Uma onda branca e vermelha, uma sereia branca e verde com duas caudas, uma janela. Ao pensarmos de forma descontextualizada pode parecer uma loucura imaginar que estas sejam representações de algumas das marcas mais valiosas do mundo.
1 – As marcas mais valiosas se destacam na competição
Já reparou que as marcas mais valiosas despontam em mercados altamente competitivos? Isso não é mera coincidência. Na verdade, é a partir da escolha oferecida aos consumidores que se torna possível descobrir o quanto elas significam.
As ações e campanhas de marketing mostram e evidenciam os aspectos pelos quais elas se diferenciam das demais, como qualidade, experiência do cliente e entre outros. Essas empresas buscam colocar o cliente em primeiro lugar para poder, não apenas, atender às demandas, mas criar tendências.
2 – As marcas apostam na relevância para o consumidor:
O destaque a partir da relevância só acontece quando uma marca consegue ser uma resposta às necessidades e aos desejos do seu público-alvo. E não adianta fazer isso apenas uma vez. É fundamental a renovação contínua da mensagem diante dos clientes, seja no produto ou serviço em si ou nos seus meios de produção.
Ao se tornar relevante, a marca acaba conquistando um espaço no lado emocional de seus clientes, algo que, quando trabalhado, cria e reforça a lealdade, um poderoso diferencial para conquistar e manter a fatia de mercado.
3 – Elas cumprem a promessa feita junto ao consumidor:
É extremamente reconfortante encontrar um “porto seguro”, certo? Não precisa ser um lugar, mas uma sensação de que tudo vai dar certo. Não é diferente na escolha de um produto de uma determinada marca.
As marcas mais valiosas prezam muito por essa promessa feita. Uma frustração das expectativas do cliente é mais do que apenas uma compra ruim: é uma experiência negativa, que o leva para longe do “porto seguro” prometido em seu posicionamento. Algo a se evitar a todo custo.
4 – Elas mantêm uma única e forte mensagem:
Já reparou como algumas marcas conseguem transcender a barreira de diferentes idiomas e culturas, uniformizando sua mensagem mundialmente? As adaptações às necessidades locais existem, as diferentes equipes locais também, mas o núcleo permanece inalterado.
Mágica? Não. Na verdade, isso é o resultado de uma forte e contínua estratégia de marketing, que trabalha cada ação e campanha dentro de um projeto maior de construção e gestão de marca, com objetivos muito claros, a curto, médio e longo prazo.
Estudar as marcas mais valiosas é uma lição e tanto! Por isso, continue acompanhando nossas dicas de como desenvolver a sua marca no mercado.