Criei uma empresa e o nome ideal para ela, o que fazer agora? Registrar a sua marca, é claro! A falta de registro de marca pode prejudicar muito a sua organização e imagem na sociedade! Confira todos os riscos no texto a seguir!
A sua empresa é a realização de um sonho e, a marca é o maior patrimônio dela. Pense bem, você já investiu tempo, capital, logo e design. Vai perder isso tudo por não ter registrado a marca?
Claro que não! Investir tempo e dinheiro em um registro de marca é fundamental. Quer saber mais vantagens para registrar a sua marca agora mesmo? Confira a seguir alguns motivos para não ter problemas com isto…
Ah, mas outra empresa pode roubar a minha marca? Claro, você não a registrou! Para não correr riscos, certifique-se que registrou a marca no INPI e não somente na Junta Comercial. Isso é essencial para evitar futuras dores de cabeça.
Esse problema aconteceu com o Flávio Augusto, da Wise Up. Confira a história completa em nosso artigo. Em resumo, ele estava usando o nome de outra empresa. Além de pagar indenizações, ainda teve que mudar materiais, logo, banners e muito mais. Já imaginou o prejuízo?
Sem o registro de marca, a concorrência pode aproveitar para pegar seus clientes sem sofrer prejuízos com isso. Afinal, não basta registrar a marca, os produtos e serviços também têm que ser registrados em seu nome ou da sua empresa!
Lembra quando o Mc Donald ‘s registrou o milkshake de Ovomaltine e o Bob’s teve que parar de vendê-lo com esse nome? A briga teve uma repercussão enorme e os fãs se dividiram entre continuar a ir no Bob ‘s ou mudar para o Mc Donald’ s.
Mas vamos pensar: se o Bob ‘s já tinha clientes fiéis deste milkshake, porque não o registrou antes? Na realidade, o contrato de licença do uso exclusivo da marca Ovomaltine chegou ao fim em 2016 e não foi renovado. Aí o Mc Donald ‘s aproveitou a situação e lançou o item em seu cardápio.
Além de gastos com indenizações, caso a sua marca já exista, você terá que pagar por todo investimento já feito em marketing, divulgação e branding. Esses gastos não são baratos e, até readquirir a confiança dos clientes e fornecedores vai demorar um tempo.
Afinal, como eles vão saber que a marca X que eles compram e vendem há anos se tornou a marca Y? Muitas empresas preferem ficar “firmes” no mercado antes de registrar a sua marca. Não caia nessa armadilha! Quando você for registrar a sua marca pode ser tarde demais!
Como acabamos de dizer, os clientes podem desconfiar de uma mudança repentina da sua marca. Muitas pessoas possuem vínculos afetivos com as marcas que consomem e uma mudança brusca de nome pode prejudicar este relacionamento.
Outro motivo é o valor do símbolo de marca registrada junto ao nome da sua empresa. Ele demonstra perante a sociedade que a sua instituição é idônea e confiável. Dessa forma, você já entra no mercado com o pé direito, sem problemas futuros relacionados a sua marca.
Muitas vezes, as pessoas se confundem e apenas registram a sua marca na Junta Comercial. No entanto, o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou INPI é que vai garantir a exclusividade da sua marca.
Patentes também são registradas neste mesmo instituto. No entanto, não confunda marcas com patentes, cada uma tem o seu processo e tempo de vigência, como você pode conferir em nosso artigo.
Para essas e outras dúvidas, entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para ajudar!