Você já ouviu falar em marca registrada “R”?
A marca registrada é fundamental para empresas que desejam ter suas marcas asseguradas, além de trazer mais possibilidades de crescimento e lucro.
Isso acontece porque quando você realiza o registro da marca, em casos de plágio, é possível reverter a situação.
Mas para você poder fazer o registro, é necessário primeiramente entender o que é, qual o significado do “R” e os passos para isso acontecer.
E para te ajudar nesse processo, separamos esse guia completo sobre o tema. Continue acompanhando para saber mais e boa leitura!
A marca registrada, como o próprio nome já diz, é quando você realiza o registro de uma marca no Instituto Nacional da Propriedade na Indústria (INPI).
Esse registro é realizado principalmente para assegurar a sua marca, evitando que outras empresas cometam plágio e queiram utilizá-la para aumentar o próprio lucro.
Além disso, quando uma marca é registrada, ela proporciona diferentes vantagens para a empresa, como, por exemplo, franqueá-la e permitir a licença para o seu uso.
Você provavelmente já deve ter reparado o símbolo de “R” em uma marca ou talvez até outros símbolos.
Eles são uma comprovação visual de que aquela marca foi registrada e é aceita pelo INPI. Ou seja, caso a sua marca seja devidamente registrada, o símbolo pode ser utilizado na logo.
No entanto, conforme citamos, o “R” é de uso somente das marcas registradas, por isso, caso alguma empresa faça o seu uso indevidamente, poderá pagar multas ou enfrentar demais problemas por estar realizado propagando enganosa e o seu uso indevido.
Além do “R”, há outros símbolos relacionados ao registro da marca que talvez você também já tenha notado.
E para você poder compreender melhor sobre isso, a seguir explicaremos com mais detalhes o que significa cada um:
O símbolo © tem o um significado semelhante ao ® , mas o seu objetivo principal é proteger principalmente obras literárias ou produções intelectuais individuais.
Esse símbolo é descrito como copyright (direito do autor) e evita que outras pessoas físicas ou jurídicas tomem poder sobre uma obra. A principal diferença entre © e ® e é que o segundo símbolo apenas protege marcas contra plágio e o uso que não foi permitido.
Já os símbolos ™ e ℠ são usados por marcas que não foram registradas, mas que vendem produtos ou serviços.
O primeiro termo significa “Trade Mark”, ou seja, Marca Comercial, mostrando que aquela empresa é comercial e faz a venda de produto.
Já o segundo símbolo significa “Service Mark” ou, Marca de Serviço, assim, mostrando dessa vez que é uma marca que presta algum serviço.
Se você criou uma marca, fazer o registro da mesma é muito importante para que você evite qualquer complicação ou dor de cabeça com pessoas físicas ou jurídicas tentando utilizá-la.
Para evitar esses problemas, o registro é fundamental, pois caso alguém utilize a sua marca para obter lucros, se ela não estiver devidamente registrada, ficará difícil de você buscar os seus direitos em relação a isso.
Também, não podemos deixar de citar que o registro aumenta a credibilidade da marca, pois permite que você franqueie a marca e garanta a propriedade sobre a mesma.
Para obter o símbolo “R” é preciso realizar o registro de marca pela INPI, que é a instituição responsável pela proteção da mesma.
Além disso, é preciso seguir alguns passos para que o registro seja feito adequadamente e, a seguir, separamos quais são essas etapas:
Embora o registro de marca já seja uma categoria, existem outros serviços para proteção de uma empresa como a patente, desenho industrial, programa de computador e indicações geográficas.
Por esse motivo, antes de você procurar diretamente pelo registro de marca, é interessante entender o que significa os outros tipos, pois, às vezes, você pode encontrar um que faça mais sentido pra você.
No caso da patente, por exemplo, trata-se de proteger algo que você criou, podendo ser um produto ou serviço, por exemplo.
Por isso, sugerimos que você verifique o site do INPI que contém todas as informações referentes ao registro.
Feito isso, a próxima etapa será escolher uma empresa especializada no registro para realizar esse serviço para você.
Essa etapa é importante, pois o registro de marca é um processo bastante burocrático e quando não é feito adequadamente, pode haver a necessidade de diversas reações, que vão acabar tomando um bom tempo.
Sendo assim, uma empresa especialista no registro vai fazer todo o processo para você e, então, você precisará somente encaminhar os documentos necessários e realizar o pagamento das taxas.
Como dito, uma das etapas do registro é o pagamento das taxas cobradas para que a sua marca seja protegida.
Nesse caso, a empresa constatada vai auxiliá-lo nessa etapa e explicar quais são os valores que precisam ser pagos.
Se você tiver optado por fazer o processo sozinho, será preciso pesquisar sobre as taxas e todo o processo que precisa ser feito para o registro.
Na quarta etapa será preciso enviar uma série de documentos para que a empresa contratada possa iniciar o processo.
A seguir, separamos quais são eles:
Por fim, depois que você tiver enviado para a empresa contratada os documentos, basta acompanhar o processo. Ela irá te explicar sobre o tempo de registro e como você pode acompanhá-lo.
Chegamos ao final desse artigo sobre registro de marca “R” e agora que você já entendeu, que tal aproveitar para fazer o seu registro de marca? Se ainda não fez isso, aproveite para registrar! Clique aqui e conheça os nossos serviços!