Como fazer uma apresentação de marca comercial e cuidados para protegê-la!



Como fazer uma apresentação de Marca Comercial e cuidados para protegê-la

A apresentação de marca é uma ótima forma de mostrar para o potencial cliente ou para possíveis investidores quais são os valores da sua marca, a sua identidade, além de mostrar de que maneira a marca poderá ajudá-los. 

Por isso, no momento em que você decide criar uma apresentação, é preciso seguir algumas etapas e dicas para obter o resultado esperado.

E para ajudar você com isso, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o tema. Veja alguns tópicos que explicaremos ao longo do artigo:

 

  • O que é uma apresentação de marca?
  • Quais são os tipos de apresentação de marca?
  • Quando uma apresentação de marca deve ser utilizada e quais os seus cuidados para protegê-la?
  • Como fazer uma apresentação de marca comercial?

Gostou dos tópicos? Então acompanhe o artigo e boa leitura!

O que é uma Apresentação de Marca?

A apresentação de marca pode ser entendida como a forma como ela é representada, ou seja, também como nós a identificamos. Atualmente, existem 4 formas de apresentação de marca conforme o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por isso, no momento em que você decidir fazer um registro, será preciso escolher uma dessas formas. 

Já uma apresentação de marca comercial, é uma exposição da sua marca para possíveis clientes ou investidores. 

A apresentação é uma ferramenta importante para o momento em que você vai captar um novo cliente, pois realizando uma boa apresentação, o cliente vai ficar mais seguro, além de se identificar com a marca. É por esse motivo que é muito importante que você crie uma apresentação adequada. 

Quando a apresentação deve ser utilizada e quais são os cuidados para protegê-la?

Atualmente existe a apresentação da identidade visual de um marca, que é normalmente feita por designers que estão construindo a sua identidade e a apresentação comercial da marca, que a própria empresa faz para o seu cliente ou investidor.

Quando se trata da apresentação comercial, é importante saber que ela é uma ótima forma de atrair investidores ou consumidores. Isso ocorre quando a pessoa em questão pode se identificar com a marca e se sentir mais confiante ou pronto para fazer uma negociação.

No entanto, em ambas situações é preciso que a marca seja registrada para evitar plágios, principalmente em apresentações comerciais. Afinal, durante a apresentação, se o seu espectador gostar muito da marca e ela não estiver registrada, ele pode sentir desejo de utilizá-la indevidamente para obter lucro.

 

Quais são as formas de representação de marca para o registro?

No momento em que você decide realizar um registro de marca, é preciso escolher qual tipo de representação você deseja para a sua marca, conforme citamos. 

E atualmente, existem os seguintes tipos: nominativa, figurativa, mista e tridimensional. A seguir explicaremos com mais detalhes o que significa cada uma.

Nominativa

A marca nominativa é a representação do nome da sua marca, que pode ser uma palavra. No entanto, para esse tipo não é possível utilizar letras, números estilizados ou coloridos, justamente por ser só o nome da marca escrito da maneira padrão. 

Nessa forma, há também as condições que você pode utilizar no nome da marca, sendo elas:

  • uma palavra;
  • mais de uma palavra juntas;
  • junção de palavras;
  • números;
  • números romanos.

Figurativa

Já a marca figurativa é a apresentação da marca com símbolos, a definição contrária da nominativa. Nesse caso, não é possível utilizar nomes comuns, já que é necessário que a marca esteja colorida ou estilizada.

Além disso, nesse formato, existem algumas composições que você pode utilizar na sua apresentação. Veja quais são:

  • Desenho, imagem ou figura: nesse caso, você pode utilizar uma imagem, desenho ou figura para representar a marca, mas não pode ter a presença de nenhuma palavra. Exemplo: Nike Forma fantasiosa: essa forma é para marcas que têm uma letra ou número desenhado e estilizado. 
  • Palavras compostas figurativas: outra alternativa é registrar uma palavra composta por letras estilizadas. Porém, isso só pode ser possível se a palavra não for de língua comum como, hebraica, cirílica ou árabe.
  • Ideograma japonês: a marca também pode ser registrada com ideogramas utilizados na China ou Japão. 

Mista

A apresentação mista é a mistura de palavras com figuras, ou de palavras estilizadas. Normalmente esse é o tipo de registro mais comum no Brasil, já que identificamos inúmeras marcas que possuem uma figura e um nome, como, por exemplo, Petrobras, Adidas e Bradesco.

Tridimensional

As marcas tridimensionais são o registro do formato de um objeto. Nesse caso, o registro não é sobre o produto, mas somente o formato do objeto utilizado. 

Por exemplo, algumas marcas de amaciantes como, por exemplo, o Fofo, possuem o formato do produto registrado na marca tridimensional. Esse é o tipo menos comum, mas pode ser uma boa alternativa caso você queira registrar o formato de algum produto, por exemplo.

Como fazer a apresentação de marca?

Para que você consiga fazer uma apresentação comercial da sua marca, é preciso  primeiramente definir quais tópicos serão abordados, pois, isso ajudará a criar um planejamento adequado. 

Além disso, outra etapa é estudar com qual plateia você vai apresentar e isso inclui, não somente se é um potencial cliente ou um investidor, mas os hábitos de comunicação que o seu público utiliza. Essa etapa é essencial para você definir qual a melhor maneira de se comunicar com essas pessoas.

Também será preciso que você estabeleça um tempo máximo para a apresentação e evite exceder esse período. Isso porque apresentações muito longas podem desanimar o público, por isso, busque também ser direto e objetivo.

Ensaiar a apresentação é uma ótima dica para que você se prepare e aumente as chances de realizar uma apresentação que mantenha a atenção dos espectadores. Para ajudar, você pode criar um roteiro, com todos os tópicos que você vai abordar e até com algumas frases que julga interessantes de falar na apresentação. Ensaie esse roteiro algumas vezes até que fique natural e simples de apresentar.

Por fim, outra sugestão é que ao longo da apresentação, você busque seguir a estrutura de apresentação de um problema e a solução do mesmo. É preciso que a sua plateia se identifique com algum problema e fique claro como a sua marca poderá ajudá-los a solucionar. 

Busque também mostrar os valores da sua marca, pois isso abrirá possibilidades para que o seu público se identifique com a mesma. 

 

Chegamos ao final deste artigo, o que você achou do conteúdo? Agora você já sabe quais são os passos para fazer a apresentação de uma marca. Se gostou desse conteúdo, aproveite também para conferir o nosso post sobre registro de marca.

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