O dia mundial do chocolate é celebrado em 07 de julho. Não se sabe ao certo o porquê dessa data, mas a intenção da celebração é marcar a chegada do chocolate na Europa, que até o século XV era conhecido e utilizado somente pelos Maias e Astecas. Após sua introdução no continente europeu o chocolate virou um símbolo de status para a aristocracia, tendo se tornado algo popular somente com o advento da Revolução Industrial.
Para comemorar esse dia, hoje iremos falar sobre a Wonka, uma fabricante ligada diretamente a um filme infantil clássico e que ficou na memória de muitas crianças. Se você faz parte da geração Y (pessoas nascidas entre 1991 e 1996) ou da geração Z (nascidas entre 1997 e 2010), é muito provável que o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolates” tenha feito parte da sua infância.
O filme estreou nos cinemas ainda em 1971 e contava a história de um excêntrico milionário, dono de uma fábrica de chocolates, que decide promover um concurso. Entre os participantes está um grupo de crianças que ganham acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolates como recompensa pela vitória na competição.
A produção cinematográfica da obra custou cerca de US$3 milhões, tendo sido quase que totalmente financiada pela marca Quaker Oats – conhecida por sua aveia -, que decidiu promover o filme lançando no mercado barras de chocolate através da marca Wonka. No entanto, o produto continha um erro em sua fabricação que fazia com que derretesse ainda nas prateleiras.
Após esse insucesso logo de início, mais tarde a marca foi adquirida pela famosa Nestlé, mas ficou praticamente esquecida entre o enorme portfólio de produtos da empresa. Foi somente em 2005 que a Wonka obteve sucesso, após participar ativamente das gravações da nova versão do filme.
Com o sucesso do produto a empresa passou a investir também em pontos de venda, onde usufruíram das estratégias de merchandising: a Wonka Candy Store possuía um espaço de 1.000m² localizado no interior de uma famosa loja de brinquedos da Times Square, em Nova York. Toda sua decoração remetia aos cenários do filme, fazendo uso de expositores extremamente coloridos e cheios de luzes.
Mas as mudanças que aconteceram desde a ideia de criação da marca não se limitaram à troca de sua posse – antes responsável pela Quaker Oats e logo após pela Nestlé. Ao longo dos anos sua logo também passou por algumas mudanças. Em uma de suas primeiras versões o chapéu que ilustrava seu design era amarelo, tendo sido trocado posteriormente pela cor roxa. Em seguida o acessório foi removido e mantiveram apenas o nome. Já em sua versão mais recente, trouxeram o chapéu de volta, mas dessa vez desenhado de maneira muito mais real e com o nome Wonka sobreposto de maneira fluida.
Deseja saber mais sobre alterações na logomarca e seu impacto na percepção do consumidor? Aqui no blog da Catarinense Marcas e Patentes temos algumas publicações a respeito do tema e muitos outros conteúdos que podem ser do seu interesse!