Como a Catarinense Marcas pode ajudar a minha empresa a fazer o registro do INMETRO?



O registro INMETRO é algo muito importante para as empresas. Visto que  ele é responsável por conceder selos de qualidade sobre os produtos que  são comercializados. Desse modo, fornece credibilidade no mercado.

Mas quais são os produtos que devem obter esse registro? Como ele é feito? Essas são questões que, geralmente, se apresentam para os fabricantes. Contudo, as respostas são simples e mesmo quem não tem obrigação pode obter tal selo.

Continue lendo para conhecer mais sobre esse órgão. Abaixo, você encontra informações completas sobre o que ele é, como funciona e qual é a importância da obtenção do selo INMETRO. Igualmente, veja como obtê-lo.

O que é o registro INMETRO?

Esse é o registro cuja concessão cabe ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Tal órgão é uma autarquia federal com vinculação à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, que, por sua vez, pertence ao Ministério da Economia.

Ainda, o objetivo desse registro é criar um sistema articulado que garanta a padronização de medidas, pesos e, principalmente, da qualidade dos produtos. Para isso, os produtos precisam atender certos requisitos.

Com isso, ilustra-se outro dos objetivos do registro INMETRO. Assim, além de permitir uma padronização, ele também busca o fortalecimento da indústria e das empresas nacionais. Isso, pois, ele indica formas de melhorar a qualidade e a segurança dos produtos.

Ao final, tudo isso se reflete na conquista da confiança do público. Em síntese, o selo INMETRO indica um produto seguro e que atende às diretrizes de qualidade. Assim, com ele é possível se desenvolver no mercado e conquistar consumidores.

O que o registro INMETRO leva em consideração?

Esse registro requer que haja a disponibilização de um produto ou processo produtivo à autarquia federal. Dessa forma, torna-se possível uma avaliação justa e que leve em consideração todos os requisitos necessários.

Quanto a isso, cabe destacar que o selo com o registro INMETRO analisa se o produto e sua produção atende às normas nacionais e internacionais. Elas variam, então, de acordo com o que o produto oferece e também da finalidade que o mesmo se destina.

Então, esse registro leva em consideração a segurança que o produto oferece ao consumidor durante o seu uso. Igualmente, os riscos à saúde que a sua utilização pode oferecer ao consumidor.

Além do mais, outros pontos que são analisados dizem respeito às eventuais noções os quais  esse produto ou  a sua produção possam causar ao meio ambiente, bem como os impactos econômicos.

Portanto, são várias as etapas que o registro INMETRO exige. Ao passar por todas elas, o seu produto ganha um selo que constará na embalagem. E isso, por sua vez, influencia na compra dele, já que o consumidor vê ali um sinal que revela a qualidade e segurança do produto.

A minha empresa precisa do registro no INMETRO?

O selo do INMETRO é obrigatório para alguns tipos de produtos. Nesse rol se encontram aqueles que mais oferecem algum tipo de risco à saúde ou à segurança e, por isso, necessitam de fiscalização intensa.

Por outro lado, mesmo as empresas que não tenham obrigação em obtê-lo podem buscá-lo. Isso é interessante por inúmeros fatores, conforme veremos na sequência. Porém, antes, vejamos quais são os tipos de produtos que são obrigados a passar pelo crivo do INMETRO:

  • Aparelhos de ar-condicionado;
  • Capacetes;
  • Colchões;
  • Copos plásticos descartáveis;
  • Escadas metálicas domésticas;
  • Extintores de incêndio;
  • Isqueiros a gás;
  • Lâmpadas;
  • Panelas metálicas;
  • Pneus novos;
  • Preservativos;
  • Tomadas e disjuntores;
  • Telha cerâmica ou de concreto;
  • Ventiladores.

Note que todos esses produtos exigem o registro INMETRO, bem como oferecem algum tipo de risco à saúde. Afinal, eles dizem respeito à proteção no trânsito. Também, se relacionam à eletricidade, riscos de incêndios e queimaduras ou outros tipos de riscos físicos.

Aliás, note que o INMETRO não é o órgão responsável pela certificação para medicamentos. Nesse caso, a responsabilidade cabe à ANVISA.

Por que registrar meu produto no INMETRO?

Em primeiro lugar, caso o seu produto pertença a alguma das categorias acima, ele tem obrigação de registro. Quando você não o realiza, pode sofrer multas de valores muito altos, bem como sofrer processos judiciais.

Por outro lado, mesmo que o seu produto não esteja na lista obrigatória, é importante considerar o registro dele no INMETRO. E, para isso, existem diversos motivos. Confira os principais:

  • Ganhe a confiança do público: mesmo que o seu produto tenha essa obrigação, o registro no Inmetro demonstra que ele atende às diretrizes de padronização e que é seguro;
  • Diferencie-se perante a concorrência: considere que se a sua categoria não tiver obrigação de obter o registro INMETRO, a maioria das empresas concorrentes não o terá. Ao obtê-lo, você se diferencia e ganha o consumidor;
  • Garanta que o seu produto está a par de todas as regras: evite problemas de qualidade e tenha a certeza de que o seu produto é seguro;
  • Adiante-se a eventuais regularizações específicas: ao obter o selo INMETRO, você garante que, em eventual inclusão do seu tipo de produto na lista obrigatória, ele já estará de acordo com as regras.

Como a Catarinense Marcas pode me ajudar nisso?

Agora que você já conhece o que é o registro INMETRO e qual é a importância dele, seja para os produtos com obrigação de obtê-lo ou não, é preciso também saber como alcançá-lo.

Para isso, é preciso seguir uma série de passos burocráticos. Afinal, o selo do INMETRO necessita de análises quanto ao cumprimento das leis, as diretrizes de peso, tamanho, segurança e uso. Por isso, há uma série de documentos que demandam apresentação.

E como fazer isso? A melhor forma de garantir o seu registro INMETRO é com o auxílio da Catarinense Marcas. Essa empresa é especialista em registros diversos, como os referentes às marcas, patentes e códigos de barras.

Portanto, além de garantir o seu selo INMETRO e todo o crédito que o mesmo dá ao seu produto, a Catarinense Marcas  também pode auxiliar você em outros registros tão importantes quanto esse.

Com isso, você se livra da burocracia e conta com o trabalho de profissionais sérios e com experiência na área. Assim, não deixe de buscar os serviços da Catarinense Marcas e garanta a sua tranquilidade.

 Agora que você já sabe Como a Catarinense Marcas pode ajudar a sua empresa a fazer o registro da empresa do INMETRO, confira o nosso artigo: Como a Catarinense Marcas pode te ajudar no registro de patente da minha marca? E entenda mais sobre o assunto!

× Como posso te ajudar?