Já falamos aqui anteriormente a respeito da importância que uma logo possui na busca pela representação de uma marca diante do mercado. Nesse contexto, você já parou pra se perguntar o porquê da logomarca da BMW ser da maneira que é? E será que ela sempre foi assim ou passou por muitas alterações?
Hoje iremos abordar a história – um tanto curiosa, por sinal – do surgimento dessa famosa fabricante de carros de luxo. Caso não saiba como ela foi criada, ficará surpreso ao descobrir que foi através de uma situação negativa que ela deu a volta por cima e se estabeleceu no mercado.
Ao longo de mais de 100 anos de existência a BMW alterou seu logo um total de 6 vezes. Esse tipo de modificação é importante para ajustar alguns detalhes, mas deve haver sempre muito cuidado em não mudar radicalmente a essência da empresa. O caso que iremos abordar hoje, em específico, é um ótimo exemplo de como fazer isso.
Como a BMW Surgiu
A BMW foi fundada em 1916, no estado da Baviera, após a fusão de duas fabricantes de avião. Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, ficou decretado pelo Tratado de Versalhes que estaria proibida a fabricação de aviões no país. Essa situação fez com que a marca precisasse se reinventar para não ser obrigada a declarar falência.
Diante dessa situação, a empresa voltou para o mercado atuando na produção de carros. Com seu novo posicionamento foi desenvolvida a famosa logomarca em formato de hélice, que faz referência aos seus tempos de aviação e é composta pelas cores azul e branco, inspiradas na bandeira de seu local de origem.
A evolução da logo da BMW
Ao longo dos anos seguintes algumas modificações foram realizadas, mas sempre mantendo as duas características citadas anteriormente, que são as que melhor representam sua essência.
A primeira alteração foi responsável por mudar apenas a tonalidade da cor que compunha seu contorno e a fonte utilizada na escrita do nome. Em seguida esse delineamento foi removido e passou a constituir o design somente as cores preto, azul e branco.
As modificações seguintes não foram grandes, com exceção para duas versões escolhidas. Em uma delas a parte interior seguiu sendo composta pela hélice tradicional, enquanto seu exterior ganhou novos traços formados pelas cores azul claro, azul escuro e rosa. O outro modelo que merece destaque é o atual, onde o fundo do qual o símbolo era composto foi removido e agora se adequa à cor do veículo sobre o qual ele se encontra.
Cuidados que devem ser tomados com a alteração de uma logomarca
Esse tema abre espaço para uma importante questão que deve ser ressaltada: a necessidade de registrar logomarcas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esse órgão é responsável por garantir os direitos sobre a propriedade intelectual para a indústria, autores e empresa, possuindo extensão nacional.
Esse registro, apesar de não ser obrigatório, traz muitas vantagens para o seu negócio e previne algumas dores de cabeça desnecessárias. Assim como no registro de marca, ele garante sua utilização exclusiva e indenizações por uso indevido.
Caso você já possua sua logo registrada e esteja pensando em fazer algum ajuste na mesma, não se esqueça que é necessário realizar a atualização junto ao INPI. Para isso você pode contar com a Catarinense Marcas e Patentes, que está no mercado ao longo de 30 anos fornecendo sempre o melhor serviço para seus clientes.
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