou a presença de demais negócios concorrentes, já que com ele, ela passa a estar protegida pela legislação.
Além disso, caso a sua marca não seja registrada e haja outras empresas utilizando os mesmos elementos de comunicação da sua instituição, isso irá interferir na sua credibilidade no mercado.
Então, para registrá-la é necessário que essa atividade seja feita pela INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão responsável pelo registro.
O processo de registro é um pouco burocrático, dessa forma, empresas especializadas em assessorias de registro de marcas e patentes facilitam o seu andamento para que não haja nenhum erro durante a execução.
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O registro da marca possui inúmeras vantagens e conhecê-las é uma excelente maneira de você acabar com suas dúvidas. Então, separamos abaixo alguns de seus benefícios:
Para registrar a marca é necessário seguir alguns passos. Por isso, separamos 5 etapas para te auxiliar.
No momento de execução desse projeto você irá se deparar com várias possibilidades. Dentre elas podemos destacar o registro de Marca, Patente, Desenho Industrial, Programa de Computador e Indicação Geográfica. Por esse motivo, é interessante que você compreenda cada uma das opções para escolher a alternativa ideal ao que você procura. Para ajudar, veja a diferença entre marca e patente:
Para saber a definição das outras opções, você pode conferir mais sobre isso no site do INPI.
Conforme havíamos citado, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o responsável pelo registro, mas ao longo do andamento,você irá passar por uma série de processos burocráticos que poderão te deixar estressado e perdido.
Por esse motivo, o ideal é que você busque por uma empresa especializada em marcas e patentes, pois ela irá te guiar em toda a atividade e realizar o registro para você.
Na hora de escolher, o ideal é que você avalie os valores da empresa, os serviços que ela oferece, o tempo e o feedback de outros cliente, assim, irá garantir uma escolha justa e dentro do que você procura.
Depois que você encontrar uma empresa, será necessário pagar a taxa para o registro e a própria consultoria. A empresa irá explicar todos os valores a serem pagos e as formas de pagamento.
É hora de separar os documentos para dar andamento ao registro. A empresa em questão irá te instruir quanto aos próximos passos e também pedir alguns documentos que serão importantes para o registro. Mas para facilitar, você já pode separar eles – Os principais documentos são:
Por fim, após o envio dos documentos basta você aguardar o processo. Geralmente o acompanhamento pode durar um pouco mais de 60 dias, pois dentro desse prazo, poderá haver oposições contra o registro e possíveis exigências.
A empresa irá cuidar de todo esse processo para que você fique tranquilo e, após a aprovação, será entregue o certificado de registro com validade de 10 anos dentro da sua área de atuação. Caso você queira renova-lá, poderá fazer isso quantas vezes quiser.
Antes de finalizarmos este artigo, separamos abaixo a resposta das dúvidas mais comuns.
Não, o INPI é o único órgão responsável pelo registro de marca. Por esse motivo, mesmo que você contrate uma empresa especializada em registro, ela irá realizar esta atividade para você, porém, registrando no INPI.
É importante que seja a feita a busca de dados do INPI, para verificar se há disponibilidade de registro ou se outra instituição já tem o mesmo nome que o seu já registrado.
Chegamos ao final deste artigo e que tal você aproveitar para compartilhar ele nas suas redes sociais? Isso irá ajudar mais pessoas conhecerem a importância do registro de suas marcas!