Ter uma marca registrada é fundamental para toda empresa que deseja crescer e aumentar os seus lucros. Isso acontece porque o registro de marca traz várias vantagens além da sua proteção.
Então se você possui uma marca e quer entender melhor sobre isso, separamos esse artigo com as informações que você precisa saber e as vantagens que o registro oferece.
Portanto, continue lendo até o final para saber mais!
Antes de você entender o que é o registro de marca, é preciso primeiro conhecer o significado de uma marca.
A marca nada mais é do que uma representação de uma organização, que pode ser realizada através de um símbolo, nome ou som.
Quando uma empresa inicia, ela cria uma marca e, a partir disso, ela pode gerar um forte impacto para o negócio — tanto positivo quanto negativo.
No entanto, quando a marca é criada, ela precisa ser registrada, para que nenhuma pessoa, seja ela física ou jurídica, tenha poder sobre a mesma.
Portanto, o registro de marca é um título que vai assegurar a propriedade da marca em território nacional ou internacional.
Além disso, o registro é fundamental, pois conforme a marca vai crescendo, fica mais fácil que pessoas queiram utilizá-las indevidamente.
Ou seja, elas podem usar o nome da sua marca para ganhar lucro, mas com o registro realizado, você pode evitar que isso aconteça.
E caso você não faça o registro, se uma pessoa física ou jurídica utilizá-la, será difícil tomar alguma providência em relação a isso.
O registro da marca por si só traz a proteção sobre a propriedade, mas há outros fatores que também devem ser considerados como vantagens.
A seguir, separamos quais são eles:
Atualmente, o consumidor tem se tornado mais criterioso no momento de realizar uma compra. Isso acontece porque, embora a internet facilite a compra de um produto ou serviço, ela também abre espaço para golpes, fazendo com que o consumidor se torne mais exigente e cuidadoso na hora de comprar uma mercadoria.
Diante dessa circunstância, as marcas precisam investir em estratégias que melhorem a confiança do consumidor em relação às mesmas e uma maneira de fazer isso é através do registro de marca.
Uma marca registrada pode utilizar o símbolo “®”, o que aumenta a confiança dos consumidores. Com isso, eles se sentem mais tranquilos e preparados para a compra de um produto ou serviço do seu negócio e, consequentemente, você aumenta a probabilidade de fechamento de vendas.
Franquear uma marca é uma maneira de aumentar o lucro da sua empresa, pois você vai liberar a possibilidade de investidores comprarem franquias do seu negócio.
Mas para que isso seja possível, é preciso realizar o registro, pois, caso contrário, essa ação não é permitida.
Portanto, realizando o registro, você abre mais oportunidades para aumentar os ganhos da sua empresa.
Você já parou para pensar qual o valor de grandes marcas como Mc Donalds, Coca Cola, Apple ou Nike?
Essas empresas, além de ganharem lucro pela venda dos produtos e as suas franquias, possuem um grande valor de marca e, às vezes, somente isso tem um preço maior do que todos os seus galpões espalhados em todo o mundo.
Então, quando você faz o registro, a marca passa a se tornar uma propriedade, assim como um apartamento ou um veículo. E conforme o valor dela aumenta, ela se torna mais lucrativa.
Quando pensamos no valor de uma marca, podemos utilizar como exemplo a preferência que as pessoas dão para um produto, por ser de uma determinada marca.
A Apple é um ótimo exemplo disso, pois muitas pessoas preferem comprar um Iphone ou Ipad do que um smartphone mesmo que seja tão bom quanto, mas de uma marca diferente, somente por ser da Apple.
Essas escolhas são feitas porque a Apple gera valor nos seus produtos e é por esse motivo que os seus preços são mais elevados no mercado.
Dessa forma, o registro de marca permite que você aumente o valor da sua empresa e dos seus produtos, já que eles passarão a ter um valor agregado além da mercadoria em si.
O licenciamento de uso de marca é quando você vende a possibilidade de outras empresas utilizarem a sua marca em ações.
Por exemplo, a Disney faz o licenciamento de alguns personagens, dessa forma as empresas podem produzir brinquedos, cadernos e demais itens com a imagem desses personagens.
Esse é um exemplo que você pode utilizar para melhorar os seus ganhos.
Agora que você já conhece as vantagens de uma marca registrada, esse é o momento para realizar o registro.
O primeiro passo será entender qual tipo de registro é ideal para você. Isso acontece porque existem vários tipos, alguns exemplos: marca, patente, desenho industrial ou programa de computador e indicação geográfica. Nesse caso é preciso que você avalie as opções.
Após esse processo, será necessário procurar por uma empresa especializada para que ela possa fazer o registro.
Essa etapa é importante, pois o registro de marca possui uma série de processos burocráticos que demandam tempo para que haja o entendimento.
Com uma empresa especializada, ela vai realizar todo o processo para você e evitar erros durante o registro.
Depois de escolher a empresa, é preciso que você encaminhe alguns documentos para a empresa contratada.
A seguir, separamos quais são eles:
Após o envio dos documentos, basta acompanhar o processo de registro.
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