Você já tem a sua empresa, está feliz e com dinheiro, para quê registrar a marca? Para evitar futuras dores de cabeça! Saiba mais sobre as vantagens de registrar a sua marca!
Em artigos anteriores, vimos o que é registro de marca e as diferenças entre marcas e patentes. Vimos também que a marca é uma forma de propriedade, em que você toma posse de um nome ou nome e imagem (logotipo) para evitar roubos e fraudes.
Para você ter uma ideia, empreendedores, antes mesmo de ter um negócio, já registram a marca. Dessa forma, se o nome da marca for universal, eles têm tempo de sobra para imaginar e consolidar o negócio, pois já têm o registro.
Muitas vezes, as pessoas acham bobagem registrar uma marca antes do sucesso do negócio. Isso pode ser perigoso, pois qualquer pessoa pode registrar a sua marca antes de você. Como ela pode ser renovada indefinidamente a cada 10 anos, algumas marcas passam de geração para geração na mesma família.
Vamos conferir algumas razões para registrar a sua marca? Vem com a gente!
Sem fazer o registro da marca, você pode usar uma já registrada e ser processado por fraude. Ou seja, mesmo que a sua empresa já esteja consolidada, registrar a marca é essencial para evitar problemas futuros.
Dessa forma, você terá direitos sobre a sua marca e poderá usá-la em todo território nacional. Outra vantagem é não correr riscos de, sem ter a sua marca registrada, outra pessoa perceber o sucesso do seu negócio e registrá-la antes de você! Já pensou, perder a sua marca por não tê-la registrado antes?
Sabe aquele ®, conhecido símbolo de marca registrada? Então, ele também traz credibilidade e reconhecimento para a sua empresa diante de seus clientes, fornecedores e concorrentes.
Assim que você registrar a sua marca, você pode usar este símbolo junto a logomarca de sua empresa. Assim, você fica como as grandes organizações, a exemplo da Apple e Microsoft, e mostra o valor da sua marca, além de qualidade e procedência indiscutíveis.
Assim que você registra a sua marca, você recebe um certificado que ela é sua propriedade. Inclusive pode servir de herança, sabia? Lembra daquelas marcas bem antigas, com selo de “desde 1800 e tanto”?
O segredo para continuar sempre na mesma família é renovar a cada dez anos. Deixe isso bem claro no seu testamento e, futuramente use também o “desde sei lá quando”. Este detalhe também agrega valor à sua marca e produto.
Outra vantagem de registrar a sua marca é abrir franquias. Desse modo, você expande seu negócio por todo país e até fora dele. No entanto, apenas marcas registradas contam com essa vantagem.
Se você tem uma empresa bem consolidada e ainda não registrou a sua marca, fique atento! Pense no tanto que você está deixando de gerar receita e expandir seus negócios!
Essa é outra vantagem de registrar a sua marca. Pense em uma empresa grande, como a Mauricio de Sousa Produções. E veja como os produtos licenciados estão por toda a parte, sem que o artista perca a propriedade da sua marca.
Os estúdios Mauricio de Sousa vão muito além de gibis. Existem fraldas, brinquedos, alimentos e muitos outros produtos licenciados pela marca. Já pensou se a sua empresa também virar sucesso, quantos produtos licenciados pode ter? Mas, para isso, a marca deve estar registrada.
Conforme você percebeu, registrar a marca é proteção para você, sua empresa e seu produto. Também evita o uso indevido de terceiros e auxilia na divulgação e publicidade.
Para vender ou ceder os direitos de uso, você também precisa registrar a sua marca. No mundo dos negócios, a cessão de direito em troca de vantagens financeiras é bem comum. Desse modo, o proprietário continua a lucrar com a marca sem precisar se desfazer dela totalmente.
Agora que você já sabe os motivos para registrar a sua marca, não perca mais tempo! Fale conosco e comece o seu processo! Temos todo o prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!