Conceito de Marca: como conhecer e definir na sua empresa?



O conceito de marca, sob o viés de marketing, não está ligado à representação visual, mas sim à forma com ela será percebida pelos clientes e consumidores. 

Ter uma boa imagem e conceito de marca forte é fundamental para qualquer negócio, já que o consumidor precisa sentir confiança no produto/serviço que ele está adquirindo. E precisa ser forte ao ponto que ele prefira o seu produto ao semelhante que está disponível no mercado. 

O consumidor vai escolher o produto que tiver maior notoriedade, aquele que mais lhe impressionou (qualidade, preço, design), mas acima de tudo, aquele que terá realizado o melhor branding (publicidade e estratégia comercial).

O que é conceito de marca?

A marca é um conceito de marketing bastante fácil de entender. É simplesmente sobre a imagem que os consumidores têm de sua marca. 

No entanto, não deve ser confundida com a identidade, que é apenas um componente da imagem da marca. Isso pode ser diferente de um consumidor para outro, e dependerá de 3 critérios essenciais:

  • Identidade da marca: como você escolhe se comunicar sobre sua marca, que mensagem deseja transmitir por meio dela;
  • Experiência pessoal: cada consumidor terá uma experiência diferente com seu produto / serviço / negócio;
  • Sua reputação: em um nível mais amplo, certas generalidades podem ser aceitas em relação à sua marca (alto, baixo custo etc).

Juntos, esses 3 critérios formarão a imagem de sua marca. Obviamente, o objetivo é fazer com que sua marca corresponda o máximo possível à identidade dela.

Além disso, também será necessário ter sucesso no desenvolvimento de uma imagem de marca positiva. Sem ele, os consumidores darão às costas para o seu produto.

Qual a importância do conceito de marca?

Nos últimos anos, a marca tem sido alvo de todas as atenções. Profissionais de marketing, financistas, advogados e sociólogos o estudaram em seus vários aspectos. Muitas pesquisas têm sido dedicadas à relação entre marcas nacionais e marcas próprias, à medição do valor da marca ou às extensões de marca. Hoje, o estudo das marcas deve caminhar para novos caminhos.

Os artigos que compõem este dossiê, sem prejuízo das questões fundamentais sobre o papel da marca e a gestão do portfólio delas, aqui abordam a marca desde ângulos originais e importantes do ponto de vista gerencial. 

Na verdade, a referência a novos paradigmas (por exemplo, marketing de relacionamento), o uso de novas mídias (por exemplo, a internet).

Como definir o conceito de marca?

As práticas de marketing atuais também podem afetar o relacionamento com a marca e modificar seu valor para o consumidor. Este é particularmente o caso das muitas campanhas promocionais de que é o assunto.

Comparada a uma redução de preço, a promoção de vendas costuma ser vista como uma técnica que ameaça o valor da marca. 

Contudo, há efeitos indiretos que podem efetivamente aumentar a importância dada ao preço e reduzir a lucratividade dos investimentos publicitários. 

Mas a promoção também é um meio de comunicação original, que pode contribuir para o conceito da marca, e cujos efeitos são mensuráveis.

Estratégias

Uma empresa deve obviamente implementar uma estratégia de qualidade coerente e relevante com o seu setor de atividade e com o seu posicionamento estratégico. 

Na verdade, a representação mental do público deve refletir a identidade da estrutura e destacar o posicionamento diferenciador em relação à concorrência. As empresas devem então considerar os seguintes pontos:

  • Qual é a minha oferta e quais são as peculiaridades do meu produto ou serviço?
  • Quem é meu alvo?
  • Como se destacar em um mercado competitivo?
  • Quais são meus valores?

Conhecer sua estrutura, seus ativos e seus alvos permite identificar a quintessência da empresa para transmitir mensagens relevantes e se destacar. 

Os valores também devem ser apresentados por meio de uma estratégia de marketing, mas também por meio de comunicação externa e interna. 

Os funcionários e pessoas pertencentes à organização também devem sentir esses valores e transmiti-los para fora das paredes.

Por exemplo, uma placa que vende produtos eco-responsáveis ​​tem todo o interesse em implementar ações eco-responsáveis ​​internamente (compra de papel reciclado, eliminação de copos plásticos etc.).

Se a mensagem enviada ao cliente não estiver em linha com as práticas internas, a marca corre o risco de tornar as suas ações menos credíveis, deteriorando a sua representação externa e a sua reputação.

Identidade visual, a primeira ferramenta de divulgação da imagem e conceito da marca

Após a realização do estudo de identidade, é necessário reunir as informações coletadas e transformá-las em visuais. A comunicação visual de uma marca permite transmitir um sem número de mensagens de forma sutil.

A identidade visual é transmitida primeiro por:

  • uma carta gráfica: escolha de cores e tipografias.
  • um estilo visual: escolha do tom transmitido (descontraído, luxuoso, esportivo, sério) e os códigos gráficos correspondentes (arredondado, geométrico, não estruturado).

Esses dois parâmetros permitirão criar um logotipo e um slogan ou modificar o existente. Na verdade, às vezes é necessário alterar o logotipo, carta e / ou linha gráfica para melhorar a consistência e a relevância.

Esses componentes da identidade visual devem estar presentes em cada meio veiculado pela marca, como anúncios na televisão, site, publicações nas redes sociais, formulários de pedidos ou mesmo assinaturas no final do e-mail.

Conceito de Marca e Internet

Hoje, grande parte da sua marca será realizada na Internet. Em seguida, falaremos mais especificamente sobre “reputação eletrônica”. O impacto da Internet na imagem da sua marca é muito importante por vários motivos.

No início, a maioria dos consumidores está presente na Internet. Para eles, é um lugar de troca e partilha. Se alguém tiver uma opinião (positiva ou negativa) sobre sua marca, poderá compartilhá-la com uma grande comunidade. 

E essa opinião se tornará muito mais importante do que por um simples efeito boca a boca!

 

Além disso, é perigoso para uma marca não estar presente na Internet hoje. Já porque se priva de um meio de comunicação essencial. 

Por outro lado, sua ausência pode ser fatal para ela, pois não será capaz de reagir ao que se fala dela e, portanto, não terá como corrigir sua imagem de marca.

Vários meios permitem divulgar a imagem da sua marca na Internet, o que pode ter um efeito semelhante ao de insufláveis ​​publicitários num estande de feiras: um site, perfis em redes sociais ou sites de críticas etc.

Agora que você já sabe o que é Conceito de Marca, confira o nosso artigo sobre O que é Persona! E entenda mais sobre o assunto!

 

 

 

× Como posso te ajudar?