Toda empresa se inicia a partir de um sonho. Ideias de Negócios incríveis podem surgir das maneiras mais despretensiosas possíveis, até mesmo durante atividades do dia a dia. No entanto, caso o empresário não esteja ciente de todas as etapas necessárias para proteger esse seu novo patrimônio, o sonho pode acabar virando pesadelo.
Hoje iremos ver como algumas empresas, atualmente renomadas no mercado, precisaram mudar seu nome fantasia porque não se atentaram a um detalhe: o registro de marca.
01 | Caso da Playboy
A revista, que hoje é popularmente conhecida, já possuiu o nome de Stag Party. O que seu fundador, Hugh Hefner, não sabia era que já existia uma revista voltada ao público masculino chamada Stag Magazine.
Quase um mês antes de sua primeira publicação, Hefner recebeu uma correspondência com uma ameaça de processo por violação de marca registrada, precisando alterar o nome da revista para o que conhecemos atualmente.
02 | O caso do navegador Firefox
Ao iniciar no mercado a marca possuía o nome de Phoenix. No entanto, mudou para Firebird, no intuito de evitar conflitos com a marca Phoenix Technologies. O problema é que as alterações não iriam parar por aí, pois já existia uma outra base de dados gratuita com o mesmo nome. Foi a partir disso que o navegador passou a se chamar Firefox, como conhecemos atualmente.
Como evitar possíveis conflitos com o nome fantasia da minha marca?
Não há nada de errado em alterar o nome de uma marca, ainda mais se essa mudança for necessária para um rebranding, visando o reposicionamento da empresa no mercado. Todavia, caso essa alteração seja necessária por conta de processos judiciais, pode gerar muita dor de cabeça que poderia ser evitada!
Para impedir potenciais conflitos é de extrema importância que você realize uma busca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para saber se já existe outro negócio utilizando o mesmo nome. Na Catarinense temos uma equipe especializada que te auxiliará com a busca de anterioridade, a busca não tem custo!
O que é o registro de marca
O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Quando uma marca não é registrada, qualquer pessoa ou concorrente pode fazer uso de seu nome sem sofrer quaisquer consequências, uma vez que está não está protegida pela lei.
Você já tem em mente o nome do seu Negócio dos sonhos?
Conte com a Catarinense Marcas e Patentes para verificar se o nome escolhido está disponível, registre sua marca junto ao INPI e evite situações desagradáveis como as que foram citadas anteriormente. Afinal, acredito que você tenha percebido a importância desses dois passos, não é mesmo?