Minha marca foi concedida, e agora?



Sua marca finalmente foi registrada? Parabéns! Agora é só dispensar o serviço da assessoria, certo? Nem pense nisso! Confira no texto abaixo como o suporte especializado pode ajudá-lo a manter a sua marca com você!

 

Muitas pessoas não sabem disso, mas uma marca registrada pode ser perdida. Seja pela caducidade, tempo de validade e muitos outros motivos podem acontecer enquanto você tem a sua marca.

 

E, cuidar dos negócios e da marca é um desafio para muitos empreendedores. Para isso existem as assessorias de marca. Elas ficam de olho nos processos e prazos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e avisam prontamente quando algo estranho ocorre.

 

“Ah, mas a marca agora é minha, ninguém me tira!”. Será mesmo? Vamos ver alguns obstáculos que podem ser evitados com a manutenção da sua marca por uma assessoria profissional.

Prazo de vigência

De acordo com a Lei de Propriedade Industrial (LPI), o registro é concedido por um prazo de dez anos, podendo ser prorrogado indefinidamente, conforme já dissemos neste artigo. No entanto, a prorrogação só pode ser feita no último ano de validade, prazo este que muitos esquecem por não contarem com uma assessoria de qualidade.

Caducidade

Poucas pessoas sabem mas, a partir do quinto ano do registro da marca, um terceiro interessado nela pode entrar com o pedido de caducidade. Ele ocorre quando a marca está em desuso ou esteja sendo utilizada de forma diferente da originalmente concedida, conforme explicamos neste texto.

Nulidade da marca

Ocorre em um prazo de até 180 dias após a concessão, onde um terceiro interessado questiona por meio de argumentos e provas a impossibilidade da permanência do Registro da Marca concedido pelo INPI.

Descumprimento da LPI

O descumprimento do artigo 217 da LPI também pode fazê-lo perder o registro de marca. Nele, está descrito que, caso a marca esteja em nome de uma pessoa que mora no exterior, ela deve ter um procurador legal domiciliado no Brasil. Caso isso seja descumprido, mesmo com o registro concedido, ele pode ser revogado.

 

Uma assessoria de marca séria e profissional, além da manutenção do seu registro e a precaução contra estes problemas já listados, pode auxiliá-lo a ampliar a proteção da sua marca. Por exemplo, a duplicidade ou pirataria de marcas pode ser um problema a menos que a assessoria ajuda a solucionar.

 

Outra vantagem é a abrangência de marcas. Com uma boa consultoria, você consegue ampliar as classes da sua marca, aumentando o leque de produtos e, é claro, concedendo franquias por todo o país.

 

Vamos manter a sua marca registrada? Entre em contato conosco e vamos conversar!

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