Você tem o nome da marca dos seus sonhos mas não sabe como registrá-lo? Comece descobrindo qual a classe da sua marca no INPI! Hã, como assim? Vamos ajudá-lo, confira o texto a seguir!
Muitas empresas, quando vão registrar a sua marca, acreditam que uma única classe resolve o seu problema. No entanto, é preciso ficar atento!
Se o seu negócio entrar em mais de uma classe como, por exemplo, indústria e comércio de sapatos, se você registrar em apenas uma delas, outra empresa pode registrar a mesma marca em outra classe e você a perde. Por isso, vamos ajudá-lo a entender melhor as classes de marca neste artigo.
Vamos juntos?
Existem diversos ramos de negócios e, é claro, classes também. No entanto, como saber qual das centenas de categorias o seu negócio melhor se encaixa?
Afinal, como vimos neste texto, um registro de classe feito errado impede o registro da sua marca, que pode ser indeferida. Ou pior, ela pode sofrer um processo de caducidade e você poderá perdê-la.
A classe no registro de marca foi instituída em 15 de julho de 1957, na Conferência Internacional de Nice, na França. A classificação NICE foi criada para padronizar as classificações de marcas em todo o mundo, o que facilitou bastante as empresas multinacionais.
Ela é dividida em duas categorias, produtos e serviços. Ao todo, são 45 categorias que se dividem em 34 de produtos e 11 de serviços. Em uma mesma classe, existem diversos segmentos. Por isso, é bom ficar atento e, quando tiver dúvidas, peça ajuda.
Algumas classes são mais procuradas do que outras. Isso se deve à popularidade, mercado com maior retorno, entre outros motivos.
Um deles é da classe 25. Ela engloba marcas de vestuários, calçados e chapelaria. Como o setor de roupas é um dos que mais cresce no país e, na maioria das vezes, a revenda de roupas é um negócio bastante lucrativo, muitas marcas começam por esta classe.
Outra classe bastante comum é a 35. Ela abrange propaganda, administração, gestão de negócios e, é claro, o comércio. Isso significa que, seja qual for a sua marca ou o produto que você vende, a primeira coisa que você precisa saber é em qual classe ela irá de encaixar.
Agora que você já sabe o que é a classe no registro de marca, fique atento! Muitas marcas famosas tiveram que trocar de nome por não registrar ou fazer o registro incorreto de sua marca.
A Classificação Internacional de Produtos e Serviços é constantemente atualizada, por isso, fique atento! A que está em vigor desde janeiro de 2021 é a 11ª edição.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco! Tiramos todas as suas dúvidas e o ajudamos a encontrar a classe que melhor se encaixa na sua marca!