No início do mês março, o McDonald’s entrou com um pedido para proteger a frase “Quanto mais simples melhor” (“The Simpler the Better”, no original em inglês). Mas, até agora, não há sinais dos planos sobre como a companhia usará o conceito em sua comunicação.
A expectativa acompanha o momento em que a simplificação tornou-se um tema importante para a rede de restaurantes nos últimos meses. O McDonald’s tem reduzido o número de itens exibidos no cardápio do drive-thru para, por exemplo, acelerar os pedidos. A empresa também buscou agilizar alguns passos operacionais, a fim de reduzir a complexidade e os custos.
Ao mesmo tempo, no entanto, o McDonald’s tem oferecido mais opções de personalização, como a possibilidade de adicionar diferentes molhos e coberturas para atrair os clientes em busca de sanduíches exclusivos. Adicionar o All Day Breakfast ao cardápio também acrescentou complexidade às operações, já que, agora, os restaurantes têm que preparar alguns pratos durante todo o dia.
“Nós costumamos realizar pedidos de patentes de marcas como parte do nosso negócio regular”, afirmou um porta-voz do McDonald’s ao site BurgerBusiness.com. “Neste momento, não podemos compartilhar detalhes sobre como essa marca registrada será ou não usada”.
O pedido ao United States Patent and Trademark Office mostra que a frase está em letras maiúsculas com um ponto final: “QUANTO MAIS SIMPLES MELHOR.”. O documento também destaca que a marca registrada “consiste de caracteres padrão, sem pretensão de qualquer fonte, estilo, tamanho ou cor determinados”.
(*) Por Jessica Wohl, do Advertising Age
Tradução: Amanda Boucault