O registro INMETRO é algo muito importante para as empresas. Visto que ele é responsável por conceder selos de qualidade sobre os produtos que são comercializados. Desse modo, fornece credibilidade no mercado.
Mas quais são os produtos que devem obter esse registro? Como ele é feito? Essas são questões que, geralmente, se apresentam para os fabricantes. Contudo, as respostas são simples e mesmo quem não tem obrigação pode obter tal selo.
Continue lendo para conhecer mais sobre esse órgão. Abaixo, você encontra informações completas sobre o que ele é, como funciona e qual é a importância da obtenção do selo INMETRO. Igualmente, veja como obtê-lo.
Esse é o registro cuja concessão cabe ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Tal órgão é uma autarquia federal com vinculação à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, que, por sua vez, pertence ao Ministério da Economia.
Ainda, o objetivo desse registro é criar um sistema articulado que garanta a padronização de medidas, pesos e, principalmente, da qualidade dos produtos. Para isso, os produtos precisam atender certos requisitos.
Com isso, ilustra-se outro dos objetivos do registro INMETRO. Assim, além de permitir uma padronização, ele também busca o fortalecimento da indústria e das empresas nacionais. Isso, pois, ele indica formas de melhorar a qualidade e a segurança dos produtos.
Ao final, tudo isso se reflete na conquista da confiança do público. Em síntese, o selo INMETRO indica um produto seguro e que atende às diretrizes de qualidade. Assim, com ele é possível se desenvolver no mercado e conquistar consumidores.
Esse registro requer que haja a disponibilização de um produto ou processo produtivo à autarquia federal. Dessa forma, torna-se possível uma avaliação justa e que leve em consideração todos os requisitos necessários.
Quanto a isso, cabe destacar que o selo com o registro INMETRO analisa se o produto e sua produção atende às normas nacionais e internacionais. Elas variam, então, de acordo com o que o produto oferece e também da finalidade que o mesmo se destina.
Então, esse registro leva em consideração a segurança que o produto oferece ao consumidor durante o seu uso. Igualmente, os riscos à saúde que a sua utilização pode oferecer ao consumidor.
Além do mais, outros pontos que são analisados dizem respeito às eventuais noções os quais esse produto ou a sua produção possam causar ao meio ambiente, bem como os impactos econômicos.
Portanto, são várias as etapas que o registro INMETRO exige. Ao passar por todas elas, o seu produto ganha um selo que constará na embalagem. E isso, por sua vez, influencia na compra dele, já que o consumidor vê ali um sinal que revela a qualidade e segurança do produto.
O selo do INMETRO é obrigatório para alguns tipos de produtos. Nesse rol se encontram aqueles que mais oferecem algum tipo de risco à saúde ou à segurança e, por isso, necessitam de fiscalização intensa.
Por outro lado, mesmo as empresas que não tenham obrigação em obtê-lo podem buscá-lo. Isso é interessante por inúmeros fatores, conforme veremos na sequência. Porém, antes, vejamos quais são os tipos de produtos que são obrigados a passar pelo crivo do INMETRO:
Note que todos esses produtos exigem o registro INMETRO, bem como oferecem algum tipo de risco à saúde. Afinal, eles dizem respeito à proteção no trânsito. Também, se relacionam à eletricidade, riscos de incêndios e queimaduras ou outros tipos de riscos físicos.
Aliás, note que o INMETRO não é o órgão responsável pela certificação para medicamentos. Nesse caso, a responsabilidade cabe à ANVISA.
Em primeiro lugar, caso o seu produto pertença a alguma das categorias acima, ele tem obrigação de registro. Quando você não o realiza, pode sofrer multas de valores muito altos, bem como sofrer processos judiciais.
Por outro lado, mesmo que o seu produto não esteja na lista obrigatória, é importante considerar o registro dele no INMETRO. E, para isso, existem diversos motivos. Confira os principais:
Agora que você já conhece o que é o registro INMETRO e qual é a importância dele, seja para os produtos com obrigação de obtê-lo ou não, é preciso também saber como alcançá-lo.
Para isso, é preciso seguir uma série de passos burocráticos. Afinal, o selo do INMETRO necessita de análises quanto ao cumprimento das leis, as diretrizes de peso, tamanho, segurança e uso. Por isso, há uma série de documentos que demandam apresentação.
E como fazer isso? A melhor forma de garantir o seu registro INMETRO é com o auxílio da Catarinense Marcas. Essa empresa é especialista em registros diversos, como os referentes às marcas, patentes e códigos de barras.
Portanto, além de garantir o seu selo INMETRO e todo o crédito que o mesmo dá ao seu produto, a Catarinense Marcas também pode auxiliar você em outros registros tão importantes quanto esse.
Com isso, você se livra da burocracia e conta com o trabalho de profissionais sérios e com experiência na área. Assim, não deixe de buscar os serviços da Catarinense Marcas e garanta a sua tranquilidade.
Agora que você já sabe Como a Catarinense Marcas pode ajudar a sua empresa a fazer o registro da empresa do INMETRO, confira o nosso artigo: Como a Catarinense Marcas pode te ajudar no registro de patente da minha marca? E entenda mais sobre o assunto!