Certamente você conhece alguma marca que, apesar de possuir um nome, é facilmente identificada somente por um símbolo. Ao se deparar com uma pessoa utilizando um celular que contém o desenho de uma maçã mordida, que nome vem à sua mente? Se você respondeu “Apple”, isso comprova que algumas figuras desempenham um papel muito importante no reconhecimento de uma empresa.
O que são marcas figurativas
Antes de entrar nesse assunto, é necessário primeiramente entender o que é uma marca: a representação simbólica de uma entidade, composta por elementos visuais – geralmente em conjunto com um nome que a designa.
Entre os tipos de marcas existentes, temos:
01 | Marcas tridimensionais
A marca tridimensional é aquela na qual a logo exemplifica o seu formato ou a embalagem que diferencia o produto. Esse é o caso do yakult e toblerone.
02 | Marcas Nominativas
A marca nominativa é formada exclusivamente por letras e números de determinada cor, sem conter nenhuma figura em seu design. Esse é o caso da Avon, por exemplo.
03 | Marcas Figurativas
A marca figurativa é formada apenas por um símbolo, sem a presença de caracteres. Apesar de a entidade criadora dessa marca possuir um nome, no registro de marcas figurativas somente a figura recebe as devidas proteções garantidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
04 | Marcas mistas
A marca mista é a combinação entre símbolos e caracteres que representam seu nome. Com esse tipo de registro você protege tanto a identidade quanto o nome do seu negócio.
No entanto, é importante lembrar que a utilização da logo deve ser feita exatamente da maneira como ela foi registrada: caso haja qualquer alteração, por menor que seja, a proteção não estará garantida.
Como exemplos de marcas mistas temos o McDonald’s e a Adidas.
Exemplos de marcas figurativas
01 | Lacoste
Repare que nas camisetas confeccionadas pela Lacoste, não vemos o nome da marca acompanhando o famoso desenho do jacaré, mas mesmo assim identificamos logo de cara que se trata de uma peça elaborada pela empresa de René Lacoste.
02 | Nike
Quem poderia imaginar que um simples símbolo com formato semelhante à asa de uma deusa grega se tornaria algo tão inconfundível? É bem provável que nem mesmo seus criadores tenham sonhado com a possibilidade de essa figura se tornar tão característica, não é mesmo?
03 | McDonald’s
Imagine que você está em um lugar desconhecido, com fome e procurando por algo que goste para comer. Em meio a tantas marcas de restaurantes que nunca havia visto antes, você encontra uma letra M amarela formada por uma fonte inconfundível: o McDonald’s.
Muito louco pensar que uma letra utilizada corriqueiramente e em conjunto com uma cor tão simples formam uma figura tão característica, não é mesmo?
Como registrar uma marca figurativa
Apesar de esse ser um processo simples, é necessário atentar-se a alguns cuidados. Por isso, preparamos um post recheado de informações para te ajudar, que você pode conferir clicando aqui.