Você sabe o que é persona e como esse é um importante elemento para a constituição da sua marca? Veja aqui como desenvolver uma.
Se você tem uma empresa, quer aprofundá-la no marketing digital e conquistar mais clientes, é muito importante entender o que é persona e como desenvolvê-la.
Ela corresponde a um importante elemento que pode ajudar a sua marca a crescer ainda mais.
Dessa forma, não deixe de continuar lendo para conferir abaixo o que é esse elemento de marketing, como desenvolvê-lo e aplicá-lo na sua marca de forma satisfatória!
O conceito do que é persona está relacionado ao público-alvo de uma marca, empresa ou produto.
Assim, consideram-se características que o típico consumidor do nicho da atuação da organização possui e como ele raciocina e realiza buscas.
É a partir do desenvolvimento de uma persona, então, que podem ser desenvolvidas as peças de marketing e de publicidade voltadas à marca.
As chances de que elas alcancem sucesso e mais pessoas aumentam consideravelmente, uma vez que o desenvolvimento acontece a partir do conhecimento sobre com quem se está falando.
Nesse caso, considere, por exemplo, que a sua empresa trabalha com a venda de pacotes de viagens.
O público-alvo pode ser determinado como pessoas de classe média, que tenham entre 20 e 60 anos, e que gostem de viajar e conhecer novos lugares. A determinação é mais abrangente e pode ser considerada bastante genérica.
Já a persona corresponde a algo mais definido dentro desse panorama geral. Assim, há mais detalhes sobre quem são os indivíduos que se deseja atingir e converter em clientes.
Dentro desse mesmo exemplo, portanto, o que é persona pode ser definido como Chico, universitário de 24 anos, que sonha em conhecer o mundo e estudar fora, buscando empresas que organizem intercâmbios estudantis, por exemplo.
A riqueza de detalhes é o que diferencia o que é persona do público-alvo. É justamente esse detalhamento que permite que as campanhas sejam melhor direcionadas e alcancem mais pessoas de forma efetiva.
Estando definido o que é persona, cabe entender como ela melhora suas ações de marketing e, consequentemente, a base de consumidores da sua marca, independentemente do nicho de atuação dela.
Quando se tem uma persona definida, é possível que o conteúdo seja melhor definido, pois será desenvolvido com base em quem se pretende atingir com ele.
Além disso, o tom dele, o formato da linguagem e os tipos de atuação são pensados de forma personalizada.
Outro ponto que ressalta a importância de desenvolver um personagem para atuar como persona da sua marca, é que o foco da campanha é direcionado com maior acerto pela empresa.
Afinal, quais são as dúvidas do seu público? O que ele busca com maior freqüência? Essas são apenas algumas das questões que podem ser respondidas com maior facilidade na aplicação desse conceito.
Agora que você já sabe o que é uma persona e como ela pode auxiliar a sua marca, chegou o momento de ver como é possível criar uma para a sua empresa!
Existem vários passos que podem ser seguidos para a obtenção das informações que irão desenvolver a persona da sua empresa.
Dentre elas, estão a consideração da idade, cargo e hábitos que o seu público-alvo possui. Também deve-se considerar o estilo de vida, formas de consumo e ferramentas utilizadas para a busca de informações.
Ainda, é possível que você crie algumas perguntas para tentar entender melhor quem é a persona que se relaciona com a sua marca.
Por meio das respostas a esses questionamentos, sua empresa pode entender como o marketing deve ser direcionado para que desperte a atenção desses possíveis consumidores.
Considere, por exemplo, levantar as seguintes perguntas:
É claro que uma base consumidora pode e deve ser diversificada. No entanto, acredite: todos os nichos possuem boa parte da clientela constituída por pessoas ou empresas que resguardam características semelhantes.
São elas que poderão ser definidas com maior acerto a partir dos questionamentos acima.
Outro ponto na busca do desenvolvimento do que é a persona para a sua empresa é encontrar auxílio do próprio público.
Nesse caso, analise suas redes sociais e busque determinar quem são as pessoas que mais são ativas nas suas publicações, ou seja, que reagem a elas, realizam comentários e curtem as postagens.
A partir das informações levantadas anteriormente, é possível analisar a rede social dessas pessoas e buscar gatilhos que possam ser utilizados nas suas campanhas.
Ainda, é possível contatar esses clientes para convidá-los a responder algumas perguntas.
Elas podem se relacionar aos hábitos de consumo, ao que se procura em uma empresa e quais são as principais dúvidas sobre o assunto e o nicho de sua atuação.
Para tanto, muitas empresas se valem de abordagem pelas próprias redes sociais ou com o uso de e-mails enviados a clientes que assinam suas newsletters.
Uma boa forma de aplicação desse conceito de utilização da opinião do seu público no desenvolvimento da persona é oferecer algum tipo de benefício ao final da pesquisa.
Por exemplo, você pode ofertar um cupom de desconto para compras ou frete, assim como brindes.
Dessa maneira, existem diversas formas de desenvolver o que é persona e aplicar esse conceito de forma vitoriosa na sua empresa.
Assim, suas publicações e atuações na internet se tornam muito mais assertivas ao alcançar os indivíduos que realmente podem ser convertidos em clientes efetivos.
Agora que você já sabe o que é persona, confira o nosso artigo sobre Tipos de Plágio! E entenda mais sobre o assunto!