A apresentação de marca é uma ótima forma de mostrar para o potencial cliente ou para possíveis investidores quais são os valores da sua marca, a sua identidade, além de mostrar de que maneira a marca poderá ajudá-los.
Por isso, no momento em que você decide criar uma apresentação, é preciso seguir algumas etapas e dicas para obter o resultado esperado.
E para ajudar você com isso, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o tema. Veja alguns tópicos que explicaremos ao longo do artigo:
Gostou dos tópicos? Então acompanhe o artigo e boa leitura!
A apresentação de marca pode ser entendida como a forma como ela é representada, ou seja, também como nós a identificamos. Atualmente, existem 4 formas de apresentação de marca conforme o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por isso, no momento em que você decidir fazer um registro, será preciso escolher uma dessas formas.
Já uma apresentação de marca comercial, é uma exposição da sua marca para possíveis clientes ou investidores.
A apresentação é uma ferramenta importante para o momento em que você vai captar um novo cliente, pois realizando uma boa apresentação, o cliente vai ficar mais seguro, além de se identificar com a marca. É por esse motivo que é muito importante que você crie uma apresentação adequada.
Atualmente existe a apresentação da identidade visual de um marca, que é normalmente feita por designers que estão construindo a sua identidade e a apresentação comercial da marca, que a própria empresa faz para o seu cliente ou investidor.
Quando se trata da apresentação comercial, é importante saber que ela é uma ótima forma de atrair investidores ou consumidores. Isso ocorre quando a pessoa em questão pode se identificar com a marca e se sentir mais confiante ou pronto para fazer uma negociação.
No entanto, em ambas situações é preciso que a marca seja registrada para evitar plágios, principalmente em apresentações comerciais. Afinal, durante a apresentação, se o seu espectador gostar muito da marca e ela não estiver registrada, ele pode sentir desejo de utilizá-la indevidamente para obter lucro.
No momento em que você decide realizar um registro de marca, é preciso escolher qual tipo de representação você deseja para a sua marca, conforme citamos.
E atualmente, existem os seguintes tipos: nominativa, figurativa, mista e tridimensional. A seguir explicaremos com mais detalhes o que significa cada uma.
A marca nominativa é a representação do nome da sua marca, que pode ser uma palavra. No entanto, para esse tipo não é possível utilizar letras, números estilizados ou coloridos, justamente por ser só o nome da marca escrito da maneira padrão.
Nessa forma, há também as condições que você pode utilizar no nome da marca, sendo elas:
Já a marca figurativa é a apresentação da marca com símbolos, a definição contrária da nominativa. Nesse caso, não é possível utilizar nomes comuns, já que é necessário que a marca esteja colorida ou estilizada.
Além disso, nesse formato, existem algumas composições que você pode utilizar na sua apresentação. Veja quais são:
A apresentação mista é a mistura de palavras com figuras, ou de palavras estilizadas. Normalmente esse é o tipo de registro mais comum no Brasil, já que identificamos inúmeras marcas que possuem uma figura e um nome, como, por exemplo, Petrobras, Adidas e Bradesco.
As marcas tridimensionais são o registro do formato de um objeto. Nesse caso, o registro não é sobre o produto, mas somente o formato do objeto utilizado.
Por exemplo, algumas marcas de amaciantes como, por exemplo, o Fofo, possuem o formato do produto registrado na marca tridimensional. Esse é o tipo menos comum, mas pode ser uma boa alternativa caso você queira registrar o formato de algum produto, por exemplo.
Para que você consiga fazer uma apresentação comercial da sua marca, é preciso primeiramente definir quais tópicos serão abordados, pois, isso ajudará a criar um planejamento adequado.
Além disso, outra etapa é estudar com qual plateia você vai apresentar e isso inclui, não somente se é um potencial cliente ou um investidor, mas os hábitos de comunicação que o seu público utiliza. Essa etapa é essencial para você definir qual a melhor maneira de se comunicar com essas pessoas.
Também será preciso que você estabeleça um tempo máximo para a apresentação e evite exceder esse período. Isso porque apresentações muito longas podem desanimar o público, por isso, busque também ser direto e objetivo.
Ensaiar a apresentação é uma ótima dica para que você se prepare e aumente as chances de realizar uma apresentação que mantenha a atenção dos espectadores. Para ajudar, você pode criar um roteiro, com todos os tópicos que você vai abordar e até com algumas frases que julga interessantes de falar na apresentação. Ensaie esse roteiro algumas vezes até que fique natural e simples de apresentar.
Por fim, outra sugestão é que ao longo da apresentação, você busque seguir a estrutura de apresentação de um problema e a solução do mesmo. É preciso que a sua plateia se identifique com algum problema e fique claro como a sua marca poderá ajudá-los a solucionar.
Busque também mostrar os valores da sua marca, pois isso abrirá possibilidades para que o seu público se identifique com a mesma.
Chegamos ao final deste artigo, o que você achou do conteúdo? Agora você já sabe quais são os passos para fazer a apresentação de uma marca. Se gostou desse conteúdo, aproveite também para conferir o nosso post sobre registro de marca.