O que são marcas fracas?



Veja dicas de como criar marcas diferentes!

Existe um ditado que diz, que se você vai criar uma agência de publicidade e não consegue pensar em um nome, é melhor não abrir a agência! Afinal, como vai nomear negócios se nem o seu você consegue? Confira a seguir o que é uma marca fraca e algumas dicas para ter uma marca diferente e criativa!

 

Imagine que você tem uma loja de roupas. E, quando for criar a marca, coloca, “Loja de Roupas”. Nossa, que falta de imaginação, hein? Este é um exemplo generalizado do que chamamos de “marcas fracas”.

 

“Casa do Pão”, “Salão de Beleza”, “Rei ou Rainha…” são outros exemplos de marcas fracas. Já pensou se a Nike se chamasse “Tênis”? Geralmente, quando as marcas são fracas, o próprio INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) costuma indeferir o processo de registro de marca.

 

No entanto, como criar marcas diferentes? Vamos voltar à Nike? Ao invés de se chamar “tênis” ou “acessórios esportivos”, ela foi diferente e criativa. Afinal, qual o melhor nome para tênis esportivos do que o da deusa grega da Vitória, a deusa Niké?

 

Antes de termos algumas ideias para marcas fortes, vamos primeiro entender os tipos de marcas. Elas podem ser evocativas ou descritivas.

 

Marcas evocativas e descritivas

 

Marcas evocativas costumam ser consideradas “fracas” por terem, em seu registro de marca, algum termo que remete ao seu produto ou serviço. Cacau Show e Brasil Cacau, por exemplo, deixam bem claro serem marcas de chocolates.

 

Já as marcas descritivas são ainda mais literais. Inclusive, elas são prontamente indeferidas pelo INPI. Por exemplo, uma marca de chocolates se chamar “Chocolate” ou “Bombom”. O indeferimento não é só pela falta de criatividade, mas também por se tratar da descrição de um produto ou serviço, que inviabilizaria o registro de outras marcas.

Como criar uma marca forte

Antes de criar uma marca forte para o seu produto ou serviço, saiba que é essencial ter muita pesquisa, conversa com a equipe, brainstorms e muito mais. Dessa forma, estude bastante e pesquise bem antes de registrar a sua marca.

 

Portanto, damos algumas dicas para você criar a melhor marca para a sua organização:

 

  1. Conheça bem o seu público: saiba a sua faixa etária, preferências, gênero e hobbies para criar um nome facilmente identificável;
  2. Descubra os diferenciais da sua marca: pesquise seus concorrentes e veja onde seu produto ou serviço se diferencia. Mas atenção, preço baixo não é diferencial de marca;
  3. Crie um nome único e marcante: reúna a sua equipe e pensem em nomes curtos, impactantes, que tenham tudo a ver com a sua marca. Depois escolham os cinco melhores;
  4. Confira se nenhum dos nomes escolhidos já foi registrado: faça uma pesquisa de viabilidade junto da sua assessoria de marca e confira a unicidade do nome escolhido. Tenha sempre algum outro na “manga”, para os casos de duplicidade;
  5. Comece o processo de registro de marca: crie um logotipo, escolha bem as cores e escreva um slogan inesquecível, e inicie o pedido de registro da sua marca o quanto antes. Dessa forma, seu material não será desperdiçado e você terá uma marca forte.

 

 

Escapar das marcas fracas e criar uma marca diferente para o seu negócio não é difícil. Nós podemos te ajudar em todas as etapas. Entre em contato conosco e vamos conversar!

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