Qual a importância do registro de marcas e patentes?



Falar do registro de marcas e patentes é algo que causa muitas dúvidas e até uma pulga atrás da orelha ao pensar se vale ou não apena investir. 

Porém, qualquer empreendedor visionário entende que não se vale investir em uma estratégia para o seu negócio, sem antes realizar esse registro. Afinal, sem ele, você corre riscos fazendo com que o investimento seja em vão.

Por esse motivo, ao longo deste artigo iremos explicar porque o registro de marcas e patentes são tão importantes. Além disso, iremos te mostrar como isso funciona, para que você já saia daqui realizando o seu. Vamos conferir?

O que é marcas e patentes?

Antes de começarmos a entender a importância do registro de marcas e patentes, é importante que fique claro para você o que isso realmente significa. Então, para ficar mais fácil, separamos a definição de cada um abaixo.

 

  • Marcas: marca pode ser entendida como a representação de uma empresa, podendo ser através de um símbolo ou até mesmo sonora.
  • Patentes: já patente é um documento que irá conceder a titularidade e exclusividade de uma determinada invensão. Ou seja, um registro de algo que você criou.

 

Com base nas explicações acima, podemos perceber que expressões como “patear uma marca” não fazem sentido, já que uma marca e patente não são a mesma coisa.

Embora ambos registros servem para situações diferentes e específicas, eles são fundamentais para quem é empreendedor ou deseja criar algo. Se você se identifica com uma dessas situações, veja mais sobre a importância a seguir. 

Qual a importância do seu registro?

Para começar, o registro de marcas e patentes funcionam como um seguro. Isso ocorre porque infelizmente, se você não ter cuidado com o seu negócio ou invenção, demais organizações ou pessoas podem copiar e receber lucro por algo que você criou.

Por isso, ao realizar um registro de marca ou patente, você garante que nenhuma outra organização irá copiar aquilo que você fez. 

Isso ocorre, pois caso alguma empresa ainda copie, você poderá reivindicar, sem o registro, dificilmente conseguiria reverter a situação. 

Além disso, se tratando da marca, ela é um dos bens mais preciosos de uma organização e por isso, precisa de proteção. Depois que você consegue fazer a sua marca crescer, ela pode valer uma grande quantia e despertar interesse de vários investidores. 

É possível pensar nisso em grandes marcas como a Apple e a Coca Cola. A representação da marca é capaz de valer mais do que os próprios bens, afinal, tem um poder gigantesco de compra, já que muitas pessoas compram produtos não pelo objeto em si, mas pelo status e a sensação que a marca gera. 

Qual é a vantagem do registro de marcas e patentes?

O registro de marcas e patentes é fundamental para evitar cópias – como citamos. Porém, além disso, realizar o registro oferece outras vantagens para o seu negócio ou invenção. Abaixo citamos algumas delas para você conferir. 

  • Exclusividade de uso em todo território;
  • Remuneração pelo uso da marca ou invenção;
  • Proteção contra suspensão de marca;
  • Credibilidade no mercado;
  • Melhor possibilidade de fidelização de clientes.

Dentre as vantagens citadas, podemos destacar que o registro é bom para a fidelização da clientela, uma vez que, as pessoas se sentem mais à vontade em ser cliente de empresas registradas. 

Além disso, quando você mantém a sua empresa protegida, não irá correr o risco de outras pessoas utilizarem o seu nome, assim, aumentando a sua credibilidade no mercado.

O registro de marcas e patentes funcionam da mesma forma?

Não. O registro de marcas é para proteger a representação da sua empresa e uma patente é um documento para registrar algo que você criou. 

Então, por não ser a mesma coisa, o processo de registro de cada um funciona de formas distintas. 

Além disso, para o registro da marca ou patente, pode haver diretrizes específicas. Iremos explicar sobre isso a seguir.

  1. Marcas

Antes de você registrar uma marca precisa conferir se já não existe alguma registrada. Isso é possível através do site da INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

  1. Patentes

Para você realizar uma invenção, ela precisa estar de acordo com as categorias estabelecidas. As categorias são:

  • Patente de modelo de utilidade (UI): aqui se enquadra qualquer criação que esteja refazendo um objeto já inventado.
  • Patente de invenção (PI): nesta categoria se encaixa qualquer criação que jamais foi inventada.

Como realizar um registro?

Agora que você já entendeu a importância do registro de marcas e patentes é hora de colocar isso em prática. 

Para realizar um registro, em ambas situações, será necessário uma empresa intermediária para realizar esse processo para você. 

Isso é necessário, pois o processo de registro de marcas e patentes é burocrático, então, as empresas intermediárias funcionam como uma facilitadora. 

A nossa empresa, por exemplo, Catarinense Marcas, é uma organização que te auxilia nesse processo. Nós iremos solicitar os documentos necessários e fazer o registro na INPI, otimizando o seu tempo e evitando dor de cabeça. 

Com a nossa empresa, as demais etapas de registro são simples. Você precisará realizar o pagamento das taxas para o registro e separar os documentos necessários. Abaixo, colocamos os principais para você já se organizar. Veja:

  • cópia do Contrato Social ou inscrição de Empresário Individual;
  • número do CNPJ da empresa ou RG, CPF;
  • documentos de comprovação para a execução de determinadas atividades, como CREA, Diplomas e OAB;
  • comprovante de endereço (conta de água ou luz);
  • logotipo (caso tenha);
  • informações sobre os produtos ou serviços que serão protegidos.

Depois que tiver separado os documentos e entregue é só acompanhar o processo. Nós iremos explicar todas as etapas que o registro da sua marca ou patente estará passando, até a sua finalização. 

 

Conseguiu entender como funciona o registro de marcas e patentes e a sua importância? Você já pode aproveitar para registrar a sua! Entre em contato conosco e proteja o seu negócio! 

× Como posso te ajudar?