Comprar o domínio do meu site significa ter registro de marca? Não caia nesse erro!



Com o E-commerce cada vez ganhando mais terreno e resultados positivos, muitas pessoas desejam abrir uma loja virtual ou divulgar sua marca na internet. Mas, você sabe o que é domínio de site? E qual a relação entre domínio de site e registro de marca?

Se você acha que domínio de site e registro de marca são sinônimos, então, esse artigo é para você. Vamos explicar o que é domínio de site, como registrar sua marca e por que esses dois eventos não são semelhantes. Confira!

O que é domínio de site?

O domínio de um site é o endereço desse site na internet. Ainda,também podemos chamar domínio de site de endereço eletrônico ou URL.

É importante que você tenha o domínio do seu site, justamente para que os clientes, os quais procuram sua empresa ou um produto, tenham acesso fácil ao seu endereço.Além disso, você precisa entender como funciona o processo de domínio  e hospedagem do site.

Quando um usuário acessa a internet, através de um navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, por exemplo), ele vai digitar, no campo de busca ou na barra de ferramentas, o nome do seu domínio.

Esse domínio foi registrado, por você, e, com isso, o usuário consegue ter acesso ao seu site e aos arquivos que nele constam. Visto que os arquivos estão armazenados em um servidor.

Aliás, quem se responsabiliza pela armazenagem é o serviço de hospedagem, que você também contratou.

Como escolher um bom domínio de site?

Agora que você já compreendeu o que é um domínio de site, vamos pensar em como fazê-lo da maneira adequada.

Afinal, tanto o uso de palavras como a grafia das palavras influenciam demais na forma que os usuários vão fazer a busca e te achar, dentre tantas outras páginas da internet.

Portanto, o ideal é pensar bem sobre como será o domínio: verifique se é possível incluir algum termo chave, o que ajudará na indexação pelo Google.

Opções para domínio de site

Existem outras ações que você deve pensar, na hora de decidir pelo seu domínio do site.

Por exemplo, embora os finais .com e .com.br sejam os mais conhecidos na internet, existem outros também, conforme a área.

Tanto .com quanto .com.br são indicados para empresas, mas também para qualquer outro segmento do mercado.

Assim, uma ideia é quando você decidir pelo seu domínio, registre-o tanto em .com quanto em .com.br.

Já imaginou se o seu maior concorrente registra o domínio igual ao seu, mas em .com.br, quando você registrou só em .com? Imagine a confusão que isso vai dar.

Mas, conforme dissemos, há outras opções de finais de domínio, de acordo com o nicho, porém tanto .com, quanto .com.br são os mais comuns e com maior abrangência.

Vamos ver alguns exemplos:

  • .club = para clubes sociais ou clubes de futebol, por exemplo;
  • .consulting = para empresas de consultoria;
  • .live = para serviços de streaming;
  • .ong = para organizações não-governamentais;
  • .press = para sites de jornalismo e divulgação de notícias.

Existem também outras opções, com 2 letras, que podem indicar tanto o país de origem, como também representar o que aquele site significa. Veja alguns exemplos:

  • .rio = usada por empresas do Rio de Janeiro;
  • .me = é o código do país de Montenegro, mas é também usado para blogs, por exemplo;
  • .ws = código do país Samoa, mas que também significa website, podendo ser utilizado por qualquer página da internet.

Como é feito o registro de domínio?

Primeiramente, você deve acessar Registro.br e verificar a disponibilidade do domínio que você deseja usar.

Caso esteja disponível, você preenche as informações e executa o pagamento.

O que é registro de marca?

Agora que você já entendeu o que é domínio de site, vamos falar do registro de marca.

Você percebeu que em nenhum momento, enquanto falamos sobre domínio, foi citada a expressão “registro de marca”? Isso porque as duas coisas não são sinônimos.

Já que o registro de marcas no Brasil é feito pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Assim, isso é feito através de um processo, no qual são exigidos documentos.

Ao comprar o domínio do meu site, minha marca é registrada?

Não, são coisas diferentes. Contudo, é importante que você preste atenção em ambas. Vamos explicar porquê.

É importante você registrar sua marca no INPI, uma vez que isso te protege legalmente se outras pessoas usarem a mesma marca que a sua.

Imagine a situação: você cria um produto, com uma marca, mas não a registra. Um outro concorrente resolve fazer um produto semelhante ao seu, com a mesma marca e a registra.

Advinha o que acontece? Legalmente, você deve retirar a sua marca do mercado, já que ele a registrou (e você não!). Nada bom, não é mesmo?

Outra situação, que pode ocorrer, é você registrar apenas o domínio (e não a marca) e um outro concorrente fazer o registro da marca, em vez de você.

Muitas decisões de tribunais espalhados pelo Brasil consideram infração registrar um domínio de uma marca já registrada. Ou seja, você terá que cancelar o registro do seu domínio.

Assim, é importante que você registre tanto a marca quanto o domínio, para não ter dor de cabeça depois.

Como a Catarinense Marcas pode me ajudar nisso?

Se você não tem ideia de como registrar a sua marca, quais são os documentos necessários e como é o processo, a Catarinense Marcas pode te ajudar.

Afinal, são mais de 25 anos no mercado, ajudando a proteger sua marca, que é o seu patrimônio.

Na Catarinense Marcas, o processo de registro de marcas é levado tão a sério que se por acaso o seu processo de registro de marcas não tiver um resultado positivo, você ganha uma nova solicitação totalmente gratuita.

Então, essa é a confiança que a Catarinense Marcas passa para você, como uma empresa que sabe como registrar marcas e proteger a sua empresa.

Dessa forma, se você precisa registrar sua marca, a melhor parceira que você pode contratar para ter um resultado positivo é a Catarinense Marcas!

Agora que você já leu o artigo sobre Comprar o domínio do meu site significa ter registro de marca? Não caia nesse erro! Aproveite e confira o nosso artigo: Como a Catarinense Marcas pode te ajudar no registro de patente da sua marca? E entenda mais sobre o assunto!

 

× Como posso te ajudar?