No segundo semestre de 2021 a marca Sol passou a realizar sua produção com o auxílio de energia de fonte solar. Essa iniciativa reforça o posicionamento da marca, Taste the sun, que propõe conectar as pessoas à energia positiva do sol em todos os sentidos. O astro-rei está presente em cada detalhe: em seu nome, na cor dourada da bebida e, agora, em seu processo de fabricação.
Mas se a ideia de utilizar energia solar no processo de produção da bebida já foi genial, dê uma olhada no marketing pensado pela empresa para deixar seu posicionamento evidente também em suas embalagens: em cada garrafa era possível ver uma frase motivacional que fazia referência ao sol. O diferencial é que essa locução ficava invisível ao consumidor até o momento em que a garrafa fosse exposta à luz, revelando a mensagem.
E não parou por aí. Ao chegar em um estabelecimento e deparar-se com uma cerveja portando um rótulo em branco, era possível que o público não entendesse de cara a mensagem. Assim, a marca colocou em circulação um comercial explicando o contexto.
Com uma ilustração da garrafa à esquerda e uma música de fundo, era possível ver a seguinte frase durante a campanha exibida nos meios de comunicação: “Rótulo em branco? Que nada: é um convite para reencontrar o sol. Chegou Solar Bottle, a Sol com rótulos que se revelam no sol”.
O que podemos aprender com essa campanha
Esse caso é um ótimo exemplo de como a marca pode se destacar no mercado com uma campanha que case com o seu posicionamento, o que torna a experiência do consumidor ainda mais marcante. Assim ele se diferencia da manada sem perder seu contexto.
Por se tratar de um nome já estabelecido no mercado, a Sol precisou encontrar uma nova maneira de voltar a chamar a atenção de seus consumidores, uma vez que sua bebida já era conhecida por grande parte do público. A prova de que a estratégia adotada deu certo foi o sucesso que a campanha fez nas redes sociais, rendendo diversos elogios pela criatividade.
Como desenvolver uma campanha criativa para a sua marca
Para desenvolver uma campanha criativa é importante definir o que o consumidor ganha adquirindo seu produto ou serviço. Qual o objetivo da marca ao vendê-lo? Ao pensar nessa questão, tente fugir de respostas simples. Por exemplo: seria muito simplório dizer que o objetivo da Coca-Cola ao vender sua bebida seja simplesmente satisfazer a sede de seus consumidores. Quem já assistiu aos comerciais da marca, sabe que eles vendem a ideia de felicidade atrelada ao seu produto.
Após elaborar a ideia que será vendida, use a criatividade para adicioná-la a todo tipo de experiência que seu cliente pode experimentar ou perceber: no atendimento, na embalagem, na produção e etc. Faça com que essa experiência seja única e conquiste um espaço especial na memória da sua comunidade.