A inteligência artificial é chave para produtos de computação de empresas de alta tecnologia e instituições em Estados Unidos, Japão e China.
A ONU informou nesta semana que os pedidos de patentes para inovações baseadas em inteligência artificial(IA) aumentaram exponencialmente nos últimos anos, a ponto de mais da metade ter sido registrada desde 2013.
Segundo os novos dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), este aumento maciço recente indica que estas tecnologias deram um passo de gigante fora do âmbito estritamente teórico.
A inteligência artificial é um elemento-chave de muitos produtos de computação fabricados por empresas de alta tecnologia e instituições em Estados Unidos, Japão e China, incluindo telefones celulares, alto-falantes conectados e automóveis sem motorista. A inteligência artificial também pode ser utilizada em aplicações com fins militares e de saúde, entre outros.
Neste primeiro informe, intitulado “Tendências da tecnologia”, a OMPI informa que foram apresentadas cerca de 340.000 solicitações de patentes vinculadas com a inteligência artificial (IA) desde que o termo foi cunhado, em 1956, e mais da metade destas foi apresentada desde 2013.
Fonte: Revista Exame – https://bit.ly/2J2YMlI