Love Brands é o nome dado às marcas que transcendem o seu papel comercial, gerando uma conexão afetiva com seu público-alvo. Esses, por sua vez, tornam-se seus defensores. Ela não é simplesmente uma empresa interessada em vender o seu produto ou serviço: ela é uma representação dos valores e crenças com os quais uma comunidade se identifica.
As vantagens de ser uma Love Brand
Possuir esse tipo de destaque no mercado é uma vantagem e tanto, trazendo diversos benefícios para a empresa em questão, como por exemplo:
01 | Lealdade dos consumidores à marca
Para o empresário que possui uma Love Brands, a preocupação com a concorrência certamente não é algo que lhe tire o sono. Isso porque com laços fortes estabelecidos com o cliente, não é qualquer estímulo que consegue convencê-lo a optar por outra marca.
02 | Os consumidores não se apegam ao preço
Para eles, o sentimento ligado à marca é muito mais importante que o valor desembolsado. Assim, as Love Brands possuem o privilégio de praticar preços mais altos que seus concorrentes sem o receio de perder os consumidores.
03 | Os consumidores se tornam promotores da marca
Os consumidores de uma Love Brands nutrem um verdadeiro amor pela marca, falando sobre ela a todo o momento, mostrando seus benefícios e compartilhando suas ações.
Com essa atitude, as marcas acabam sendo promovidas de maneira totalmente espontânea por seu público, simplesmente graças à experiência de satisfação que promoveram.
As marcas mais amadas pelos brasileiros em 2022
Uma pesquisa realizada pela 4º edição do Net Love Score, divulgado pela Ecglobal, revelou o top 10 das marcas mais queridas pelos consumidores brasileiros em 2022:
Como se tornar uma Love Brand
Agora que você já sabe quais as vantagens em conquistar esse status perante ao mercado, que tal conferir algumas estratégias que podem ajudar a sua marca a se elevar a esse nível?
01 | Tenha uma personalidade de marca bem definida
Algo essencial para as marcas de sucesso é saber o porquê de sua existência, assumindo uma personalidade, assim como uma pessoa. Isso pode ser descoberto através da definição da missão, visão e valores desse negócio.
02 | Assuma uma responsabilidade social
Os consumidores do mercado atual esperam das marcas um posicionamento socialmente responsável. Logo, é importante que sua marca assuma um compromisso perante à sociedade que se relacione com a sua essência.
03 | Conecte-se com os fandoms
É difícil que uma marca consiga formar um fandom: geralmente esses grupos surgem por uma paixão em comum por filmes, bandas, cantores, times e etc. Portanto, uma boa estratégia para a sua marca é se aliar a eles. Marcando presença a imagem da sua marca será associada diretamente a esses fandoms.
Mas agora queremos saber: depois desse post, você ficou com vontade de escalar sua marca ao status de uma Love Brand? Provavelmente sim, tendo em vista os diversos benefícios gerados. Então, agora é hora de colocar a mão na massa e aplicar as dicas que mostramos aqui!