O dia dos namorados está chegando e, com ele, surge a necessidade de desenvolver campanhas específicas, responsável por movimentar o comércio durante o mês de junho. Segundo a confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é de 2,49 bilhões em vendas durante o período.
Como essa comemoração se repete a cada ano, é preciso muita criatividade por parte das marcas para desenvolver algo único e que cative o consumidor. Por isso, se você possui um negócio e está em apuros, sem ideia do que fazer para esse dia, este artigo pode te ajudar! Nele iremos abordar as promoções realizadas por duas marcas bem conhecidas no mercado – O Boticário e Sky – e os motivos que levaram ambas a acertar em cheio na escolha da ação.
Campanha O Boticário
A marca, que sempre surpreende com suas campanhas em datas comemorativas, ganhou a atenção do público em 2021 ao trazer os holofotes para o tema da diversidade.
Durante o comercial exibido nos meios de comunicação, a empresa trouxe a ideia de que independentemente das especificidades de cada relacionamento – como idade, cor de pele e etc – amor é sempre amor, finalizando com a frase: “Um sentimento que não há ninguém no mundo que explique, e ninguém que não entenda”.
Através da ação realizada pela O Boticário é possível perceber a necessidade de se atualizar em relação às pautas e mudanças sociais, no intuito de adaptar os produtos ou serviços oferecidos.
Existe um conceito no mercado conhecido como “Marketing de Diversidade”. Trata-se de uma conexão que acolhe diferentes grupos da sociedade, visando as diferenças e particularidades de cada um. No entanto, é importante lembrar que esse tipo de ação não deve ser exclusiva a datas comemorativas ou de conscientização. Para que seja inclusiva, é necessário que todo o posicionamento da empresa esteja de acordo com esses valores defendidos ao longo do restante do ano.
Campanha Sky
Se você possui uma marca que oferece um produto ou serviço que parece não se relacionar em nada com o dia dos namorados, a campanha realizada pela Sky pode te dar um norte.
Certamente é muito mais fácil para floriculturas, bombonieres e empresas de cosméticos produzirem algo relacionado a essa data comemorativa. Mas e uma operadora de TV por assinatura, como seria capaz de desenvolver algo nesse contexto?
Em 2021 foi ao ar um comercial da Sky onde o boneco Marcelinho trazia dicas para conquistar o “@”, ou seja, a pessoa amada. Ao ligar a data comemorativa à programação do canal, que exibiria uma maratona da saga “Crepúsculo”, o boneco citou algumas falas dos filmes que poderiam ser usadas no momento da conquista. Adicionando uma dose de humor à aparência cômica de Marcelinho, a campanha teve um resultado surpreendentemente divertido.
Ou seja, que tal pensar em uma característica específica do seu produto/serviço e uní-lo de maneira criativa ao dia dos namorados? Pode ser uma boa opção para aqueles nichos que não necessariamente produzem algo que possa ser trocado como presente entre casais.