Para iniciar este debate pode-se adiantar que marca e patente são coisas completamente diferentes, embora sejam analisadas e protegidas pela mesma autarquia Federal, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
É muito comum as pessoas tratarem a proteção de uma marca como “PATENTE DE MARCA”, mas o que provavelmente muitos não sabem é que isso não existe, mas calma, já vamos te explicar!
Registro de marca:
Quando você registra a sua marca, significa que você vai protegê-la e evitar que outras empresas utilizem do seu nome ou logotipo.
Então se você está empreendendo ou até mesmo teve uma grande ideia de nome para o seu negócio, fique ligado: você precisa garantir a proteção da sua marca, e para isso deverá registrá-la.
Todo registro de marca possui uma validade de 10 anos após a sua concessão, mas esta validade pode ser prorrogada infinitamente.
Uma patente é voltada para a proteção de invenções e tecnologias totalmente inovadoras, com ela você garante o direito de lucro sobre a sua invenção, ou seja, protege a ideia e também resguarda os resultados financeiros que poderão existir através dela.
A patente será protegida por até 20 anos, dependendo da modalidade. Passado este período ela cairá em domínio público.
A Catarinense atua há mais de 30 anos prestando serviços na área da propriedade intelectual e podemos ajudar você e a sua empresa, clique no link abaixo e fale com nossos especialistas que eles vão ajudá-lo. Clique aqui e entre em contato!