Toda empresa, no ato de sua criação, precisa criar o seu modelo de negócios, antes de começar de fato a comercializar. Assim, é criada a característica da empresa, que determinará como ela fará seus lucros.
Você deve estar se perguntando: Tudo bem, mas o que é modelo de negócios? Pois bem, continue lendo até o final para aprender tudo sobre!
Modelo de negócios é basicamente a metodologia usada pelo seu negócio para gerar renda. Seja ele algum modelo voltado à vendas, assinaturas, entre outras que veremos ao longo do artigo.
Basicamente, para criá-lo, você deve ter em mente alguns fundamentos. Sendo eles: Parceiros chave, atividades chave, fontes de custo, segmentos de clientes, estruturas de custo etc.
Basicamente você deve pensar no que você irá fazer, de quem você vai precisar, como você vai achar os seus clientes, os seus gastos e como se manter. É o pensamento básico quando se cria um negócio.
Existem diversos tipos de modelo de negócio, separamos para vocês alguns dos mais conhecidos para você entender melhor.
Bem, existem diversos tipos de modelo de negócio atualmente, o ideal é você escolher o que você mais se adapta e investir nele. Não existe um modelo melhor ou pior, são apenas modelos de negócios diferentes.
A seguir, você pode conferir alguns tipos de modelo de negócios:
Esse é um dos modelos mais comuns que são encontrados nos últimos anos. Basicamente, esse tipo de modelo resume-se em uma empresa vender os direitos de uso da marca, comercializando assim os seus produtos com o nome da empresa.
Porém, esses negócios que compram esse direito devem seguir o padrão de qualidade imposto pela empresa. Assim, fazendo com que não atrapalhe e sim, expanda a reputação da empresa.
São exemplos desse modelo empresas como: Burger King, McDonalds, Subway etc.
Esse modelo de negócios é bastante comum também, principalmente com o crescimento da tecnologia do século 21. Basicamente, resume-se em você oferecer algum tipo de serviço por um pagamento periódico.
Como exemplo, Netflix, Amazon prime, Sky etc. Todos são serviços de assinaturas. Você pode aplicar o modelo de negócios de assinatura em qualquer nicho, basta oferecer algum produto que o usuário precisaria sempre.
Esse modelo de negócios é bastante confundido com o de assinaturas, porém, existem algumas diferenças. Ele também envolve assinatura, porém com uma possibilidade de recursos gratuitos.
Esse modelo visa oferecer algum serviço grátis com limitações, gerando assim interesse do público em realizar assinaturas premium. É muito utilizado por jogos digitais e plataformas de streaming de música.
Como exemplo você encontra esse tipo de modelo de negócios no Deezer, Spotify, alguns jogos mobile etc.
Nesse modelo de negócios temos aquele velho conhecido de todos, o modo de mercado tradicional. O marketplace resume-se em realizar vendas, sejam elas online ou em lojas presenciais.
Como exemplo, walmart, americanas, a loja de eletrônicos na esquina de sua rua etc. É um modelo de negócios bastante comum, porém inegavelmente lucrativo.
Esse modelo de negócios está em crescente expansão, principalmente com a alta conectividade com a internet. Economia colaborativa visa a você oferecer a oportunidade de renda para alguém com uma certa porcentagem em troca.
Esse modelo é bastante interessante, pois além de você gerar muito dinheiro, você ajuda as pessoas a ganharem dinheiro. Por exemplo, quantas pessoas têm como renda principal ser parceiro do Uber?
Outros exemplos de economia colaborativa são: Ifood, Rappi, Workana etc.
Agora que você já sabe os modelos de negócios, você deve saber a importância de se ter um bem definido.
O modelo de negócios irá ser o centro da sua empresa, será por onde ela orbita sua forma de renda. Então, você mantendo o seu modelo bem firme, ficará mais fácil traçar estratégias para evoluir o seu negócio.
Não basta você apenas ter uma idéia para o seu negócio, é preciso que tenha toda a estrutura e conhecimento do seu determinado modelo. Conhecer as leis e regulamentos que protegem o modelo de seu negócio etc.
Agora, se você teve uma idéia e quer seguir em um modelo de negócios ou até mesmo criar, é bastante importante você proteger o seu negócio. Para isso, separamos algumas dicas para te auxiliar a proteger o seu modelo.
Para evitar que alguém roube a sua tão trabalhada ideia, que desenvolveria a sua empresa, é necessário que você a proteja. Essa proteção é realizada através de algumas estratégias a serem adotadas por você.
Tendo em vista que a legislação brasileira não dá o direito de patente para modelo de negócios, foi necessário criar algumas estratégias para você conseguir proteger o seu sem infligir a lei. Sendo algumas delas:
Enquanto seu negócio está no começo e você quer proteger a sua ideia, o ideal é realizar contratos de confidencialidade. Assim, impedirá que vazem informações cruciais para a atuação do seu modelo de negócios.
A discrição nesses momentos é extremamente essencial, assim, você consegue proteger de forma honesta a sua idéia. É um pouco difícil conter a vontade de falar para as pessoas sobre o seu modelo de negócios, mas segure a ansiedade que valerá a pena.
Caso você ache algum investidor que se recuse a assinar o contrato de confidencialidade, não se esqueça de colocar elementos no contrato de investimento que impedem a divulgação de sua ideia, mesmo que seja de uma forma mais sutil.
É importante que você vincule o seu produto com a sua marca, assim te dando certos direitos autorais por ele.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre modelo de negócios, confira nosso artigo sobre o que é marca e como criar uma marca de sucesso em 6 passos, e crie a sua marca de sucesso!