O poder de uma marca forte



Muitas pequenas empresas acreditam não ser necessário estabelecer uma marca para comercializar seus produtos e serviços. E embora algumas até optem por criar um logotipo, geralmente acabam por não compreender a abrangência de uma marca, acreditando que ela se resume a essa representação gráfica.

 

Mas afinal, o que é uma marca?

Uma marca é a representação simbólica de uma entidade que permite identificá-la de modo imediato. Ou seja, ela comunica o propósito e os valores de uma empresa, criando a percepção que a sociedade terá dela.

 

Damos o nome de branding ao conjunto de ações implementadas por uma marca para passar a imagem desejada ao mercado. Entre essas estratégias são pensados: o nome da sua empresa, o logotipo e também os valores e posicionamentos defendidos. Portanto, o branding é responsável pela criação de uma identidade para o seu Negócio.

 

Quando esses elementos que diferenciam o seu empreendimento dos demais são utilizados em todo o seu contexto e de maneira consistente, sua marca se torna forte.

 

Os benefícios de uma marca forte

 

  1. Credibilidade – Como você se sente ao comprar algo em uma marca onde tudo parece ter sido pensado de maneira estratégica para levar uma boa experiência ao cliente? Provavelmente bem recepcionado e com a impressão de que aquela é uma empresa séria, que se compromete a oferecer um serviço de excelência.
  2. Destaque e concorrência – Criar uma identidade alinhada ao propósito da marca e mantê-la por bons anos fará com que o seu Negócio fique na mente dos consumidores. Assim, por mais que outro estabelecimento possua um nome, logotipo ou até mesmo produto ou serviço semelhante ao oferecido por você, seu público saberá diferenciá-lo, evitando compras por engano.
  3. Humanização – Um conceito bastante abordado no marketing são os estudos de Kotler a respeito do consumidor 4.0. De maneira resumida, esse perfil de comprador – que domina o mercado atual – é caracterizado pela busca em relacionar-se com marcas humanizadas, que não se limitem à venda do produto ou serviço que oferecem.

 

Sendo assim, manter um padrão na maneira como sua empresa se apresenta é essencial para implementar a humanização. Afinal, imagine que estranho seria se a cada vez que você encontrasse uma pessoa ela apresentasse tom de voz, aparência e comportamentos diferentes.

 

Como construir uma marca consistente:

 

  • Defina o seu propósito – Qual o objetivo que sua empresa deseja atingir? Se você possui uma loja de biquínis, por exemplo, e seu intuito é somente oferecer peças de banho às consumidoras, está na hora de pensar em um propósito mais humanizado. Para isso, é preciso focar em solucionar a dor do seu cliente, como por exemplo, vender peças com o intuito de aumentar a autoestima dessas mulheres.
  • Crie uma identidade visual – Para isso você pode contratar os serviços de um designer especializado na criação de identidade. Assim, ele irá estudar sua marca, pensando em todos os elementos visuais que representem o propósito que ela deve transmitir ao público.

É nesse ponto em que entra o desenvolvimento de uma logomarca. Inclusive, é importante destacar que quanto menos alterações forem feitas ao longo dos anos, melhor. Afinal, se a cada vez que a sua logo se estabelecer na memória do cliente, você faça uma nova alteração: fica cada vez mais difícil fazê-la ser lembrada.

 

É claro que mudanças para a melhoria dessa representação são necessárias e bem vindas, mas utilize com cautela. Caso queira saber mais, possuímos alguns artigos aqui no blog a respeito de alterações em logotipos.

  • Aprimore sua comunicação – Se você já sabe qual a dor do seu cliente e como o seu produto/serviço soluciona o problema que ele possui, é hora de inserir isso no processo de comunicação. Assim, além de obter consumidores satisfeitos, essa proximidade gera fidelidade.

 

Não se esqueça da parte legal

Já pensou elaborar toda essa estratégia e quando finalmente o nome do seu Negócio se estabelece na memória dos consumidores, chega alguém mal intencionado e passa a também utilizá-lo?

 

Infelizmente casos como esse acontecem, e é por isso que você deve realizar o registro de marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Assim você garante o direito de uso exclusivo em todo o território nacional e pode recorrer judicialmente caso ocorra uso indevido por parte de terceiros.

 

Para te auxiliar nesse processo burocrático, contamos com uma equipe de especialistas que pode te ajudar! Clique aqui para iniciar um atendimento.

 

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