Curiosidades sobre 5 logomarcas



 

Com a infinidade de marcas existentes hoje em dia, os detalhes que compõem a logo de cada empresa podem acabar passando despercebidos aos olhos do público. 

 

Por isso, hoje vamos te mostrar alguns detalhes escondidos em 5 famosas logomarcas e também curiosidades sobre sua elaboração. 

 

1 | Amazon

Interpretando de maneira literal a logomarca da Amazon vimos o que parece ser somente o nome da empresa acompanhado de uma linha amarela em sua parte inferior. 

 

No entanto, analisando de forma mais crítica é possível perceber que essa linha trata-se da representação de um sorriso, traduzindo o desejo da marca em ver seus clientes sempre satisfeitos. 

 

Além disso, é possível se atentar a outro detalhe: essa seta tem seu início na letra “A” e é finalizada apontando para a letra “Z”, mostrando que a loja possui tudo o que seus clientes possam precisar. 

 

2 | Toblerone

O chocolate suiço que leva o nome de “Toblerone” foi criado na cidade de Berna, conhecida como “cidade dos ursos”. Se observarmos de perto a logo dessa marca, é possível identificar um urso implícito em meio ao desenho das montanhas. 

 

Mas os detalhes implícitos não estão presentes somente em sua logo. Você já parou pra se perguntar por que este chocolate possui aquele formato triangular, nada convencional? Pois bem, segundo a lenda, esse detalhe foi escolhido como representação da montanha Matterhorn, que se encontra nos Alpes Suíços. 

3 | Baskin Robbins

Baskin Robbins é uma marca de sorvete que ficou famosa por sua grande variedade de sabores. O antigo slogan da marca era “31 sabores: um para cada dia”. Se repararmos bem nos traços das letras “B” e “R”, que compõem a logomarca, é possível perceber o número 31. 

 

4 | Apple

Para o designer Rob Janoff, o processo de criação da logomarca da Apple não foi nada simples. Para criá-lo, Rob comprou um saco com inúmeras maçãs e ao longo de uma semana foi desenhando cada uma delas de todos os ângulos possíveis, na tentativa de simplificar seus detalhes. 

 

De acordo com ele, a maior dificuldade consistia em fazer com que o desenho não parecesse uma cereja quando desenhada em duas dimensões e nas cores preto e branco. 

 

Após cortar ou morder as frutas de diferentes maneiras, o designer chegou à arte que conhecemos atualmente, com uma marca de mordida no lado direito. 

5 | Olimpíadas

A logomarca das olimpíadas é reconhecida ao redor do mundo inteiro e pode ser considerada  uma das mais representativas se levarmos em consideração  seu significado. 

 

Criado em 1913, os cinco anéis que compõem a logo representam os continentes do globo terrestre. Quanto às cores utilizadas, nada foi escolhido ao acaso: preto, azul, amarelo, vermelho e verde, na época, eram as cores predominantes nas bandeiras dos países que compõem cada continente. 

 

 

Como é possível perceber, nem sempre há somente uma interpretação possível acerca do significado de uma logomarca. Ao longo dos anos, muitas marcas confrontaram os significados popularmente conhecidos e apresentaram seu real conceito. No entanto, sendo comprovadas ou não, essas diferentes formas de leitura trazem pontos interessantes e revelam como diferentes pessoas podem interpretar de maneira tão particular uma mesma imagem. 

 

Tem interesse em proteger seu patrimônio?

Confie em quem conhece esse processo há 30 anos: fale com um especialista da Catarinense Marcas e Patentes clicando aqui

× Como posso te ajudar?