Muitas pequenas empresas acreditam não ser necessário estabelecer uma marca para comercializar seus produtos e serviços. E embora algumas até optem por criar um logotipo, geralmente acabam por não compreender a abrangência de uma marca, acreditando que ela se resume a essa representação gráfica.
Mas afinal, o que é uma marca?
Uma marca é a representação simbólica de uma entidade que permite identificá-la de modo imediato. Ou seja, ela comunica o propósito e os valores de uma empresa, criando a percepção que a sociedade terá dela.
Damos o nome de branding ao conjunto de ações implementadas por uma marca para passar a imagem desejada ao mercado. Entre essas estratégias são pensados: o nome da sua empresa, o logotipo e também os valores e posicionamentos defendidos. Portanto, o branding é responsável pela criação de uma identidade para o seu Negócio.
Quando esses elementos que diferenciam o seu empreendimento dos demais são utilizados em todo o seu contexto e de maneira consistente, sua marca se torna forte.
Os benefícios de uma marca forte
Sendo assim, manter um padrão na maneira como sua empresa se apresenta é essencial para implementar a humanização. Afinal, imagine que estranho seria se a cada vez que você encontrasse uma pessoa ela apresentasse tom de voz, aparência e comportamentos diferentes.
Como construir uma marca consistente:
É nesse ponto em que entra o desenvolvimento de uma logomarca. Inclusive, é importante destacar que quanto menos alterações forem feitas ao longo dos anos, melhor. Afinal, se a cada vez que a sua logo se estabelecer na memória do cliente, você faça uma nova alteração: fica cada vez mais difícil fazê-la ser lembrada.
É claro que mudanças para a melhoria dessa representação são necessárias e bem vindas, mas utilize com cautela. Caso queira saber mais, possuímos alguns artigos aqui no blog a respeito de alterações em logotipos.
Não se esqueça da parte legal
Já pensou elaborar toda essa estratégia e quando finalmente o nome do seu Negócio se estabelece na memória dos consumidores, chega alguém mal intencionado e passa a também utilizá-lo?
Infelizmente casos como esse acontecem, e é por isso que você deve realizar o registro de marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Assim você garante o direito de uso exclusivo em todo o território nacional e pode recorrer judicialmente caso ocorra uso indevido por parte de terceiros.
Para te auxiliar nesse processo burocrático, contamos com uma equipe de especialistas que pode te ajudar! Clique aqui para iniciar um atendimento.