Com o E-commerce cada vez ganhando mais terreno e resultados positivos, muitas pessoas desejam abrir uma loja virtual ou divulgar sua marca na internet. Mas, você sabe o que é domínio de site? E qual a relação entre domínio de site e registro de marca?
Se você acha que domínio de site e registro de marca são sinônimos, então, esse artigo é para você. Vamos explicar o que é domínio de site, como registrar sua marca e por que esses dois eventos não são semelhantes. Confira!
O domínio de um site é o endereço desse site na internet. Ainda,também podemos chamar domínio de site de endereço eletrônico ou URL.
É importante que você tenha o domínio do seu site, justamente para que os clientes, os quais procuram sua empresa ou um produto, tenham acesso fácil ao seu endereço.Além disso, você precisa entender como funciona o processo de domínio e hospedagem do site.
Quando um usuário acessa a internet, através de um navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, por exemplo), ele vai digitar, no campo de busca ou na barra de ferramentas, o nome do seu domínio.
Esse domínio foi registrado, por você, e, com isso, o usuário consegue ter acesso ao seu site e aos arquivos que nele constam. Visto que os arquivos estão armazenados em um servidor.
Aliás, quem se responsabiliza pela armazenagem é o serviço de hospedagem, que você também contratou.
Agora que você já compreendeu o que é um domínio de site, vamos pensar em como fazê-lo da maneira adequada.
Afinal, tanto o uso de palavras como a grafia das palavras influenciam demais na forma que os usuários vão fazer a busca e te achar, dentre tantas outras páginas da internet.
Portanto, o ideal é pensar bem sobre como será o domínio: verifique se é possível incluir algum termo chave, o que ajudará na indexação pelo Google.
Existem outras ações que você deve pensar, na hora de decidir pelo seu domínio do site.
Por exemplo, embora os finais .com e .com.br sejam os mais conhecidos na internet, existem outros também, conforme a área.
Tanto .com quanto .com.br são indicados para empresas, mas também para qualquer outro segmento do mercado.
Assim, uma ideia é quando você decidir pelo seu domínio, registre-o tanto em .com quanto em .com.br.
Já imaginou se o seu maior concorrente registra o domínio igual ao seu, mas em .com.br, quando você registrou só em .com? Imagine a confusão que isso vai dar.
Mas, conforme dissemos, há outras opções de finais de domínio, de acordo com o nicho, porém tanto .com, quanto .com.br são os mais comuns e com maior abrangência.
Vamos ver alguns exemplos:
Existem também outras opções, com 2 letras, que podem indicar tanto o país de origem, como também representar o que aquele site significa. Veja alguns exemplos:
Primeiramente, você deve acessar Registro.br e verificar a disponibilidade do domínio que você deseja usar.
Caso esteja disponível, você preenche as informações e executa o pagamento.
Agora que você já entendeu o que é domínio de site, vamos falar do registro de marca.
Você percebeu que em nenhum momento, enquanto falamos sobre domínio, foi citada a expressão “registro de marca”? Isso porque as duas coisas não são sinônimos.
Já que o registro de marcas no Brasil é feito pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Assim, isso é feito através de um processo, no qual são exigidos documentos.
Não, são coisas diferentes. Contudo, é importante que você preste atenção em ambas. Vamos explicar porquê.
É importante você registrar sua marca no INPI, uma vez que isso te protege legalmente se outras pessoas usarem a mesma marca que a sua.
Imagine a situação: você cria um produto, com uma marca, mas não a registra. Um outro concorrente resolve fazer um produto semelhante ao seu, com a mesma marca e a registra.
Advinha o que acontece? Legalmente, você deve retirar a sua marca do mercado, já que ele a registrou (e você não!). Nada bom, não é mesmo?
Outra situação, que pode ocorrer, é você registrar apenas o domínio (e não a marca) e um outro concorrente fazer o registro da marca, em vez de você.
Muitas decisões de tribunais espalhados pelo Brasil consideram infração registrar um domínio de uma marca já registrada. Ou seja, você terá que cancelar o registro do seu domínio.
Assim, é importante que você registre tanto a marca quanto o domínio, para não ter dor de cabeça depois.
Se você não tem ideia de como registrar a sua marca, quais são os documentos necessários e como é o processo, a Catarinense Marcas pode te ajudar.
Afinal, são mais de 25 anos no mercado, ajudando a proteger sua marca, que é o seu patrimônio.
Na Catarinense Marcas, o processo de registro de marcas é levado tão a sério que se por acaso o seu processo de registro de marcas não tiver um resultado positivo, você ganha uma nova solicitação totalmente gratuita.
Então, essa é a confiança que a Catarinense Marcas passa para você, como uma empresa que sabe como registrar marcas e proteger a sua empresa.
Dessa forma, se você precisa registrar sua marca, a melhor parceira que você pode contratar para ter um resultado positivo é a Catarinense Marcas!
Agora que você já leu o artigo sobre Comprar o domínio do meu site significa ter registro de marca? Não caia nesse erro! Aproveite e confira o nosso artigo: Como a Catarinense Marcas pode te ajudar no registro de patente da sua marca? E entenda mais sobre o assunto!